Guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa

Guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa

Essa é parte da mensagem que o anjo do Senhor mandou que João enviasse à igreja de Filadélfia, uma das duas igrejas não reprovadas por Deus, dentre sete nominadas por Ele no livro do Apocalipse.

Seria possível que alguém tivesse tido direito a uma coroa e o nome no livro da vida e perdesse a coroa e tivesse o seu nome excluído dele? Vejamos!

Em um texto de Salmos, relativo ao sofrimento de Jesus, há um que prevê o que deveria ocorrer com as pessoas que maltratasse Jesus. Lá diz: “Sejam riscados do livro da vida, e não sejam inscritos com os justos.” Sl. 69: 28.

Do que se conclui que eles tiveram seus nomes no livro da vida mas que eles foram riscados.

Esse fato nos faz concluir também que no livro da vida não foram escritos ao início da existência do homem os nomes dos que deverão herdar a vida eterna, como predestinação para alguns. Se assim fosse, não seria necessário que se pregasse o evangelho, porque quem estivesse determinado para a salvação o seria desde o início.

Quando um texto fala sobre inscrição dos nomes dos salvos desde a fundação do mundo, não fala de predestinação, mas que aqueles que guardarem o que dá vida, ou seja, a Lei ou mandamentos de Deus, esses terão os seus nomes nesse livro. O fato de dizer um texto que eles tem os seus nomes inscritos nesse livro, significa que os novos nomes que lhes serão dados estão nesse livro, e não que os seus nomes dados nesta terra já estão escritos lá. Até porque, muitos que serão salvos têm ou tiveram nomes indignos de estarem nesse livro, já que tinham até nomes de demônios.

Como uma pessoa pode perder a sua coroa?

Como se depreende de alguns textos bíblicos, existe um número para os salvos. Desse modo, existe também um número de coroas. Então, se uma pessoa perde o direito a vida eterna, também perde o direito a coroa.

Portanto, diz o anjo aos que estão desapercebidos: “Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus.” Ap. 3: 2.

Oli Prestes

Missionário