Pessoas "inspiradas" por Deus

Muitas são as pessoas que dizem que não tomam uma decisão sem antes pedir orientação e inspiração divinas. Porém, muitas das decisões tomadas por essas pessoas não parecem ser mais sábias ou bondosas do que as das pessoas que não têm o "privilégio" de entender os sinais divinos ou que,supostamente, decidem tudo apenas se baseando no falho critério humano. Essas decisões que tomamos podem ser apenas em relação às nossas vidas quanto em relação a outras pessoas, as quais serão afetadas pelo que decidirmos.

Essas pessoas costumam orar muito e, ao decidir algo, falam que Deus as orientou. Minha mãe era uma dessas pessoas e sempre orava antes de qualquer coisa. Lembro bem (quando eu frequentava a igreja evangélica) que uma pregadora me disse que eu seria muito abençoada e teria um grande emprego. Animada com isto, após minha primeira graduação, comecei a estudar com afinco para concursos, acreditando que, se desse o máximo de mim, logo teria minha independência financeira e logo viveria a vida que sempre sonhei viver. Entretanto, ou eu não passava, ou passava e não era chamada. Cansada de ficar só em casa esperando chegar o dia de "Deus me mandar o grande emprego", pois queria começar a viver logo minha vida e investir no meu futuro, eu disse a mãe que queria procurar o Sine e entregar currículos porque

era melhor trabalhar de qualquer jeito e eu não queria mais esperar o dia de uma grande bênção. Ela falou que não estava certo, que eu devia esperar, que Deus tinha coisa melhor para mim e que eu não tinha estudado para ficar trabalhando só como balconista. Como já devo ter dito, não passei em concursos e pai me obrigou a fazer outro curso, embora eu dissesse que não queria e seria perda de tempo. Bem, o tempo passou e, após me formar em outro curso, voltei ao ponto inicial: desempregada. Hoje, tenho entregado currículos de todo tipo e penso que, com certeza, não foi inspiração divina o que fez mãe me aconselhar a não procurar outros empregos e meu pai a me forçar a fazer o que não queria. Eles só disseram o que eles queriam. Por que Deus não disse a mãe que me aconselhasse a procurar mesmo outros empregos? E o tempo provou que eu estava certa em não querer fazer outro curso, que seria mesmo apenas perda de tempo.

O que hoje vejo é que,estranhamente, se Deus fala com essas pessoas, só diz o que elas querem. Os padres da Inquisição católica e os ministros protestantes da inquisição evangélica sempre oravam, não é? E, ao impor suas decisões, diziam que Deus os havia mostrado um sinal. Por que Deus não apareceu a esses Seus supostos emissários para dizer que não era para matar as "feiticeiras", escravizar os negros e massacrar tribos indígenas? Martinho Lutero dizia falar com Deus e ele era antissemita, perseguia os ciganos e falava que era para exterminar as bruxas. O mesmo fez Calvino. A Inquisição Protestante matou tanto quanto a católica e tanto os católicos quanto os protestantes se diziam inspirados por Deus. Por que Deus não disse aos católicos para não matar os protestantes e não disse aos protestantes para não exterminar os católicos? Outra coisa que sabemos é que a colonização dos Estados Unidos se deu principalmente porque grupos religiosos como os puritanos e quakers eram perseguidos na Inglaterra e outros países. A rainha Elizabeth, impondo o Anglicanismo, perseguiu os católicos e outros grupos. Também não podemos esquecer a Guerra dos Cem Anos, motivada pelas dissidências entre católicos e evangélicos. Vale mencionar o episódio das bruxas de Salem, nos Estados Unidos, motivado pela intolerância religiosa. Vemos bem que essas pessoas, tão devotas, não eram inspiradas por um Deus piedoso.Elas eram impiedosas.

Isso pode ser visto hoje. Terroristas muçulmanos não agem em nome de Alá, não conversam com Ele, que entendem ser o único Deus? Por que Alá não lhes aparece para dizer que não é para ninguém se explodir por Ele, mas apenas para se dizer favorável às mortes de inocentes em nome dessa suposta guerra santa?

E os evangélicos da atualidade são provas vivas de que o Deus que as inspira só diz o que massageia seus egos inflados e suas visões limitadas. Podemos ver bem como fiéis de tantas igrejas ficam acreditando que dar o dízimo vai ajudá-las a ter uma vida próspera, que suas vidas melhorarão se comprar coisas como "canetas ungidas", tomar uma determinada água. Engraçado que os pastores evangélicos hoje fazem o mesmo que revoltou os que, como Lutero, promoveram a Reforma no passado: venda de indulgências. Só os tolos fiéis não o percebem. Além disso, por que Deus não diz para que os evangélicos, que dizem agir em nome de Jesus, não saiam perseguindo os adeptos de religiões afro ou os homossexuais? Se elas seguem um Deus de amor, não era para praticarem o amor? Não, elas parecem se achar acima do bem e do mal, com direito até a agir como se fossem o próprio Deus.