Sabedoria além do saber comum.

Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que dúvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos. (Tiago 1:5-8). Aqui vemos Tiago nos ensinar onde buscar sabedoria.

Mas o que é sabedoria? A sabedoria a que Tiago se refere não é o conhecimento de fatos a que denominamos de ciência, nem tão pouco o agir com esperteza. Mas é aquela qualidade do entendimento que aguça a percepção das obrigações morais e a apreensão das realidades eternas. É a atitude de ser capaz de agir em detrimento ao si mesmo para o bem-estar alheio.

Hoje no século XXI vivemos o fenomenal progresso da humanidade, com o acúmulo do conhecimento científico, mas infelizmente não vemos com a mesma velocidade o crescimento da sabedoria. Pois o egoismo ainda impera nos corações tornando-nos seres frios e calculista ou seres que vivem guiados pelas baixas emoções. Hoje a ciência nos revelou coisas que a tempos atrás eram inconcebíveis, mas estes conhecimentos externos e a evolução da tecnologia nos distanciou de nos mesmos. Hoje somos ilhas que isoladas no mar sofre sob as influências da maré.

Conforme um dito antigo a sabedoria é princesa das virtudes, porque ela ornamenta e da vida a todo saber. Ela é a fonte do conhecimento bem aplicado. A sabedoria espiritual consiste em compartilhar do amor divino que vem fogo vivo da comunhão com Espírito. Por sua vez, isso significa que, segundo o N.T., a sabedoria não consiste em mera astúcia humana, em aplicação habilidosa do conhecimento, mas sim do vivenciar de um amor que serve em favor do bem-estar geral. Ou seja, a verdadeira sabedoria se alimenta do prazer de ver o bem crescer em meio da humanidade.

Tiago ainda diz que quem não tem sabedoria é só pedir a Deus e Ele a dará em abundância, ou seja, orar por sabedoria. Por que oração é necessária para a obtenção dessa sabedoria? Por que para o Cristão a oração envolve a confissão de insuficiência moral, de inadequação e de aspiração pela perfeição divina. Ou seja, ter a humildade de entender que algo que está além do nosso intelecto conceber e de nosso alcance pelo esforço humano. Então oramos para que sejamos supridos de sabedoria para melhor viver mesmo diante das dificuldades.

Temos que a pedir devemos fazê-lo e forma firme e sem dúvida, de nenhuma espécie. Temos que estar seguros tanto do poder como do desejo de dar de Deus. Se pede duvidando, sua mente é como a água do mar aberto, a qual é levada de um lado para outro por qualquer vento. Tiago usa uma palavra muito gráfica para descrever a tal pessoa. Diz que é ( διψυχος dipsuchos), que literalmente significa uma pessoa com duas almas, de duplo sentir ou com duas mentes, dentro dela. Uma mente crê, a outra dúvida; e assim a pessoa anda como numa guerra interna na qual a confiança e a desconfiança em Deus, e certamente este se afogará no mar da incerteza.

Aqui entendemos que ao orarmos pedindo algo a Deus devemos investigar o nosso interior para ver se este pedido e um pedido egoísta ou um pedido que coaduna com os ensinamentos de Cristo Jesus, e após esta investigação então oremos pedindo com a firme certeza de que Deus nos dará aquilo que é de melhor para nossas vidas e para a vida daqueles que nos cercam. Eis a real sabedoria que advém de Deus, e está sabedoria nos levará fazer o melhor independente da situação. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 20/03/2019
Código do texto: T6602647
Classificação de conteúdo: seguro