A BATALHA ESPIRITUAL

A batalha espiritual

"O destruidor subiu contra ti. Guarda tu a fortaleza, vigia o caminho, fortalece os lombos, reforça muito o teu poder. " (Naum 02:01)

Do âmbito do espírito, mas também do corpo, de cunho místico, mas uma realidade material, a batalha espiritual afeta a toda raça humana, quer a ateus, céticos, livres pensadores, e principalmente, aos cristãos. Independentemente de religião, esta dualidade entre o bem e o mal é bem real e verdadeira, e muito mais séria do que a grande maioria possa conceber. Muito longe de ser ficção, ou história de carochinha, os poderes das trevas, e os poderes da luz, estão operando no mundo, e o foco de tudo é o homem, a coroa da criação de Deus.

Este presente artigo tem por objetivo descortinar a ação nefasta dos poderes das trevas, bem como demonstrar também a responsabilidade do homem no combate espiritual, e as consequências da incredulidade e do descuido do bem estar espiritual.

Conforme registrado nos escritos sagrados, houve uma rebelião de uma terça parte dos anjos, que foram criados antes do homem, sendo esta rebelião causada por Lúcifer, que veio a ser debelado do céu e está sujeito ao juízo Divino. Este ser, que agora é o diabo e Satanás, lidera esta terça parte de anjos caídos, que também foram debelados, e hoje são os demônios. (Apocalipse 12:03-04, Isaías 14:11-23, Ezequiel 28:11-19, ). Estes seres, são espíritos que se tornaram em sua queda tão imundos e cruéis, a ponto de nossa capacidade humana não conseguir vislumbrar o grau de ódio e impureza a que estas criaturas chegaram. Portanto, seja notório que o principal intuito de Satanás é denegrir, flagelar, corromper e matar a principal e amada criação de Deus: o homem. (I Pedro 05:08, Apocalipse 12:12)

O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, e esta 'Imago Dei' ele ainda carrega em si. (Gênesis 01:26). O diabo, como querendo afetar de alguma maneira ao Criador, visto que não pode, procura então destruir e levar os homens à rebelião e independência de Deus, e se possível, fazê-lo adorar e servir aos demônios por livre e espontânea vontade. Expulso do céu, Satanás ficou furioso quando caiu na terra. O primeiro ataque desferido por Satanás na terra foi no jardim do Éden. Sua fúria não se desfez quando derrubou Adão e Eva. Ele continuou desferindo os seus golpes devastadores contra a humanidade. Ele está furioso principalmente contra os que servem a Deus. Adão e Eva não foram as suas únicas vítimas, mas os demais homens também são alvo deste terrível agente do mal. Estes demônios ainda possuem uma força sobre a criação (por um tempo divinamente determinado), e a utilizam para o mal, colocando doenças nos homens, induzindo à promiscuidade, à imoralidade, ao ódio, e toda sorte de erros e pecados aos filhos dos homens.

Usando de astúcia e falácia, ele conseguiu persuadir Eva e Adão à desobedecerem à ordenança divina, e assim, da mesma maneira ele age no mundo juntamente com suas hostes para levar o homem ao pecado. Pecado é transgressão, culpa, defeito, falta, vício, ofensa às leis de Deus, por livre e espontânea vontade. A primeira falta cometida por Adão e Eva no Éden, resultou no estado de degradação em que são concebidos os descendentes de Adão, por consequência daquela sua primeira falta e desobediência.

Assim sendo, o homem jaz em estado de pecado até que alcance a provisão divina da regeneração, que é outorgada na Augusta Pessoa de Jesus Cristo, pelo Espírito Santo. Naturalmente o homem está inclinado ao mal e ao pecado, e não ao Criador e ao bem, tanto mais ainda pela influência degradante e nefasta dos maus espíritos comandados por Satã.

Nesta peleja estão engajados todos os homens, quer queiram, quer saibam, quer não. Existem apenas dois lados nesta batalha, o lado do bem, e o lado do mal. Existem apenas dois senhores aos quais podemos servir: Jesus Cristo, ou Satanás. Servirás a algum destes. Se não quiseres servir a Jesus Cristo voluntariamente, involuntariamente estarás servindo a Satanás e aos demônios. Por isto as escrituras se referem ao diabo como o deus deste século mau (II Corintios 04:04), porque domina sobre a vida daqueles que estão fora do reino de Deus, do senhorio de Jesus Cristo.

Todos podemos observar a extrema corrupção da raça humana e a incapacidade da religião em reformar o homem, mesmo aquelas religiões que apregoam um padrão ético e moral elevados, são ineficazes neste combate, porque somente o Espírito Santo é capaz de transformar o homem em nova criatura, pelo poder de Deus.

A Bíblia Sagrada demonstra como podemos vencer nesta peleja. Leiamos o que está escrito na epístola aos Efésios: "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos." (Efésios 06:10-18).

Analisemos o texto supra citado: Só há Um no qual podemos vencer e nos fortalecer: no Senhor. Jesus é o Senhor, e não há outro nome dado nem no céu e nem na terra pelo qual devamos ser salvos (Atos 04:12). Só Ele pode vencer o diabo e os demônios, e no Nome D'Ele é que podemos expulsar os demônios verdadeiramente. Não se expulsa demônios por qualquer outro, qualquer ação fora do nome do Messias é teatro de Satanás. - Se faz necessário nos revestirmos da armadura de Deus para conseguirmos ficar de pé no combate contra o mal, toda ela, e não somente partes dela. - Há uma hierarquia demoníaca, e nossa luta é contra estes poderes. Há também uma hierarquia angélica de Deus, à nosso favor. Nossa luta não é contra o homem, nem devemos querer nos vingar daqueles que são usados pelos demônios para nos prejudicar. - As partes da nossa armadura, vejamos a seguir algumas considerações:

Lombos cingidos com a verdade: a verdade como está revelada na Bíblia Sagrada. Esta verdade que Satanás tanto luta para deturpar e corromper, instilando suas idéias pelas religiões e por homens enganados, procurando corromper a todo custo os ensinos das escrituras. Devemos encher nossas mentes da Palavra de Deus, e vivermos os ensinamentos dela com inteireza de coração, aplicando diariamente as palavras de Jesus Cristo em nossas vidas. Se amamos a Deus, amamos Sua Palavra, e por ela vencemos Satanás e os demônios, pois através Dela andamos na vontade Divina e obtemos poder para vencer o pecado.

Vestindo a couraça da justiça: nossa justiça é Jesus, e se faz necessário nos revestirmos da justiça que emana de Sua Pessoa. Deus é um Deus justo, e este atributo Ele deseja ver em nós. Pela nossa retidão, piedade, honestidade, e caminho na vereda da santificação, como de uma couraça de proteção nos cingimos contra toda sujeira deste mundo. Seguindo Jesus e suas pisadas, obtemos a verdadeira justiça do céu.

Calçando nossos pés no evangelho da paz: Evangelho significa boas novas. Existem falsos evangelhos pelo mundo, mas só o evangelho de Jesus Cristo salva o pecador. Novamente uma exortação para andarmos de forma coerente no caminho traçado pelo evangelho de Cristo, pois os nossos pés no decorrer da nossa caminhada, irão pisar em terras árduas de falsas doutrinas e ensinamentos diversos instilados por demônios. Caminhos de grande sujeira mundana, cuja proteção temos apenas na senda do Mestre.

Tomando sobretudo o escudo da fé: Fé em Deus. A fé de Jesus não consiste apenas numa confissão vaga e frívola, de boca para fora, mas de uma atitude positiva, e a crença verdadeira que resulta numa obediência sincera e voluntária. Por esta fé podemos apagar todas as flechas demoníacas arremessadas contra nós, porque, qualquer conceito ou palavras vindo das trevas, tendo a luz da fé bem acesa em nossos corações, caem por terra pelo poder deste escudo glorioso.

Tomando o capacete da salvação: a salvação provida por nosso Senhor. A Bíblia diz que devemos operar a nossa salvação com temor e tremor (Filipenses 02:12), portanto, ela não é algo automático, mas devemos conservá-la e mantê-la em nossas vidas. Só o pecado pode nos separar da comunhão com Deus e nos fazer perder a dádiva da salvação que nos é dada por Jesus. Portanto, na nossa cabeça, este capacete nos protege. Cuidemos, sobretudo, da salvação de nossas almas.

Manejando a espada do Espírito: eis mais uma exortação, enaltecendo o poder do correto manuseio das escrituras. Aquele que se adestrar no correto uso da Bíblia, terá poder para avançar em ofensiva contra o império das trevas, e poderá ser útil para salvação, tanto de si mesmo, como de outras pessoas. A Bíblia é a espada do Espírito Santo, e por ela podemos fazer Satanás e seus demônios bater em retirada. Assim como o próprio Jesus combateu Satanás em sua tentação no deserto pela Palavra, também devemos o fazer nos assaltos que sofremos da parte do Tentador.

Orando em todo tempo: agora, eis como podemos nos proteger, e levar adiante os planos de Deus: orando. Pois dependemos totalmente D'Ele, e pela oração nos comunicamos com Aquele que vive e reina para todo o sempre, O qual têm todo poder, nos céus e na terra, e pode intervir aqui no mundo em favor dos santos. Só pelo poder da oração que podemos resistir aos ataques de Satanás, e ajudarmos aqueles que estão em perigo. A oração é o canal da manifestação do poder divino em nossas vidas, pela qual podemos alcançar muito além de nossa débil compreensão humana. Pela oração se alcança curas, milagres, providências, socorros, livramentos, libertações, inspiração, dons materiais e espirituais, e a lista seria interminável, tamanho alcance do poder da oração, visto que o poder de Deus é ilimitado, e tudo é possível àquele que crê. Quem ora, é porque crê. E se encerra a exortação paulina afirmando que devemos vigiar nisto, ou seja, empregarmos toda atenção e esforço nisto mesmo.

Se não estivermos enxertados e enraizados em Jesus, certamente iremos sucumbir neste combate, e infalivelmente estaremos sob o domínio do pecado e do poder das trevas.

Como não dispomos do tempo e do espaço necessário para tão grande tema, resta agora que o caro leitor tome posse das informações adquiridas aqui, e se engaje neste combate valorosamente, e com a ajuda do Espírito Santo, iremos vencer todo pecado, nossa carne, o mundo, e o maligno com suas hostes infernais. Com Jesus, venceremos!

Na batalha contra o mal, sê valente! Segue em marcha triunfal, sê valente! Olha o alvo que á Jesus, Que à vitória te conduz; Ó não deixes tua cruz, Sê valente!

[Sê valente! Pelejando por Jesus, Sê valente! Nunca rejeitando a cruz! Firme sempre no amor, Com indômito valor, Cheio do Consolador, Sê valente!] - refrão

Se o maligno t’enfrentar, sê valente! Lutarás sem recuar, sê valente! Seja aqui, ou onde for, Escudado no Senhor. Mostrarás o teu valor; Sê valente!

Co’altruísmo, com poder,sê valente! Franco, sem o mal temer, sê valente! Aos caídos em redor. Manifesta-lhes o amor; E serás um vencedor; Sê valente!

O Evangelho a proclamar, sê valente! No Brasil, em terra ou mar, sê valente! Tua vida enobrecer! Sempre com Jesus viver, E a ti também vencer; Sê valente!

(Hino 225 - Harpa Cristã)

Fabio Sampaio
Enviado por Fabio Sampaio em 20/03/2019
Código do texto: T6602900
Classificação de conteúdo: seguro