DESEJOS QUE DEUS ATENDE

17 – Suspirou Davi e disse: Quem me dera beber água do poço que está junto à porta de Belém!

18 - Então, aqueles três romperam pelo acampamento dos filisteus, e tiraram água do poço junto à porta de Belém, e tomaram-na, e a levaram a Davi; ele não a quis beber, mas derramou como libação ao Senhor.

19 – E disse: Longe de mim, ó Deus, fazer tal coisa; beberia eu o sangue dos homens que lá foram com perigo de sua vida? Pois, com perigo de sua vida, a trouxeram. De maneira que não a quis beber. São essas coisas que fizeram os três valentes. (I Cr. 11. 17-19)

Gostaria de tecer algo dentro deste texto, algo que o Senhor me revelou e que espero, possa trazer luz para certas passagens de nossas vidas.

Existem determinadas coisas na vida das pessoas que, aos olhos de outros poderia tratar-se apenas de capricho. Desejar ter determinadas coisas ou estar em determinado lugar, por exemplo. Eu mesmo já tive determinados desejos de possuir determinadas coisas que aos olhos dos outros não passaria de um capricho. Mas devo dizer que em sua maioria eu consegui, assim como muitas pessoas o conseguiram em suas vidas. Muitas vezes é um desejo que guardamos em nosso coração, que não achamos necessário compartilhar com ninguém.

Poderia enumerar muitos deles, mas vou exemplificar alguns, em determinada época eu desejei possuir um canivete suíço, aquele que tem múltiplas utilidades, desejei morar à beira mar, para poder contemplar o mar de uma varanda, desejei morar em um prédio com piscina, entre outros. Para muitos algo banal, mas estes são alguns exemplos de desejos que consegui realizar, ainda tenho alguns guardados no coração, e como já disse, é algo entre mim e Deus apenas.

Como vimos na passagem bíblica acima, Davi em determinado momento de sua vida, estava longe de sua casa, havia sido consagrado rei pelo povo, cumprindo uma promessa dada pelo próprio Deus anos antes, quando Samuel o ungiu rei, quando ele ainda era apenas um pastor de ovelhas. (I Sm. 16.13)

Tomou Samuel o chifre de azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espirito do Senhor se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.

Davi estava naquele momento na posição que Deus havia previsto para ele aproximadamente vinte anos antes. Ou seja, a promessa levou algum tempo para se cumprir.

Gostaria de explicar que existe uma diferença entre promessa bíblica e de profecia. A Palavra de Deus tem inúmeras promessas que se aplicam a todos os que amam a Deus. Lembrando que, como nos diz o apóstolo Paulo em Rom. 8.28 ao deixar claro que Deus tem o melhor para aqueles que o amam:

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Este versículo só vem a provar que para os que amam a Deus, todas as coisas cooperam para o bem.

O que desejo mostrar é que, até mesmo aqueles desejos que parecem mais supérfluos, ou até individualmente mesquinhos, quero dizer aos olhos dos outros, Deus atende em certos momentos de nossas vidas.

Existem desejos que quando os recebemos, eles são compartilhados, por exemplo, desejar possuir um carro, certamente haverá compartilhamento ou uma casa ou apartamento, certamente estaremos compartilhando-os com alguém ou algumas outras pessoas.

O importante é entender que, muitos destes desejos que acabamos recebendo de Deus, devem antes de tudo, dar glória a Deus que os concedeu! Foi o que fez Davi ao receber a água que ele tanto desejava, despejou como uma oferta diante de Deus, abriu mão de um desejo e, em um ato de puro agradecimento, ofertou seu desejo ao Senhor. Quando somos abençoados temos que agradecer ao abençoador. Como nos mostra o versículo 18b:

ele não a quis beber, mas derramou como libação ao Senhor.

A versão NVI mostra:

Mas ele se recusou a beber: em vez disso, derramou-a como uma oferta ao Senhor.

Davi reconheceu em primeiro lugar, que Deus havia propiciado que seu desejo fosse atendido, se recebemos algo do Senhor, por mínimo que seja, devemos agradecer a Ele e somente a Ele. Como nos diz o aposto Paulo em I Tess. 5.18:

Em tudo, dai graças, por que está é a vontade de Deus em Cristo Jesus.

Devemos sempre dar graças a Deus por tudo! Existem pessoas que dizem que devemos dar graças por tudo, incluindo as doenças, as dificuldades o que é errado, não é o desejo de Deus que estejamos doentes ou em dificuldades, para isso existe sua Palavra para nos instruir para não entrarmos em situações difíceis da vida.

Davi soube reconhecer o sacrifício dos seus homens, eles não precisavam fazer aquilo, fizeram-no por amor ao seu rei, ao seu líder, ao seu amigo. Quantas pessoas já não abençoaram nossas vidas nos dando algo que desejaríamos ganhar, quantos já não foram um socorro em momentos difíceis, seja de necessidade física ou material.

É também saber reconhecer aqueles que propiciaram para que aqueles desejos fossem realizados. É o que ele demonstra ao dizer no versículo 19:

E disse: Longe de mim, ó Deus, fazer tal coisa; beberia eu o sangue dos homens que lá foram com perigo de sua vida? Pois, com perigo de sua vida, a trouxeram. De maneira que não a quis beber. São essas coisas que fizeram os três valentes.

Davi reconheceu o sacrifício daqueles homens, e quantas vezes não somos ingratos com aqueles que se sacrificaram por algo para nos ajudar.

Importante ainda é poder compartilhar com outros aquilo que nos trouxe alegria. Não adianta nada ser abençoados por Deus e não poder abençoar outros com aquilo que recebemos. Quantos irmãos não tem que ir a pé para casa, se ganhamos um carro, por que não ajudar estes irmãos, principalmente se passamos na frente de suas casas ou, como diria um irmão que conheci, uma carona tem que ser completa, deixar o irmão na porta de casa. Sempre que ganhamos algo do Senhor temos que agradecer e ajudar outros com aquilo que Ele nos deu.

Ainda tenho determinados desejos que gostaria de ver em minha vida. Aos olhos de muitos, muito difícil, mas ao procurar na Bíblia o cumprimento de certas promessas, lembro-me dos impossíveis aos olhos dos homens que Deus realizou. Foram muitos os impossíveis, mas gosto do que Deus disse para Abraão ao lembra-lo da promessa de um filho, está em Gen. 18.14:

Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, votarei a ti, e Sara terá um filho.

Todos conhecem a história de Abraão e Sara, de suas idades avançadas, mas se Deus prometeu, ele irá cumprir, sempre!

Ainda tenho sonhos a realizar, ainda tenho metas a conquistar, ainda tenho coisas a possuir e mais ainda, desfrutar destes sonhos e ajudar outros com estes sonhos realizados, sei disso, tenho absoluta e total certeza disso, não apenas por que eu quero, mas porque através destes sonhos realizados, outros serão abençoados em suas vidas.

Há algum tempo, lembrei-me de um desejo que tenho, aos meus olhos, diante de minhas condições materiais, é um desejo praticamente impossível! Só sei que não precisarei ganhar na loteria para realizar alguns destes sonhos, Deus é o dono de toda a prata e de todo o ouro do mundo. Muitos procuram realizar sonhos em jogos de azar, em cassinos, achando que este é o melhor atalho, o melhor caminho. Eu prefiro acreditar que Deus é capaz de mover o coração de alguém para dar aquilo que desejamos.

Só gostaria de terminar citando algo que acho interessante, ainda aqui em Cr. 11. 18ª:

Então, aqueles três romperam pelo acampamento dos filisteus, e tiraram água do poço junto à porta de Belém, e tomaram-na, e a levaram a Davi; ele não a quis beber,

Então aqueles três! Davi tinha três valentes! Aqueles valentes amavam o seu rei de tal forma que, até um desejo simples aos olhos de muitos, eles procuraram a atender.

E hoje? Como estamos nós? Hoje estamos debaixo de uma nova e superior aliança! Não somos Davi, mas o nosso Deus é o mesmo! Davi, como nós, tinha o Espirito Santo, que dele havia se apoderado (I Sm. 16.13).

Debaixo desta nova e superior aliança, o Espírito de Deus habita em nós! O apóstolo nos mostra isso em I Cor. 3.16:

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espirito de Deus habita em vós?

Como vemos hoje nós somos a habitação do Espirito Santo! E o que não falar da declaração de Jesus em Jo. 14.23:

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

Como podemos ver, além de ser habitação do Espirito Santo de Deus, o próprio Jesus e Deus Pai, fazem morada dentro de nós!

Com toda a certeza, e sem nenhuma sombra de dúvida, estes três juntos são muito mais do que os três valentes de Davi!

Não basta apenas desejar, é necessário acreditar, crer, que estes três juntos, podem fazer muito mais do que apenas trazer um jarro de água de uma fonte. Ter fé, é antes de tudo aprender a depender apenas do que Deus pode fazer, agrada-lo com a tarefa mais simples de todas como nos mostra o livro de Hebreus 11.6:

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Muitos procuram agradar a Deus de todas as maneiras possíveis, e a maneira verdadeira que o próprio Deus nos mostra é essa, ter fé Nele!

Quando falo em desejo, não estou me prendendo apenas ao lado material da questão, me refiro à cura de uma doença, à transformação de pessoas da família, a cura da própria alma. O importante é nunca deixarmos de agradecer a Deus, proclamar a todos o que Ele nos fez e ajudar às pessoas com o que Ele nos der.