LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ

Lembrai-vos da mulher de Ló...

"E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças." (Gênesis 19:17).

É fato conhecido por quase todas as gentes o episódio da destruição das cidades de Sodoma e Gomorra. Mesmo os irreligiosos e descrentes já ouviram algo à respeito desta história. Mas poucos entendem os reais motivos da ira divina contra as tais cidades, e muito menos ainda são aqueles que entendem a lição espiritual contida nesta porção dos escritos sagrados.

O povo habitante nestas cidades era composto por pessoas extremamente ímpias, a ponto dos nomes destas cidades tornarem-se sinônimos de violência e pecado. Os principais pecados daquelas gentes eram a violência, estupro, incesto, homossexualismo e lesbianismo, prostituição, avareza, maldade, ausência de amor e hospitalidade, mas obviamente muitos outros pecados eram praticados sem refreio algum. De Sodoma deriva a palavra "sodomia", que significa estupro, homossexualismo e anti-hospitalidade. Até mesmo na ocasião do julgamento, os sodomitas não demonstraram um pingo de misericórdia ou arrependimento, e desejaram estuprar os anjos do Senhor que foram mandados para destruir aquele povo, pois o "trote" para qualquer forasteiro que adentrasse na cidade era este: estupro e violência até a morte. (Gênesis 19:01-11).

Deus, sendo infinitamente justo e bom, jamais ordenou a destruição de qualquer nação ou povo sem que houvesse motivos justos. Por anos a fio, Deus contemplara a maldade do lugar, até que o cálice da ira divina se encheu, não restando outra alternativa senão somente o juízo. Vejamos: "Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei." (Gênesis 18:20-21). Deus ainda disse que se houvesse pelo menos 10 justos nas cidades, não os destruiria (Gênesis 18:31-33).

Todavia havia um homem, habitante da cidade de Sodoma, chamado Ló, sobrinho de Abraão, o qual era justo diante de Deus, e vivia enfadado em seu espírito pela condição pecaminosa ao seu derredor. Por este motivo, e também por amor de Abraão, Seu servo, Deus determinou o livramento de Ló, assim como de toda sua família. (Gênesis 19). Ló escolheu Sodoma para habitação, movido pela beleza e fartura do lugar, mas não sabia o padrão moral daquela sociedade (Gênesis 13:10-11). Deus se apiedou e livrou-o juntamente com sua família, excetuando sua esposa que foi convertida numa estátua de sal.

E porquê a mulher de Ló foi convertida numa estátua de sal? Como vimos no versículo áureo deste artigo, a ordem divina era clara para que não olhassem para trás, todos obedeceram, menos a esposa de Ló. Fica implícito no texto que o motivo pelo qual ela pereceu foi pela rebeldia em relação às determinações divinas e o seu apego a Sodoma.

Isto posto, agora podemos então absorver os princípios e lições espirituais que Jesus nos quer ensinar. Disse o Senhor, de modo sucinto, enquanto transmitia suas palavras acerca da chegada do reino de Deus: "Lembrai-vos da mulher de Ló." (Lucas 17:32). Na maioria das vezes, o Senhor não transmite Sua mensagem de maneira explícita ou mastigada para as pessoas, de modo que somente os verdadeiramente interessados na compreensão da mensagem sejam capazes de compreender o real significado.

Jesus estava falando sobre as últimas coisas e os últimos tempos da humanidade, e em relação a eminência do juízo divino, Ele alertou Seus servos, dizendo: Lembrai-vos da mulher de Ló...

Precisamos perscrutar a mensagem e compreender como estava o coração da mulher de Ló para podermos entender o que o Senhor quer dizer.

Obviamente a mulher de Ló olhara para Sodoma com ar de desgosto em ter de sair de lá, demonstrando por sua atitude que amava a cidade. Se ela amava a cidade, é porque gostava de viver ali. Se ela gostava de viver ali, ela não se importava com a impiedade do lugar. A mulher de Ló, portanto, é sinônimo de amor ao mundo, e a aceitação de seus valores e comportamentos, e independência de Deus. O descaso dela em relação à Deus e seu apego a Sodoma foram as causas da sua destruição.

Assim, fica muito cristalino o que Jesus quer nos ensinar, para que vivamos de modo contrário ao modo da mulher de Ló, em amor para com Deus e separação do mundo. Veja a consonância disto com outros textos das escrituras: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (I João 02:15) - "Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo." ( João 17:14) - "Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia." (João 15:19) - "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." (I João 02:16) - "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." ( Tiago 4:4).

Portanto, sigamos o conselho divino: "Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso." (II Coríntios 06:17-18).

O verdadeiro cristão é aquele totalmente diferente do ímpio e seus padrões, fala diferente do mundo, veste diferente do mundo, tem gostos e vontades diferentes do mundo, suas palavras e ações, enfim, em nada se assemelha aos ímpios: "Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve." (Malaquias 03:18).

Abominação sem igual são os crentes e igrejas que se assemelham ao mundo em seu modus vivendi. Hoje há de tudo no meio evangélico, "louvores" idênticos as músicas seculares, a moda mundana ditando o padrão, bailes, shows, motéis, igrejas que mais parecem circos e casas de show do que casas de oração.

Você se difere das pessoas ao seu redor? Seu modo de vida é igual ao deles? Os ímpios podem te distinguir deles mesmos? Você se veste como eles? Fala como eles? Anda como eles? Vive como eles? Se mistura com eles? Se sim, então necessário vos é nascer de novo! Sigamos a Jesus e procuremos viver e andar como Ele andou. Fica a mensagem:

"Lembrai-vos da mulher de Ló."

(Lucas 17:32)

Fabio Sampaio
Enviado por Fabio Sampaio em 20/03/2019
Código do texto: T6602884
Classificação de conteúdo: seguro