A ONISCIÊNCIA DE DEUS

A Onisciência de Deus

"Aquele que fez o ouvido não ouvirá? E o que formou o olho não verá?" (Salmo 94:09) - "Porque os Seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e Ele vê todos os seus passos. Não há trevas e sombra de morte, onde se escondam os que obram a iniquidade." (Jó 34:21-22)."

Onisciente: s.f. Característica ou condição do que é inisciente. Saber absoluto - conhecimento abundante sobre tudo.

A Onisciência é um dos principais atributos divinos, intimamente ligados à Sua Onipresença e a Onipotência. Embora haja no homem comum, na constituição natural, a percepção da Onisciência divina em suas consciências, existe um ser que desde o princípio da criação de Deus trabalha para que no homem, criado à imagem e semelhança divina, sejam endurecidos seus corações e cauterizadas suas consciências de tal maneira que percam totalmente esta sensibilidade: "Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." (Gênesis 03:04-05).

Este foi o ardil usado por satanás para dissuadir o primeiro casal à desobediência ao mandato divino e obediência à vontade diabólica, e assim conseguiu induzi-los ao pecado e, consequentemente, levou-os a negligenciar o Criador e Sua Onisciência, ou seja, foi a melhor maneira de facilitar seu trabalho de afastar os homens de um relacionamento íntegro e respeitoso do homem para com o Pai Celestial.

De lá para cá, mesmo sendo esta característica inerente e intrínseca do homem, ela foi terrivelmente afetada pelo pecado. É por este motivo que Jesus Cristo veio à este mundo: para desfazer as obras do diabo! (I João 03:08).

Para que haja compreensão da onisciência divina, iniciaremos este artigo descrevendo as características reais da augusta e bendita pessoa de Jesus Cristo: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso." (Apocalipse 01:08) - "E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno." (Apocalipse 1:12-18).

O homem, crendo ou não crendo em Jesus Cristo, terá de prestar contas àquele que veio e padeceu como se fosse réu, porém será o Juiz da humanidade, o qual diante de Si todo joelho há de ser dobrado, quer acreditem ou não: "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Filipenses 02:05-11).

Todos nossos atos secretos, pensamentos não revelados, intenções e desejos do coração, nossas obras, enfim, tudo que praticamos em vida neste corpo, sem exceção, sem balança enganosa e peso injusto, será revelado, exposto e julgado com reta justiça. Porém, para os ímpios e pecadores, um espantoso julgamento os aguarda: o juízo do grande trono branco. Ali tudo será notório e não haverá outra sentença à não ser a da condenação! "E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." (Apocalipse 20:11-15).

Saiba, pois, com toda a certeza, que estás sendo observado por Deus, pelos anjos, pelos demônios, e pelos homens, e o julgamento não será baseado pelo que tu pensas de ti mesmo, nem pelo que os outros pensam à teu respeito, não será baseado em crenças ou religiões, não será, o crivo será o padrão divino revelado na pessoa de Jesus Cristo e a Santa Escritura, a Bíblia. Como vai a tua vida com Deus? Já andas com Cristo? Segues Seu caminho? Suas pisadas? Seu exemplo? Caso negativo, estás despreparado para comparecer com segurança ante Seu trono de glória! "E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração." (I Pedro 04:07) - Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?" (I Pedro 04:17-18).

O caminho para a paz com Deus e a boa consciência é a purificação espiritual pela expiação dos pecados, através do arrependimento e abandono de todo pecado, e da fé no sangue de Jesus Cristo: "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (I João 01:07)

"SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo. Ó Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue. Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão. Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti? Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."

(Salmo 139:01-24)

Fabio Sampaio
Enviado por Fabio Sampaio em 19/03/2019
Código do texto: T6601987
Classificação de conteúdo: seguro