Um exemplo de serviço por amor.

Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. (Atos 20:21). Este versículo faz parte de uma passagem que se estende até o versículo trinta e oito. Ou seja, discurso de despedida carregado de emoção. Mas em meio a tanta emoção vemos ressaltar alguns sublimes detalhes.

1 – Em primeiro lugar Paulo assinala certos aspectos de seu trabalho. Diz que falou sem medo. Transmitiu-lhes toda a vontade de Deus sem guardar-se nada. Não tinha apelado nem ao medo nem aos favores dos homens. Enfrentava o futuro corajosamente. Não sabia o que o esperava, mas sabia que devia enfrentá-lo e sabia que podia fazê-lo. E seguiu confiante no guiar do Espírito Santo: E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, (Atos 20:22).

2 – Ele Tinha vivido independentemente. Com as suas próprias mãos tinham tinha provido o seu sustento e as suas necessidades. Não tinha tomado nem cobiçado nada de ninguém. E seu trabalho não foi somente para proveito próprio, mas também para os menos afortunados que ele. Na vida a algo de interessante uma pessoa pode ter dois objetivos principais em seu trabalho: obter uma independência pessoal para si mesmo, ou buscar o bem-estar de outros, como podemos ver: Tenho vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. (Atos 20:35). O verdadeiro Cristão é aquele que põe o bem-estar alheio adiante do seu.

Paulo havia deixado de lado os seus títulos para servir a Cristo, como sabemos ele era um cidadão romano, Paulo estudou sob orientação do grande Rabban Gamaliel, o Velho, que era altamente respeitado como mestre, e viveu tecendo tendas para custear-se. Sendo assim entendemos que Paulo deixou de lada a fama e tudo que torna a vida comum importante como vemos ele dizer: Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. (Atos 20:24). Um exemplo a ser seguido por todos nós.

3 – E munido de exemplo ele pede certas coisas a seus amigos. Recorda-lhes os seus deveres.

– Deviam vigiar o rebanho do Senhor. Não era uma tarefa que eles tinham escolhido, mas sim tinham sido chamado para ela. Ou seja, os servidores do Bom Pastor devem ser também pastorear em bondade as ovelhas: Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. (Atos 20:28). Tarefa que somente o amor advindo do Espírito pode fortalecer.

– Recorda-lhes o perigo que correm: Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho. (Atos 20:29). E ainda alerta: E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós. (Atos 20:30,31). A contaminação do mundo nunca está longe. A mentira ataca ali onde está a verdade, a falsidade tenta por suas garras onde há lealdade. Havia pela frente uma luta constante para manter a fé intacta e a Igreja pura. E está luta chega até nós viva e forte.

E por fim Ele fala algo sobre o amor inclusivo de Deus, amor que jamais exclui somente abraça sem olhar a quem, e disse: Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados. (Atos 20:32). Pois em toda esta cena há um sentimento dominante, e é um afeto e um amor fraternal tão profundos como o próprio coração. Como podemos ver nos versículo finais.(36-38). Esse sentimento deveria existir em todas as Igrejas. Pois quando em qualquer igreja morre o amor, e a obra de Cristo é deixada de lado pelas ambições, reinando apenas os eitos, preceitos e preconceitos, que lesam corpo, adoece a alma e enfraquece o espírito. E então a igreja deixa de ser igreja para ser apenas um prédio com paredes frias. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 14/11/2018
Código do texto: T6502204
Classificação de conteúdo: seguro