A CONSCIÊNCIA HUMANA

A consciência humana

"Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho. " (Romanos 02:15-16).

Por mais que alguém queira levantar-se contra o Criador e ousar afirmar que não há Deus, é inquestionavelmente notório que o homem possui uma faculdade mental e espiritual chamada consciência, a qual foi estabelecida no ser humano pelo próprio Deus.

O dicionário Michaelis assim define o sentido da palavra:

Consciência: sf (lat conscientia) 1 Capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações. 2 Rel Testemunho ou julgamento secreto da alma, aprovando ou reprovando os nossos atos. 3 Cuidado extremo com que se executa um trabalho. 4 Honradez, retidão. 5 Conhecimento. 6 Psicol Percepção imediata da própria experiência; capacidade de percepção em geral.

Desde os primórdios, existe um ser chamado Satanás, que com sua horda maligna vem manipulando cuidadosamente por milênios a fio, a consciência dos homens, e este presente artigo tem como objetivo central trazer à luz estes artifícios diabólicos, bem como mostrar biblicamente as condições e estados de consciência do ser humano.

Observemos o seguinte versículo bíblico: "Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus." (Isaías 57:21). Qual a definição de ímpio, segundo as escrituras? Pecador contumaz, ou seja, aquele que ama e pratica o pecado.

Deus, em Sua infinita sabedoria e bondade, criou o homem com imagem e semelhança divina, e o constituiu de tal forma que houvesse uma necessidade de relacionamento com Seu Criador. As leis naturais imanentes no homem impedem que o mesmo tenha paz enquanto se vive contrário a estas leis. Estas leis estão incutidas na consciência humana. E a consciência não permite que o homem tenha paz enquanto não houver comunhão e obediência à Deus, e quando os homens andam contrários a sua consciência.

Todavia, existem níveis de sensibilidade que podem ser conquistados e atingidos, assim como também existem níveis de cauterização da consciência que podem advir com a corrupção e a ação de satanás e seus demônios. O termo cauterização advém de afligir, repetidas vezes até cessar a dor, como o ferro em brasa que, quando aplicado diversas vezes nos lombos de um animal, fica marcado para sempre e nunca mais sente dor naquele local.

A bíblia fala sobre a cauterização da mente e da consciência pela ação demoníaca: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência" (I Timóteo 04:01-02).

A bíblia também fala sobre a vaidade e entenebrecimento da mente: "E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. Mas vós não aprendestes assim a Cristo, Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade." (Efésios 04:17-24).

Logo, quanto mais o homem afasta-se de Jesus Cristo, tanto mais satanás pode executar seu trabalho de cauterização da consciência humana, lançando o homem no lamaçal do pecado e levando o homem para cada vez mais perto do abismo. Quanto mais pecado, tanto mais cauterizada a consciência ficará. Vejam, a exemplo, que os piores criminosos não sentem o menor pingo de dor ou remorso pelas atrocidades que praticam, isto porque satanás trabalhou muito em suas vidas, e, de tanto pecado e rebeldia, suas consciências ficaram cauterizadas. Podemos observar isto, nos níveis cada vez mais assustadores de cauterização na consciência do povo moderno, com a crescente inversão de valores, o pecado sendo apreciado e estimado: imoralidade, abominações sexuais (homossexualismo, lesbianismo, prostituições, adultérios, fornicação, etc) como sendo coisas naturais e normais, degradação e/ou culto ao corpo, incluindo os piercings e tatuagens, moda degradante, falsa religião e feitiçaria, jogatina, vícios, música torpe, e toda sorte de imundícias vistas com bons olhos pela maioria.

Embora os homens não queiram acreditar na hipótese de que haverá um juízo final, este julgamento é tão certo e verdadeiro como vive o Senhor, e invariavelmente a consciência testifica em seu íntimo que haverá um julgamento daquilo que o homem fizer no decorrer de sua vida. Mas, satanás invida seus maiores esforços para que o homem se esqueça que este julgamento acontecerá.

Tendo isto em mente, como pode o homem desfrutar de uma boa consciência, e desfrutar da verdadeira paz de Deus? Através de se atender aos apelos do Espírito Santo na consciência. O Espírito de Deus é Aquele que atua positivamente na consciência, convencendo o homem do pecado, da justiça, e do juízo divinos (João 16:08), e leva o homem à Cristo, Aquele que pode perdoar pecados e restaurar a condição espiritual do homem para que ele tenha uma pura consciência diante de Deus e dos homens: "Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida." (I Timóteo 01:05). Quanto mais submissão ao Espírito Santo e à bíblia, tanto mais se pode desfrutar da doce calma e iluminação de uma consciência verdadeiramente sadia. Vejamos e sigamos o exemplo do santo apóstolo Paulo: "E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Homens irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência." (Atos 23:01) - "E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens." (Atos 24:16).

Enquanto você não se submeter ao Senhor Jesus, Aquele único que tem o poder de libertar o homem da escravidão do pecado, e viver na condição de pecador, nunca terás uma consciência realmente limpa e nunca poderás desfrutar da verdadeira liberdade dos filhos de Deus.

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor"

(Atos 03:19)

Fabio Sampaio
Enviado por Fabio Sampaio em 19/03/2019
Código do texto: T6602005
Classificação de conteúdo: seguro