As imagens que o povo passa de Deus

Tirar conclusões baseando-nos em ideologias e crenças é perigoso porque, muitas vezes, em vez de fazermos uma análise aprofundada dos fatos que observamos, já vamos fazendo observações superficiais que podem ser inadequadas e até insensíveis. Isso acontece principalmente quando dizemos coisas do tipo: "É a sua cruz, você tem que carregar para sua salvação" ou "foi Deus que quis assim". Sejamos sinceros, não dá para saber se é isso mesmo. Embora essas palavras sejam ditas para consolar, elas podem até causar raiva em quem as ouve. Do mesmo jeito que não sei explicar por que tal coisa é assim, a pessoa que diz que "foi da vontade de Deus" não sabe. Ela não tem como provar que foi Deus que determinou que certas coisas terminassem como terminaram.

Vamos analisar algumas frases entre as muitas que as pessoas dizem baseadas em suas crenças religiosas:

1- Deus quis levar aquela pessoa para junto dela- isso parece insensível quando dito para uma criança que perdeu um ou ambos os genitores. Dizer a ela que "Deus quis levar sua mãe" soará cruel, já que a criança precisava da mãe e a imagem que se passa nessa hora é a de um Deus que não se importa com a dor de uma criança que perdeu alguém de quem dependia e a quem amava muito. É mais racional e justo dizer à criança que todos os seres vivos morrem e que mesmo pessoas jovens podem morrer de acidentes, doenças ou outras tragédias, pois isso acontece com todo mundo e que se deve manter a lembrança da pessoa amada conosco.

2- Fazemos nossos planos mas Deus tem coisa melhor para nós - então, que Deus é esse? É um ser cruel que se diverte frustrando nossos planos? Como tal pessoa pode dizer que a situação que estamos vivendo é melhor do que a que queríamos para nós? E por que Ele não interfere quando um maluco resolve atirar em um monte de gente inocente ou alguém resolve cometer suicídio? Não seria melhor impedir a morte de gente que tinha direito a viver e que alguém concretizasse o plano de pôr fim à sua própria vida? E, analisando bem, vejamos os casos desses lunáticos que saem atirando em crianças inocentes em escolas. Essas crianças tinham planos, não tinham? Com certeza, elas sonhavam ser felizes, ter profissões e formar famílias. Deus achava melhor que elas morressem alvejadas? Os pais dessas crianças gostariam de ouvir algo desse tipo? Falar isso, sem analisar a situação apresentada e tirando uma conclusão assim é insensato e grosseiro.

3- Agradeça a Deus porque você tem saúde, pode andar, está vivo - e quem está morto, preso a uma cama, com uma doença degenerativa? Vai agradecer pelo quê? Até parece que Deus escolhe a quem abençoar ou não, decidindo que uns terão vidas felizes e prósperas e outros terão que penar bastante. Aliás, em que sou melhor do que as pessoas que estão em cadeiras de rodas, nasceram com deformidades, retardadas ou com doenças como fibrose cística? Por que Deus me abençoou e a elas não?

4- Deus testa mais os que Ele ama mais ou Deus está lhe testando para saber o tamanho da sua fé - é muito estranho que um Ser perfeito aja assim. A gente supõe que alguém perfeito não precisa testar ninguém nem impor sofrimentos extremos a alguém. Por que Deus iria querer testar a fé de uma criança, fazendo-a sofrer abusos sexuais, físicos e emocionais? Isso não parece uma atitude racional, mas a de alguém que gosta de manipular destinos, brincando com a vida das pessoas para saber até onde elas são capazes de aguentar. E, sendo perfeito, ele não sentiria necessidade de provar seu poder para pessoa alguma, pois uma pessoa perfeita não seria tão carente a ponto de mostra o tempo todo o que pode fazer para as pessoas. Por que Deus teria necessidade de ficar mostrando às pessoas que Ele pode tanto lhes causar bênçãos como sofrimento? Aliás, se Ele causa mais sofrimento aos que mais ama, então, Ele ama mais os povos famintos da África, as pessoas da Venezuela, Oriente Médio e todos os que são atingidos por tragédias como tsunamis, terremotos e furacões, não?

5- Deus está deixando você passar por isso porque sabe que você pode carregar sua cruz ou isso que você está passando é a cruz que você tem que carregar para sua salvação - vejamos os burros de carga. Eles são animais fortes e podem suportar carregar muito peso. Mesmo assim, é justo que os donos os façam sofrer porque sabem que podem aguentar puxar cargas pesadíssimas? E, com o tempo,eles vão ficando desgastados por uma vida de trabalho extremo, surras e pouco descanso e alimentação. Do mesmo modo, uma pessoa que sofre por muito tempo fica com sequelas. Além disso, por que Deus acha necessário que alguém tenha que sofrer um acidente e perder as pernas ou uma pessoa tenha que desenvolver esclerose múltipla ou sofrer com um câncer doloroso? Acrescentemos outra pergunta: por que uma criança teria que ser sexualmente abusada? Para aprender o quê? Nenhum pai ou mãe que amem os filhos achariam necessário eles passarem por isso.

6- Tudo é só no tempo de Deus - por que Deus acharia necessário que uns passassem mais tempo sofrendo do que outros? Isso não parece uma atitude mais própria de quem faz acepção de pessoas? E, considerando muitos casos relatados por ex-evangélicos, houve muitas pessoas para quem o tempo de receber as bênçãos "no tempo de Deus" nunca chegou. São muitos os casos de ex-crentes que viram pessoas que ouviram que receberiam determinadas graças e várias dessas pessoas nunca viram nada de especial acontecer em vinte ou trinta anos. Na verdade, muitas morreram sem ver nenhum sinal de bênção. É comum que ouçamos "Deus tem muitas promessas para sua vida", enchendo-nos de esperanças quanto a um futuro abençoado. Entretanto, o mais frequente é vermos o tempo passar sem nada mudar. Porém, ao falarmos isso, ouvimos coisas do tipo "Deus está testando sua fé" ou "para o povo de Deus, as coisas são mais difíceis" ou então "você é quem não está orando com fé". Caso a tal bênção nunca apareça, a desculpa usual será "Deus quis assim" ou "Nem sempre o que queremos é o que Deus quer para nós." Essas duas últimas afirmações, por sinal, já derrubam o velho argumento de que Deus não interfere no nosso livre-arbítrio, tão usado pelos crentes para justificar as desgraças do mundo.

7-Você é raro e especial para Deus- por que eu seria melhor que tantas outras pessoas? As outras pessoas que existem nesse mundo não têm o mesmo direito a realizar seus sonhos, ser felizes e viver de forma a se realizar como seres humanos? Deus então estabelece uma hierarquia de pessoas, determinando que umas são mais importantes?

Como vemos, qualquer observação da vida que fizermos baseando-nos em nossa crença pode ser inadequada e causar mais raiva do que confortar a quem ouve. Entretanto, se contestarmos essas pessoas, elas dirão que nos faltam a fé e olhar as coisas com os olhos do Espírito Santo. Porém, não há como provar que o que elas dizem é certo, pois elas não têm como provar que é como dizem. Eu posso dizer que o cigarro causa câncer, pois isso é cientificamente provado e que dois mais dois são quatro, mas não posso dizer a uma pessoa que é da vontade de Deus que todos seus planos tenham sido frustrados.