Apocalipse – Aula 1

Texto de Victor da Silva Pinheiro

Apocalipse – Aula 1

Aula ministrada na Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

Quando estudarmos o Apocalipse, é necessário lembrar que o Apocalipse está associado à esperança, coragem e alegria. O Apocalipse fala de um matrimônio onde Jesus é o esposo, e a igreja é a esposa. Essa união também é dada no sofrimento. Muitos símbolos e imagens do Apocalipse são tirados do Antigo Testamento. Apocalipse quer dizer: ‘revelação’. Essa palavra vem da língua grega, e quer dizer: ‘velar de novo’. Provavelmente foi escrito esse livro pelo apóstolo João, numa época de muita perseguição. João escreveu o livro para pequenas comunidades. Quando ele escreve as 7 igrejas, 7 é o número da totalidade, então escreve para todas as igrejas, e não só para as 7 literalmente. Os simbolismos que se encontram são esses: cósmico, antropológico, teriomórfico, aritmético e cromático. O livro divide-se nas seguintes partes, em ordem cronológica: primeira parte: prólogo; segunda parte: cartas as 7 igrejas; terceira parte: as visões proféticas, que por sua vez se subdivide em mais 3 fases: a igreja de Israel; a igreja e o adversário; a Nova Jerusalém; por fim, a última parte é o epílogo. A eucaristia é um encontro com Jesus. Na passagem dos discípulos de Emaús, no Evangelho Segundo Lucas, os discípulos só reconhecem Jesus quando ele partiu o pão, e quando Jesus partiu o pão, o ato de partir o pão simboliza o sacrifício. Sendo que Jesus foi esse último e definitivo sacrifício. Pois bem, se na eucaristia há um encontro, no Apocalipse há uma união, um matrimônio.

Autor: Victor Da Silva Pinheiro

Site de registro:

www.recantodasletras.com.br/autores/vitorgeo10 (Livros, Áudios, Poesias, Crônicas Filosóficas, Crônicas Cristãs)

Outros Sites:

www.vitorgeo7.blogspot.com (Poesias, Crônicas Filosóficas, Crônicas Cristãs)

Facebook: Victor Da Silva Pinheiro (Vídeos, Fotos, Poesias, Crônicas Filosóficas, Crônicas Cristãs)

Vitor da Silva Pinheiro
Enviado por Vitor da Silva Pinheiro em 21/10/2018
Reeditado em 15/01/2019
Código do texto: T6482043
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.