FICARÃO DE FORA OS CÃES

 

Certa ocasião um irmão em Cristo me perguntou, quem são os cães que não herdarão o Reino de Deus, conforme disse o apóstolo João em (Ap 22.15)? O livro do Apocalipse apresenta pelo menos duas listas com respeito aqueles que ficarão de fora do Reino de Deus. Uma em (Ap 21.8), e outra em (Ap 22.15), onde a Bíblia fala de maneira explicita que “os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que praticam imoralidade sexual, os bruxos e ocultistas, os idólatras e todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago de fogo, que arde perpetuamente em meio ao enxofre. Esta é a segunda morte”!... “Ficarão de fora os cães, os bruxos e ocultistas, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira”. Nestas passagens, o apóstolo João registra as palavras do próprio Senhor Jesus Cristo sobre aqueles que não entrarão no novo céu e na nova terra prometido pelo Pai.

 

Para respondermos corretamente à pergunta que me fizeram sobre os cães que ficarão de fora da Cidade Santa em (Ap 22.15), precisamos observar pelo menos duas coisas indispensáveis quando se trata de explicar este, ou qualquer outro texto das Escrituras. Em primeiro lugar, nós devemos examinar o contexto dessa passagem. E, em segundo lugar explicar o significado correto da palavra “cães” aqui nesse texto. Primeiro, vamos explicar o sentido dessa expressão e depois, examinaremos o contexto bíblico em que esse termo foi usado.

 

O Senhor Jesus Cristo disse que os cães ficarão de fora, eles não entrarão pelos portões celestiais para vida eterna ao lado do Pai. Mas, o que isso significa? Devemos interpretar as palavras de Jesus aqui, no sentido literal, ou figurado? No Novo Testamento grego a palavra original para “cães” é κύων kuón que basicamente significa “cachorro”. Porém, nas Escrituras, essa palavra possui mais de um sentido: (literal e figurado). Os cães mencionados nas Escrituras geralmente eram vistos como animais selvagens que costumavam andar em bandos, caçando a presa aos latidos, trazendo assim, muitos transtornos a sociedade, pois eram criaturas muito perigosas. Por causa disso os povos do antigo Oriente não se relacionavam com os cães, conforme fazemos hoje em dia. “Dos que pertencem a Jeroboão, os cães comerão os que morrerem na cidade...”. (1Rs 14.11). “Ao que contestou Hazael: “Quem é o teu servo, que é apenas um cão, para fazer algo tão poderoso”...? (2Rs 8.13).

 

Na sociedade oriental, os cães eram considerados animais repugnantes. Veja por exemplo, as palavras do Salmista referindo-se a forma como o Messias seria oprimido por seus inimigos: “Uma multidão de cães me cercou, um bando de malfeitores me envolveu! Traspassaram minhas mãos e meus pés”. (Sl 22.16).

 

No livro de Deuteronômio, Moisés fala da “prostituição” como um sinônimo de “cães”. Não trarás salário de prostituta nem dinheiro de cão à Casa do Eterno, teu Deus, a fim de pagar algum voto, porquanto Yahweh, o teu Deus, por ambos tem repugnância. (Dt 23.18).

 

No Novo Testamento, o apóstolo Paulo também faz uso dessa palavra para se referir aos gentios e todos que se opunham as coisas de Deus. “Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão!” (Fp 3.2). Aqui nessa passagem, Paulo usa a palavra cães como figura de linguagem para se referir aos falsos mestres que tentavam impor práticas judaizantes aos cristãos como forma de salvação.

 

Dito essas coisas, veremos agora a luz do contexto bíblico que são os “cães” que ficarão de fora do Reino celestial em (Ap 22.15). No verso anterior registra as palavras do Senhor Jesus, que disse: “Bem-aventurados todos os que lavam as suas roupas no sangue do Cordeiro, e assim ganham o direito à árvore da vida, e podem adentrar na Cidade através de seus portais”. (Ap 22.14).

 

Quando a Bíblia fala dos cães ficarão de fora, isso significa “pessoas imorais” que não entrarão na Cidade Santa. Isso, está muito claro na harmonia de dois textos bíblicos! O primeiro (Ap 21.8), e, o segundo (Ap 22.15). Enquanto o primeiro fala da lista daqueles que serão lançados no lago de fogo, o segundo registra aqueles que ficarão de fora do novo céu e da nova terra. Dessa forma, entendemos biblicamente que os mesmos “depravados” que praticam “imoralidade sexual”, da primeira lista são os “cães” da segunda lista, ou seja, pessoas “libertinas”, “indecentes” do ponto de vista moral. Esse tipo de gente não respeita as regras de conduta vigentes da sociedade em que vivem, e muito menos a Bíblia.

 

Portanto, “os cães” que não entrarão na Cidade Santa e não terão direito a árvore da vida é uma expressão figurada para se referir (literalmente) aquelas pessoas que são infiéis a Deus, do ponto de vista moral que demostram um caráter manchado, pecaminoso, corrupto e incontrolável. Pessoas assim, só vivem em função de alimentar seus apetites carnais, aborrecer a Deus o tempo todo e escarnecer do Evangelho. Essas pessoas não entrarão na vida eterna com Cristo. A Bíblia não mente.

 

A vida eterna ao lado do Pai e, as bem-aventuranças que Ele mesmo prometeu em Sua Palavra são apenas para aqueles que pela fé reconheceram a morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo, o receberam como seu único e suficiente Salvador e dessa forma obtiveram dele o perdão de seus pecados (Rm 10.9,10). A estes o Rei dirá naquele Grande dia: “Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino, o qual vos foi preparado desde a fundação do mundo”. (Mt 25.34).

 

JESUS FAZ A DIFERENÇA.

 

Pastor Jose Junior
Enviado por Pastor Jose Junior em 19/09/2018
Reeditado em 06/01/2024
Código do texto: T6453605
Classificação de conteúdo: seguro