QUANDO A IGREJA ACHA QUE É ELA QUE RESPONDE ORAÇÃO

Causa-me muita tristeza, quando o doente pede orações para alguém e esse alguém nega-se a orar. A impressão que me dá são duas: Primeiro, não está na posição de orar, não digo aqui pecado, mas pior, não tem fé para orar e Segunda, não é ensinado a orar.

"Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados"." Marcos 16.17-18 (O IDE)

A Igreja atual está deturpada até a raiz. Se Paulo retornasse à vida hoje, estranharia muito o que fizeram com o Evangelho. Eu sou da Velha Escola Evangélica, onde orar é natural. Como já aconteceu, masi de uma vez, alguém pedindo oração, no meio da rua, na casa, no trabalho, em qualquer lugar, pediu oração, eu mando fechar o olho e oro e acabou. Quem faz a obra não é quem ora, não devemos negar oração. Achar que tem casos que são piores e outros são melhores de orar, é uma suposição que rouba a glória de Deus. Ninguém tem poder, nem na menor da orações, de realizar seja o que for que seja em oração. Quem responde oração é Deus e não o orador.

Não me causa, na verdade estranheza, alguém que tenha aparência de cristão, aparatado, devidamente com o uniforme e o linguajar de crente, não orar, já no primeiro ano de cristão, Deus me ensinou que para saber quem era crente de verdade e quem não era, era fácil, era só chamar para orar. Chamou para orar e não foi, é só aparência, só religiosidade, só casca.

Só pastores podem orar pelo doente? isso não é bíblico irmãos. Isso é jogar a responsabilidade do IDE nas costas do outro e continuar omisso.

Porque uma pessoa que se nega a orar está desqualificado a orar? Por que não tem fé. E faz pior do que alguém em pecado, pois uma pessoa em pecado, com fé, ora. Entretanto se uma pessoa que não está em pecado, se nega a orar, faz pior do que o pecador que ora pelo doente, mesmo que ele, quem ora, não esteja na posição espiritual, em santidade, para orar por ninguém, nem por si. Quem nem poderia orar, mas ora, sabe que o poder não está em si, mas em Deus e dá mais chances a Deus de operar o milagre do que aquele que se acredita ter santidade, mas não ora, por acreditar que para alguns casos tem mais poder e outros não, precisando pedir o reforço do pastor, como se fosse o pastor, o obreiro ou quem quer que seja que vá curar e não Deus.

Teologias equivocadas causam males. Interpretações equivocadas criam religiosidade e não crentes. Aparência e empostação de voz de crente, com jargões próprios e bobos evangélicos, não significa ser crente.

Estes sinais acompanharão... os que crerem. A Igreja fica pedindo sinais e maravilhas e não responde afirmativamente ao Espírito quando a verdadeira situação aparece. Se não usa nem o poder que tem, que deveria saber que é emprestado e não seu, mas de Deus, sinto muito, mas não vai ter mais. Andar com Deus é andar por fé. E ter fé dentro do ambiente da Igreja é fácil, quero ver ser cristão fora da Igreja. Aliás – um tema meu recorrente – é que a nossa reunião é aprender estratégias e nos encher do Espírito, para irmos à vida. Somos chamados a sermos cristãos para impactarmos o mundo e não a Igreja. Crente não foi chamado para impactar a Igreja. Pregar para crente é fácil, quero ver pregar para não crente. Cantar para crente é fácil, quero ver cantar para não crente. Orar pelo outro crente é fácil, quero ver orar pelo não crente.

Nossas Teologias estão equivocadas.

Se eu sendo um homem mortal me entristeço, por ver um crente velho de Igreja – e diria de banco, pois parece que não aprendeu nada até agora – não orar, quando alguém pede oração, imagina então a tristeza do Espírito Santo com um camarada desses. Pediu oração pra você, você ora, ninguém sabe a oportunidade que vai ter ou não, de orar por aquela pessoa novamente.

Me lembro que uma mulher, me pediu oração, na porta do escritório onde trabalhava. A mulher disse que a sua dos caminhava pelo seu corpo. Um dia doía o pé, no outro doía o peito, no outro doía a barriga, ou a cabeça, ou o braço e assim a “dor”, caminhava por ela. Na hora orei por ela e prometi que iria orar mais.

Eu penso da seguinte maneira: Se alguém me pediu oração, é porque viu alguma coisa em mim de Deus para pedir oração, pois crente nesse mundo é coisa que não falta. Mas se eu colocar empecilhos, para que a obra de Deus seja feita, que fé é essa que estou demonstrando?

São horas assim, quando a gente vê crente rejeitando oração, ou empurrando a oração para outro, que sinto saudades de alguns irmãos e irmãs, quando evangelizávamos juntos, nos domingos à tarde, entrando pelas casas, pelas vielas, becos e ruas, pregando, falando, ensinando, profetizando, revelando e sobretudo orando por todos.

Eu já tive muitas experiências com oração. Quanto mais a gente se descobre falho e pequeno e que nem sabemos porque Deus responde a nossa oração, pois nos sabemos verdadeiramente indignos, mais entendemos que somos apenas vasos, canais, instrumentos de Deus para esse mundo. Aquele que se acha super, falha, em acreditar que o poder está nele, ou nela. Querido, querida, o poder não está em você e nem toda a sua santidade do mundo realiza nenhuma oração. Quem cura, ainda é Deus. Mas o nosso papel é orar e não devemos negar oração a ninguém.

Dia desses escrevi um outro artigo, onde demonstrava que Deus ama os casos mais difíceis e não os mais fáceis. Perguntava eu, onde Deus mais se mostra, na dor de cabeça da sogra de Pedro, que foi curada por Jesus, ou na ressurreição de Lázaro, que voltou da vida? E entre uma dor de cabeça e uma ressurreição, qual mais glorifica a Deus? Pensa ai. Seeu não realizo nem a cura de uma dor de cabeça, piorou a ressurreição de alguém. Porém se me descubro como falho em orar, sendo que sei que o poder não está em mim, mas em Deus, ao orar, deposito toda a minha fé em Deus e não há porque ter medo de orar por ninguém, sendo que sei que não curo ninguém mesmo. Porém se acho que com esse doente e sua doença eu posso e com aquele doente e a sua difícil doença eu n~çao posso, significa que acredito que eu posso curar esse, pela minha suposta santidade e aquele eu não posso, pois aminha santidade não alcança. Isso, por si é uma mentira. Pois não posso curar nem a dor de cabeça e nem orar para que alguém ressuscite, o poder não está em quem ora, mas em quem responde a oração.

Oramos a Deus e é Ele quem vai responder ou não a oração e isso independe se sei orar bonitinho ou não. Creio eu que existem pessoas que Deus não responde, pois ele vai achar que o doente foi curado por causa dele, ou dela e não pelo poder de Deus. Ai Deus não cura, pois o orador está querendo roubar a glória de Deus. E sua Glória, Deus não dá a ninguém.

Trabalho num hospital e junto com outros oramos por doentes de Aids e outras doenças. Já me perguntaram se eu não tinha problema em orar por alguém com Aids ou com Cancer, ou com outra coisa qualquer. Enquanto outros não queriam orar por doentes com suas doenças mais “difíceis”, eu nunca me recusei a orar por ninguém, pois sempre soube e me achei desqualificado a orar por quem, quer que seja. Surpreende-me muito é Deus responder a uma única oração minha que seja – vivo surpreendido. Quem cura, não sou eu, então, orar por uma grande doença ou uma pequena doença, ou outra coisa qualquer, pra mim é a mesma coisa.

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens.” 1 Timóteo 2:1

Devemos orar por todos e acabou. “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” Tiago 4:17.

Pra mim o Evangelho é simples, mas os religiosos precisam complicar, senão não dá graça, não é? Achar que essa oração eu posso e aquela não, é se colocar no lugar de Deus. Saber que eu nada posso e ainda assim fazer é entrar naquela história que Jesus nos ensinou:

Jesus certa vez ensinou que um homem tinha dois filhos. A um deles pediu para trabalhar no campo com ele e o filho disse que não ia, mas por fim acabou trabalhando com o pai. Ai chegou no outro filho e pediu para ele trabalhar com ele e o filho disse que sim, mas não foi. Ai Jesus pergunta: Qual dos dois fez a vontade do pai? A resposta é aquele que disse que não ia, mas foi. Mateus 21.28-31

“E imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados". Marcos 16:18

Acredite que você pode orar pelo doente, pois você pode. Não crie obstáculos ao doente ser curado. Esse assunto me lembra uma Igreja onde fomos eu e minha família e em certo momento do culto, eles disseram haver uma espécie de filtro, para saber quem poderia fazer parte, ou não, daquela Igreja. A coisa era tipo uma escolinha, para ver se você poderia fazer parte ou não, do rol de membros daquela Igreja. Eu critiquei isso e não me quiseram, não sei porque? Imagine a gente passar a escolher quem a gente vai orar ou não? Imagina a gente escolher quem merece, ou não a nossa oração? Isso, não é Evangelho.

Amém!

Paulo Sérgio Lários

pslarios
Enviado por pslarios em 14/08/2018
Código do texto: T6418501
Classificação de conteúdo: seguro