LAODICÉIA: UM RETRATO DA IGREJA MODERNA

Laodicéia: um retrato da igreja moderna

"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca." (Apocalipse 03:15-16).

Para compreendermos o presente artigo, é propício descrevermos as características da cidade de Laodicéia nos tempos bíblicos. Laodicéia, cidade conhecida pelo nome de Laodiceia ad Lycum, situada perto da cidade de Denizli, que nos dias atuais é a Turquia ocidental, à cerca de 60 km a sudeste da Filadélfia, a 10 km ao sul de Hierápolis e à 16 km a oeste de Colossos, se localizava junto ao rio Lico e no fértil Vale do Licos, por essa razão tinha o nome de “Laodicéia do Lico”. E junto com Hierápolis e Colossos se formava um grande eixo político-judicial do continente, cuja localização favorecia o seu desenvolvimento econômico, pois era um cruzamento de importantes estradas da Ásia Menor. Haviam na cidade a indústria de lã que fabricavam roupas e tapetes da cor preta, que na época ditavam a moda, e a medicina especializada em oftalmologia, famosa pelos seus colírios e pelo "pó da Frígia", e também, por haver fontes minerais térmicas que a tornavam um centro terapêutico e turístico.

Fundada no século III aC. ela foi ampliada por Selêucida Antíoco II, e seu nome foi trocado em homenagem a sua mulher “Laodice”, pois antes a cidade se chamava “Diosópolis”, a cidade de Zeus. “Laos” significa povo em comum/leigos e “dicéia” significa costumes/opiniões do povo.

Assim sendo, podemos então dar continuidade ao presente artigo.

Vamos então, agora, à mensagem de Jesus Cristo à igreja da cidade: "E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: "Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 03:14-22)".

O Senhor, Aquele que conhece tudo, queixa-se primeiramente da mornidão espiritual da igreja, da sua auto-suficiência independente, sua miserabilidade, pobreza e cegueira espirituais, reafirmando Seu amor por ela com sua zelosa repreensão e conselho.

De todas as epístolas de João às igrejas da Ásia, esta, aos meus olhos, é a mais contemporânea de todas. Porquê? Basta atentarmos honestamente para a condição geral da igreja moderna, e uma pequena análise já revela o quanto ela diverge do padrão bíblico de Cristo, e o quanto ela se assemelha à igreja de Laodicéia.

Senão, vejamos o quadro geral (salvo número pequeno de exceções) da "igreja". Estamos vivendo os últimos dias, era de igrejas "light", cheias de mornidão espiritual e mundanismo, materialismo, egocentrismo, avareza, pobreza, miséria e cegueira espiritual. Literalmente Laodicéia, a "igreja da opinião do povo".

Laodicéia perdeu sua identidade, se enquadrou ao mundo tolerando seus pecados e abraçou o espírito do anticristo. Se tornou morna por isto, porque não vivia o evangelho em sua plenitude e afirmava uma santidade hipócrita e superficial. Era um misto do santo e do profano, tornando-se repugnante para Jesus e Seus servos, e ainda jactanciava-se de sua condição, por causa da sua miopia e cegueira espiritual. Ora, não é o quadro nítido da igreja moderna?

A igreja moderna tem tudo, mas ao mesmo tempo, não tem nada. Tem tudo no mundo, e tem tudo do mundo, porém do céu muito pouco possui. Templos suntuosos, cheios de conforto e beleza para a natureza carnal, belíssimos corais, dinheiro, pompa, aparência, milhares de "fiéis" que professam ser de Cristo e ser povo salvo de Deus. Será mesmo? Se olharmos para Jesus e Sua Palavra, rapidamente constataremos o contrário. A igreja moderna é morna, cega espiritualmente, igreja mestiça com o mundo, não influencia mas é influenciada pelos modismos e toda sorte de vento de doutrinas e movimentos estranhos ao evangelho.

Hoje, vemos de tudo um pouco do mundo, dentro dos templos e denominações "evangélicas". Hoje, se colocarmos cada crente professo, individualmente no meio dos ímpios, não observamos diferença alguma em seus modos e comportamento. A igreja moderna fala como o mundo fala, veste como o munda veste, pensa como o mundo pensa, é amiga do mundo, não é mais a noiva peregrina do Cordeiro, que anela ansiosamente a vinda de seu Amado, e se mantém pura e santa para o dia do grande encontro.

Vejam, temos "apóstolas e apóstolos", "pastoras" e pastores vivendo em seu mundo suntuoso de concupiscência carnal, amontoando riquezas neste mundo enquanto as almas estão indo para o inferno e muitos membros de suas próprias igrejas perecendo, física, e espiritualmente. Ai deles! Que se apascentam a si mesmos sem temor (Judas 01:12).

Vejam! Os "louvores" que são cantados hoje nas igrejas, existe alguma diferença das músicas que os ímpios ouvem? A letra? Quem disse que música é só letra? Vejam as letras também, auto-ajuda, espírito de vingança, egoísmo, vaidade e materialismo! Tem funk gospel, rock gospel, samba gospel, tudo gospel. Tem todo tipo de atração mundana para agradar os carnais: igreja de rockeiro, de maconheiro, de surfista, de gay, de empresários, de todo tipo pra todos os gostos. Ora, não é Laodicéia? A "igreja do povo"!

Vejam, comparem a igreja primitiva, ou mesmo os crentes mais antigos, com os crentes contemporâneos, e vejam a grande diferença, tão distintos como o é a luz e as trevas! Diferentes em suas preferências, suas vestimentas, seu caráter, sua conduta em relação ao mundo, diferentes em tudo! Hoje, é raridade uma moça casar-se virgem, é estranho uma mulher usar vestes longas e pudicas (I Tomóteo 02:09), é raro ver crianças ou jovens cheios dos dons e do Espírito Santo. Hoje, o povo busca satisfazer sua carne, busca tesouros na terra, e não buscam a santificação, ou quando acreditam que a estão buscando, pela sua miopia espiritual erram o caminho e são facilmente enganados por satanás.

As "irmãs" estão ficando cada vez mais sensuais, andando semi-nuas em seu cotidiano, achando normal usarem calças, que marcam seus corpos e produzem sensualidade e lascívia, apreciam o uso de adornos e maquiagens, porque a primazia delas é o visual, o visível, o atraente aos olhos. Não há diferença alguma das mulheres ímpias. A bíblia condena tal expediente. A moda do mundo influencia o modus vivendi dos "crentes", jovens apreciam mais seus aparelhos celulares do que a leitura bíblica, rapazes que também se vestem em imitação aos seus ídolos mundanos, cabelos arrepiados, brincos, tatuagens, piercings, andam por vezes sem roupas, quando não usam shorts e camisetas regatas, sem nenhum pudor ou modéstia cristãs. As calças "legging" que vieram diretamente do inferno (quem lê, entenda) para o mundo, a fim de trazer adultério e libidinagem para dentro da igreja. Crentes professos frequentando motéis, teatros, apreciando música, filmes e programas mundanos através da televisão, rádio ou internet, literatura imunda, pornografia, e todo tipo de parafernália carnal própria de ímpios, possuem em seus lares e em suas vidas.

Está na hora de ouvirmos a voz do Espírito Santo, que ecoa em nossos ouvidos espirituais: "ARREPENDA-SE IGREJA DE LAODICÉIA! NÃO SE MISTURE COM O MUNDO. DEPENDA DE MIM E SEJA GUIADA POR MIM! BUSQUE SEU TESOURO NO REINO DE DEUS E SIGA A JESUS!"

Laodicéia não tem o calor espiritual de Éfeso, não tem o temor de Esmirna, não tem a fidelidade ao nome de Cristo e a fé de Pérgamo, não tem a fé e as obras de Tiatira, não tem um remanescente imaculado de Sardes e não tem a observância da palavra de Deus e os labores de Filadélfia. É a igreja moderna, uma igreja que não busca bem estar espiritual, mas só físico.

Onde estão nossas fontes de riqueza? Como tem sido nossa vida de santidade? Será que estamos agradando a Deus em nossa forma de ser igreja? Qual tem sido o valor de nossas vidas espirituais?

"Mas, como está escrito: as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam."

(I Coríntios 02:09)

Fabio Sampaio
Enviado por Fabio Sampaio em 19/03/2019
Código do texto: T6601997
Classificação de conteúdo: seguro