ELEIÇÕES E A IGREJA HOJE

Professar uma religião, viver enfurnado dentro de uma igreja não faz de ninguém um cristão verdadeiro. Basta olhar para as igrejas de hoje, quantas não estão preocupadas em apoiar este ou aquele candidato a um cargo eletivo. Quantos líderes de igrejas não terão filhos trabalhando no governo por terem apoiado este ou aquele candidato, isto infelizmente é um fato. Isso sempre acontece em época de eleições sem contar quantos “cristãos” já não foram eleitos e, ao provarem do poder, desviaram-se e foi motivo de vergonha para o Evangelho. Assim são os cristãos de hoje.

Posso parecer radical em minha colocação, mas há muito a igreja deixou de colocar-se apenas ao lado de Cristo. E quando digo igreja me refiro a todas, sejam evangélicas, pentecostais, católicas, neopentecostais.

Escrevendo a Timóteo, seu filho na fé o apóstolo Paulo lhe instrui em I Tim. 2 1-3:

1 - Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;

2 - Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;

3 - Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,

Como vemos, o apóstolo recomenda ou ainda admoesta que significa aconselha, advertir de maneira branda, para que Timóteo não apenas ore pelas autoridades, mas que leve aqueles que estão sob sua autoridade espiritual a orar pelas mesmas.

O apóstolo Pedro também fala do assunto em I Pe. 2.13-15

13 – Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano,

14 – quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem.

15 – Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos.

Como podemos ver os apóstolos não nos pedem para estar ao lado deste ou daquele, mas que tenhamos uma posição apenas de oração diante de Deus.

Talvez alguém diga que oram, mas não tem resolvido. Mas, será que oram mesmo? Na maioria das vezes em que vamos a uma igreja e estão “orando pela nação” é uma oração curta, pedindo para que Deus abençoe os candidatos cristãos ou um candidato que a própria denominação escolheu para apoiar.

Alias, oração é algo tão em desuso nas igrejas hoje, em sua maioria há mais espaço para louvor e apresentações de grupos, cantores, duplas, etc.. E nos chamados cultos de oração, em boa parte é povoada de “profetas” que profetizam o óbvio, que Deus está abrindo porta de emprego, que aquele processo está para ser assinado com caneta de ouro, que Deus vai entrar com providência. Não entendo onde ficou aquele versículo de I Tes. 5.17: nas igrejas hoje!

Orai sem cessar.

Quando o apóstolo Pedro foi preso (Atos 12 1-8) a igreja orava por ele incessantemente, versículo 5:

Pedro, pois, estava guardado no cárcere, mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.

O resultado é que um anjo foi enviado para liberta-lo da prisão de maneira milagrosa. Eles não fizeram uma comissão, não procuraram nenhum vereador, deputado ou outra autoridade, procuraram a autoridade maior: Deus!

Posso parecer antiquado aos olhos de muitos, posso parecer retrógado, mas, não vejo na Palavra de Deus lugar onde a igreja deva se posicionar sobre este ou aquele assunto. Na realidade, hoje a igreja não consulta nem ao Espírito Santo para saber que direção tomar. Afinal de contas, Jesus mesmo disse sobre o Espírito Santo em Jo. 16.13:

Quando vier, porém, o Espírito Santo da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.

Na realidade este é o maior problema de igreja hoje, não conhecem a Palavra de Deus e não ouvem o Espírito Santo! Os pregadores de hoje estão se esmerando em falar que Deus prospera que Deus enriquece que Deus faz isso ou vai fazer aquilo, contudo em sua maioria nem sabem o que falam. Utilizam-se de versículos isolados para provar suas teorias tolas e, por terem ouvintes com comichão nos ouvidos falam apenas aquilo que vai agradar à sua audiência. É exatamente o que o apóstolo advertiu ao seu filho na fé, Timóteo em II Tim. 4.3:

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências.

A versão NVI, atualizada mostra com mais clareza ainda este versículo:

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

É isso que temos hoje, mestres que ensinam o que as pessoas gostam de ouvir, seja na pregação, seja na profecia, só ouvem o que querem e gostam de ouvir. As pessoas saem da igreja dizendo que Deus falou com elas porque disse que aquele seu negócio vai prosperar, que o emprego vai sair que a dívida vai ser paga, que o processo vai andar e ser resolvido, pregadores do óbvio!

Foi-se o tempo em que as igrejas oravam para que os perdidos fossem salvos! Foi-se o tempo em que as igrejas oravam, para que vidas fossem transformadas! Foi-se o tempo em que as igrejas oravam para que as pessoas fossem libertas de seus vícios e defeitos! Foi-se o tempo!

Posso soar antiquado, mas, esta é a realidade das igrejas hoje, vivem modismos sobre modismos. Há alguns anos começou esta onda de prosperidade, nada contra, Deus deseja que sejamos prósperos. Mas prosperidade é antes de tudo ter todas as necessidades supridas!

Prosperidade é ter um lar feliz, uma família equilibrada, ter paz ao colocar a cabeça no travesseiro e como diz o Salmo 4.8:

Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.

Este é o desejo de Deus, que nos deitemos sem nos preocupar com dívidas, com a segurança dos nossos filhos. Como nos diz o Salmo 127.1:

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

Vivemos em um tempo em que nossa confiança, nossa esperança não pode ser colocada no homem, não pode ser colocada nas instituições, mas em Deus somente. Salmo 121 1-2:

Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?

2 – O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.

Nosso socorro, nosso refúgio, nossa salvação está em Deus! Não estou dizendo que não se deve votar neste ou naquele sujeito, estou dizendo que a igreja deixou de olhar para Deus, deixou de olhar para Jesus Cristo, deitou de ouvir o Espírito Santo de Deus!

Tenho visto irmãos brigando por fulano ou beltrano, tenho visto irmãos endividados até o pescoço, tenho visto irmãos doentes que recorrem a esta ou aquela solução, mas, em nenhum momento buscam o socorro de Deus!

Existem dívidas que fazemos por necessidades, mas existem dívidas que fazemos sem controle. Existem doenças que são causadas por deficiência no organismo e existem doenças que são causadas por uma vida desregrada. Vamos abdicar dos médicos? De forma alguma! Não é isso que estou dizendo, graças a Deus pelos médicos, pois muitos irmãos foram curados por suas mãos, estou dizendo que falta a confiança em certos momentos em que Deus vai curar. Ele não mudou, ainda é o mesmo!

Às vezes vejo irmãos dizendo que são tentados por Deus, que são como Jó.. Contudo, a própria Palavra de Deus nos diz que Deus não tenta a ninguém! O apostolo Tiago nos diz em sua epístola: Tg. 1.13:

Ninguém, ao ser tentado. Diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.

Quando vejo irmãos dizendo que estão sofrendo como Jó e olho a vida dele: Como Jó? O caso de Jó foi único e além do mais, o próprio Deus disse sobre Jó, em Jó 1.8:

Perguntou ainda o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.

Deus disse a respeito de Jó que não havia na terra alguém semelhante a ele, íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal!

Antes de se comparar a Jó, é preciso perguntar-se: Sou reto? Sou íntegro? Desviou-me do mal? Sou temente a Deus?

Ademais, estamos debaixo de uma nova e superior aliança! Hb 7.22

por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança.

Estamos debaixo de uma nova e superior aliança, uma aliança com Cristo!

Vou finalizar, pois se formos entrar neste assunto de alianças teremos que percorrer do Velho ao Novo Testamento.

O importante é a igreja e, como já disse, quando digo igreja me refiro a todas as igrejas, independente de nome ou placa. O que precisamos é de homens e mulheres de Deus que estejam centrados em Cristo e dirigidos apenas pela Palavra de Deus e o Espírito Santo. Pessoas que se preocupem não apenas em falar, mas, viver a Palavra de Deus em toda sua extensão.