QUANDO NOSSOS SONHOS ERAM SIMPLES

Nossos sonhos pareciam extremamente simples, quando éramos jovens. Mas, com a idade veio às constantes brigas com o tempo, assim como a evolução de cada projeto. Todavia, como num fluir ininterrupto os nossos sonhos se tornaram passados, e o futuro se tornou uma incógnita, que se reúne com o inseparável presente. O contato com o tempo enriqueceu a nossa existência, mas nos fez esquecer os sonhos.

Quem nunca sonhou, quando jovem, em ter uma casa, um carro, e um bom emprego? Quando nos assentávamos, falávamos de nossos sonhos e de nossos desejos. Mas, quanto mais avançávamos parece que íamos deixando de lado aqueles sonhos, o tempo já não nos permitia pensar neles com tanta frequência, porque em alguns momentos eles já não eram mais prioridades, e em outras ocasiões eles já haviam evoluído.

Este assunto se torna interessante, quando pensamos em Davi já adulto, que passando por um período turbulento lembra que - "Da boca das crianças e dos que mamam - Deus poderia - suscitar força...para calar o inimigo..." - Salmos 8.2. Davi faz uma declaração audaciosa, quando louva. Ele acredita que para calar os seus adversários (de Deus e não dele), Deus seria capaz de produzir e gerar força até mesmo em uma criança.

Quando conhecemos a Deus sabemos que o impossível não é nada. Por isso, a certeza de Davi não é colocada naqueles que sonham, mas naquele que pode tornar o sonho uma realidade. É certo que o tempo, as dificuldades e os problemas nos afastaram de nossos sonhos, mas o apelo deste rei baseia-se na confiança que ele possuía em Deus.

Contudo, como num transcorrer constante parece que os nossos sonhos se tornaram passados, e o futuro se tornou num mistério, que constantemente parece se ligar com o inseparável presente. Sabendo, que isto talvez viesse acontecer, Davi não se cansa de conhecer o Senhor, quando criança havia sonhado muitas coisas, e quando jovem viveu experiências tremendas e profundas com Deus.

O contato com o tempo só enriqueceu a sua existência, por isso, quando adulto não se esquece de quem Deus era, e do que Ele poderia fazer. Davi sabia que Deus jamais o abandonaria. Quando lemos o Salmo 8 percebemos que os nossos sonhos eram simples. Como Davi precisamos entender que se queremos vencer os obstáculos primeiro teremos que vencer a nós mesmos.

Nossos sonhos eram simples, mas no momento que nos esquecemos de Deus, passamos a tomar conta das nossas dificuldades, a olhar para elas e tentar resolver. Esquecemo-nos de que Deus está nos céus contemplando todas as coisas, e que por isso o salmista disse: "Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas" - Sl 9.1.

....

“Minhas Palavras, meu Púlpito”