Olhando os que para trás ficam

Nunca deixei um soldado para trás, ferido, desanimado, morrendo ou até morto como algumas vezes. Alguns mortos eu os devolvia ao criador e me voltava aos feridos assistência, aos sarados apoio.

Não sei em outra geração, mas na que eu estou vivendo as pessoas se tornaram descartáveis. Se você erra não me serve mais. Posso colocar outro em seu lugar, porque tem sempre alguém de prontidão a assumir.

Não sentimos falta de quem não vai mais a igreja, seu lugar já foi ocupado por um novo que chegou. Muitos feridos estão sendo deixados para trás por falta de nosso tempo em ir atrás.

É muito mais fácil para minha geração remanejar alguém do que curar o ferido. O ferido gasta meu precioso tempo. Me faz esforço e não sei se terei resultados.

O gás do novato terá um resultado muito mais rápido e me preocupará menos.

Alguns desses feridos nós chamamos de mimi. São aquelas pessoas que julgamos ser menos espirituais que nós. Ou aquelas que aparentemente se ferem rápido.

Quando sentamos com esses e os escutamos, Ou tiramos tempo para entender porque houve as feridas ficamos mudos com tanta bagagem do passado que ainda está ali armazenado em seu coração.

Boa parte dos feridos se recolhem em sua dor, somente ficam lambendo a própria ferida. Usam essa como meio de fuga e morrem em seu próprio cuidar.

Mas há muito ali dentro a ser retirado, e retirado por alguém emocionante e espiritualmente mais experiente.

Cuidar dos feridos pode nos trazer belas surpresas, alguns nos surpreendem tão cedo. Voltam logo a dar frutos. Ao cheiro das águas ele brota e floresce. Parte desses demoram tanto. Porque suas feridas não são apenas na pele. Está mais profunda. Parte delas já se infeccionou. Precisa então de cuidados mais de perto e mais intenso.

Eu tenho um sonho, não sei como Deus o trará a realidade mas eu espero, se não acontecer comigo espero ver acontecer. Um lugar de aconselhamento pastoral aberto dia e noite. Onde os feridos podem falar sem julgamento. E não ser abandonado depois dos pecados expostos.

Claro que há lugares maravilhosos para líderes com condições financeiras. Mas estou aqui dizendo do líder que foi deixado ferido para trás. E que seu valor só quem foi assistido por ele sabe.

Nos últimos três anos temos visto muitos líderes religiosos abandonar seu lugar e outros se suicidar. Porque isso? Todos perguntamos.

Você não consegue mesmo pensar além do que vê? São pessoas que não tem onde abrir seu coração ferido. Não pode se abrir porque serão deixados para trás. Porque a comunidade tem que seguir, não pode parar.

Acho que não só eu, mas boa parte de nós queríamos dois minutos de conversa antes desse fim. Antes que tirassem suas vidas. Para entender quão desesperador está essa alma e quão aflito esse coração.

É muito mais fácil julgar. Deixar calar logo em seguida, porque curar é mais chato.

Me disseram que a minha geração é a mais livre. Livre de quê? Se ela não consegue se expor de verdade. Está lotando consultórios atrás de um amigo pago. Porque não consegue se relacionar.

Volte seus olhos para trás e pense quem deixou no caminho? Por onde anda?

Podemos ainda os ajudar a serem curados e voltar a florescer.

Nossa fragilidade vai nos acompanhar e se não tivermos alguém para lutar conosco morreremos e não terá mais frutos.

Vamos caminhando e não deixando ninguém para trás, hoje é o outro amanhã pode ser nós mesmos. Jesus nos abençoe e nos faça ser luz na vida de quem caminharmos lado a lado.

Até a próxima...

Leticia Carrijo
Enviado por Leticia Carrijo em 12/11/2018
Código do texto: T6500676
Classificação de conteúdo: seguro