As dez tribos perdidas de Israel

Antes de começar é bom lembrar que tribo é um clã familiar patriarcal, isto é, o chefe deve ser um homem a quem todos os membros da tribo deve obedecer.

Quem leu a bíblia ou matérias sobre o assunto, sabe que Jacó ou Israel teve treze filhos sendo doze homens e uma mulher. Rubém, Simeão, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Naftali, Asser, Benjamim, Levi, José e Diná.

Mas o que muitos não sabem é que somente dez dos doze filhos de Israel formaram ou deram nome a tribos.

O que ocorreu é que José e Levi não formaram tribos, visto que José viveu no Egito e Levi que era sacerdote e só liderou um grupo de religiosos. Por isso não receberam títulos nem terras.

No lugar deles foram admitidos como filhos de Israel dois netos filhos de José que nasceram no Egito.

Assim, as doze tribos foram formadas por Rubém, Simeão, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Naftali, Asser, Benjamim e Manasses e Efrain que eram filhos de José.

Com a morte do rei Salomão, os hebreus se dividiram em dois reinos. Dez tribos formaram o reino de Israel com sede na Samaria e as duas tribos restantes a de Judá e de Benjamim formaram o reino de Judá com sede em Jerusalém.

O povo do reino de Israel se misturou com os povos cananeus, assimilou seus costumes e crenças e suas tribos desapareceram ou se perderam.

O reino de Judá permaneceu unido e cultivando seus costumes de crenças, mas também foram deportados para a Babilônia para onde parte dos israelitas já havia sido levada.

Jhon Macker
Enviado por Jhon Macker em 11/11/2018
Código do texto: T6500378
Classificação de conteúdo: seguro