Profetas – Aula 1

Profetas – Aula 1

Escola Teológica Ministerial da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.

O batismo nos insere numa dimensão tríplice com Jesus: somos sacerdotes, reis e profetas. Mas é um sacerdote régio e não ministerial. O reino que nos é prometido não é um reino dos homens, mas um reino de Deus. Para o professor, Dom Helder Câmara é um exemplo de profeta na atualidade.

Altivez é uma das características dos profetas, junto com caridade e amor. Ele é uma espécie de pai social. Ser profeta é uma vocação, mas nem todos são vocacionados a serem profetas apesar de receber o dom no batismo. E o chamado não é apenas para padres e freiras, mas para toda a comunidade. Para quem tem e busca a vocação profética os obstáculos não impedem, mas serve como estímulo; esse ambiente e consequente estímulo é comum entre os profetas. Uma das características fundamentais dos profetas é a coragem e um dos maiores obstáculos é o medo. A palavra coragem vem do latim e quer dizer: seguir o coração. Ser profeta é também chegar no amigo com caridade e amor e com jeito e alertá-lo para possível situação de pecado. Ser profeta é dizer: “Esse dinheiro corrupto é amaldiçoado, não é meu dinheiro, mas aquele dinheiro que entra na minha conta todo mês, esse é meu dinheiro. ”

Autor: Victor da Silva Pinheiro

Site de registro:

www.recantodasletras.com.br/autores/vitorgeo10 (Livros, Áudios, Poesias, Crônicas Filosóficas, Crônicas Cristãs)

Outros Sites:

www.vitorgeo7.blogspot.com (Poesias, Crônicas Filosóficas, Crônicas Cristãs)

Facebook: Victor Da Silva Pinheiro (Vídeos, Fotos, Poesias, Crônicas Filosóficas, Crônicas Cristãs)

Vitor da Silva Pinheiro
Enviado por Vitor da Silva Pinheiro em 14/11/2018
Reeditado em 15/01/2019
Código do texto: T6502507
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.