Ansiedade

Filipenses 4.6-7

6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.

Só quem é ansioso sabe o quão mal isso faz. Até uns 15 anos atrás, ansiedade era comum a todos. Alguns especialistas comparam a ansiedade de antes como uma maior preocupação em algo que podia dar errado. Um projeto a apresentar, um seminário, uma realização pessoal. Tudo nos causava preocupação e uma ansiedade natural.

Nesses últimos anos, esse “inimigo íntimo” de todos cresceu assustadoramente. Sem o devido equilíbrio e cuidados necessários, se transformou em doença bastante perigosa até trazendo complicações físicas. Com sintomas parecidos com várias patologias nas quais estamos “acostumados”. Algumas delas:

 Batimento cardíaco acelerado,

 Pressão no peito,

 Dificuldade em respirar,

 Tensão muscular,

 Suores Frios,

 Insônias,

 Tremores,

 Dores físicas.

(https://www.clinicadamente.com/tratamentos/ansiedade)

Algumas doenças e males não olham a religião e nem a fé que professam. Muitos cristãos têm lotados os consultórios e gabinetes em busca de uma solução para essa situação que o assola. Alguns, diga-se de passagem, tem ido depois de resistir demais, pois pensam que não precisam de ajuda profissional. Esquecendo que foi o próprio Deus que deu ao homem a capacidade de descobrir esses males e os remédios mais eficazes.

Em suma, podemos definir ansiedade como excesso de futuro. Há tanto amanhã, que se prejudica o hoje. Há tanto depois, que se compromete o agora. Isso é muito sério. Pessoas estão doentes hoje, talvez até internadas, tomando remédios pesadíssimos por causa do amanhã. Antes de Paulo, o nosso Mestre Jesus deixou o amanhã no seu devido lugar: “... Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mt 6.34) Ou seja, deixa ele lá. O que vai mudar com essa ansiedade toda? Pode resolver rápido? Pode. Mas a questão é outra: Vai resolver da melhor maneira? A ansiedade aumenta a velocidade das decisões e posturas, mas tira o nosso carro da pista do correto e nos faz abandonar a prova que tem por prêmio a vontade de Deus.

Está difícil segurar? Ore. Fale com o Pai. O Seu Espírito acalmará o seu coração. Agradeça por tudo que ele tem feito e por tudo o que vai fazer. Lembre-se: Ansiedade descontrolada é sintoma de falta de confiança em Deus. Apresente isso que te incomoda ao Eterno. Com o coração rasgado, sem meias palavras. Sincero. Reto.

A paz de Deus encherá teu coração de tal forma que nem você e nem ninguém entenderá. E o que é melhor: estará preservado e guardado em Deus. Suas emoções serão governadas por Jesus.

Sua ansiedade não irá resolver, seu nervosismo não irá resolver. O único prejudicado nisso tudo é você. Por se render à tentação de se colocar como o senhor da situação e rejeitar o controle de Deus e sua saúde sentirá os efeitos desse mal. Pense nisso! Entregue tudo, mas tudo mesmo, nas mãos daquele que pode realmente resolver.

Graça e paz!

Felipe Narcizo
Enviado por Felipe Narcizo em 05/09/2018
Código do texto: T6440683
Classificação de conteúdo: seguro