PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Lc 5,17-26)(10/12/18)
.
Caríssimos, o verdadeiro sentido de nossa vida é a perfeita comunhão com o Senhor, pois Ele nos criou como Sua "imagem e semelhança" para vivermos na Sua presença em santidade e justiça todos os dias de nossa vida para assim participarmos de Sua glória. A primeira leitura de hoje nos mostra que o Senhor nos concederá para isso a liberdade original que tínhamos antes do pecado, ou seja, o total estado de graça sem nunca sairmos dele.
.
Eis o texto: "Os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto”. De fato, para nós que vivemos neste vale de lágrimas, só em pensar nesse paraíso já nos faz deseja-lo com todo o nosso coração na certeza de que o Senhor o realizará tal qual nos promete.
.
Com efeito, a presença de Jesus em nossa vida, por meio da Santa Eucaristia, é a garantia de que fomos criados para sermos Sua habitação como Ele mesmo revelou no Evangelho de São João: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim."
.
O Evangelho de hoje nos ensina que a fé em Jesus, proporciona o perdão dos pecados, a cura dos males da alma e do corpo; confunde os inimigos dessa mesma fé, mas também serve de testemunho para a conversão de muitos, como vimos: "Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”
.
Conclusão: "Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus." Destarte, "bem-aventurado é aquele para quem eu não for ocasião de queda!"
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.