Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Tudo foi e é revelado pelo amor de Cristo Jesus.


Para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos. (Col 2:2,3). Estes dois versículos fazem parte da oração de Paulo pela Igreja. E aqui vemos se destacar certas qualidades que devem nutrir a vida de um Cristão.

Paulo ora por que seus corações sejam consolados. A palavra que usa é parakalein. A mesma palavra consolar, outras exortar, mas sempre ela traz consigo a ideia de fazer com que uma pessoa seja capaz de enfrentar com confiança e coragem uma situação difícil. Ou seja, ela é uma exortação que consola dando força para prosseguir em frente.

Mas para que haja está capacidade em cada um se faz necessário o amor. Os Cristãos enquanto membros vivos do corpo da Igreja devem unirem-se intimamente em amor. Sem amor não pode existir a igreja; não é o sistema eclesiástico que torna forte a igreja; nem tão pouco um sistema ritualístico. Pois estas coisas que podem mudar de tempo em tempo e de um lugar a outro. A única característica que deve distinguir à verdadeira Igreja enquanto corpo de Cristo é o amor a Deus e ao próximo. Quando morre o amor, morre a Igreja. Quando existe o amor a Igreja é forte porque Deus é o Amor.

E quando há amor há conhecimento e entendimento dos mistérios de Deus. Paulo usa aqui as três palavras que são sinônimas: synesis, gnosis e sophia. Synesis que se traduziu entendimento, é o que poderíamos chamar conhecimento critico; é a capacidade para aplicar os princípios do raciocínio a uma determinada situação. Ou seja, é capacidade de se avaliar toda situação e decidir qual é o curso prático da intervenção que se requer.

Na sequência ele diz que em Jesus estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Sabedoria é sofia e conhecimento gnosis. Estas palavras não são uma simples repetição; há uma diferença. Gnosis é o poder de apreender a verdade; de captar a verdade quando a vemos e de entendê-la quando ele aflora na nossa mente. É quase intuitiva e instintiva. Já sofia é o poder de manter, confirmar e relatar a verdade uma vez captada intuitivamente, com uma argumentação numa sábia e inteligível apresentação. Sendo assim entendemos que pela gnosis a pessoa capta a verdade e a sofia a capacita a promovê-la em razão e esperança.

E apoiados pela força consoladora do amor que nos une uns aos outro e nos leva a conhecer a Deus. Já não há nada oculto porque todos os mistérios de Deus se fez e se faz revelados no amor de Cristo Jesus. Eis a beleza de sermos discípulos de Cristo Jesus, pois Ele é um mestre que não esconde nada de nós Ele revelou tudo a todos, por amor e em amor e verdade. Basta que abramos os nossos corações ao seu gracioso amor e a gratidão ativa e viva de todo o universo se fará viva em nosso ser. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).
Molivars
Enviado por Molivars em 12/01/2019
Código do texto: T6548988
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Molivars
Arujá - São Paulo - Brasil
1216 textos (9296 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/05/19 09:58)
Molivars