PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,11-19)(14/11/18) 
Caríssimos irmãos e irmãs, a fé não conhece barreiras que impeçam sua ação, todavia, como dom do Espírito Santo, vem acompanhada da virtude do reconhecimento e da gratidão. Desse modo, o coração que acolhe as dádivas de Deus, saiba também agradecê-lo, pois as graças recebidas quando reconhecidas e agradecidas são testemunho de fé viva, para que também por meio dela outros possam usufruir das mesmas dádivas.
Caríssimos, os benefícios divinos que tanto precisamos nos são concedidos à medida que os buscamos em Cristo Jesus; isso ficou evidenciado no Evangelho de hoje, porém, como vimos também, o Senhor requer de nós o cumprimento de suas leis que são como um selo da fé que os autentica. "Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.
Outro belo exemplo de fé, vemos nas palavras do salmista que a deposita em Deus na certeza de que Ele nunca falha: "O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças." 
Ora, tal expressão de fé é pura comunhão de amor e confiança inabalável, pois nasce da intimidade da alma que se entrega ao seu Senhor por sentir que a Ele pertence. Por isso, num arroubo de esperança, exclama: "Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos."
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.