PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 19,1-10)(20/11/18).
.
Caríssimos, estamos acostumados com o nosso modo de ser natural; todavia, mesmo que não tenha nada de anormal nele, não é o suficiente para nos atermos seguros, pois, apesar de toda naturalidade aparentemente pacata, sempre tem algo, alguém ou alguma situação que nos incomoda, que nos inquieta, tirando de nós a paz que até pensamos que ter. 
.
Ora, é isso o que vemos na primeira leitura de hoje; pois tudo que julgamos de nós mesmos conforme os nossos interesses, não são condizentes com os propósitos de Deus para a nossa vida e salvação. De fato, não podemos esquecer que estamos na via da perfeição onde a conversão diária é o meio mais eficaz para crescermos na graça, no conhecimento e na sabedoria do Senhor até atingirmos a santidade determinada por Ele em seu desígnio de amor.
.
Mas, como viver esse processo de conversão permanente? Seguindo em tudo os conselhos divinos: "Já te foi dito, ó homem, o que convém, o que o Senhor reclama de ti: que pratiques a justiça, que ames a bondade, e que andes com humildade diante do teu Deus." Desse modo, se formos obedientes, compreendemos que é o Senhor mesmo que nos conduz no caminho da perfeição eterna.
.
No Evangelho de hoje, Zaqueu encontrou Jesus, mesmo sem ainda viver os valores que Ele pregava, contudo, como disse o Senhor: "ele também é um filho de Abraão." Todavia, diante de seu desejo de ver Jesus e do esforço que fez para isso, recebeu Dele mais do que esperava, pois o Senhor se dispôs fazer uma refeição em sua casa, recebendo como resposta o total despojamento dos bens que possuía como sinal de um verdadeiro convertido.
.
Portanto caríssimos, nunca se deve julgar as pessoas ou suas situações existenciais pela aparência, porque somente Deus conhece a essência de cada ser que criou.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.