PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 16,19-31)(21.03.19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, a solidez da fé nasce de nossa permanente comunhão com o Senhor por meio da oração e da prática de sua divina misericórdia; caso contrário, sofremos a tentação de buscarmos nas criaturas a consolação que somente Ele pode nos dá. Uma outra grande tentação que sofremos é a chamada "síndrome de Adão" que consiste em se achar autossuficiente, ou seja, "sereis como Deus" por si mesmos. Meu Deus, como se enganam os portadores dessa síndrome.
.
Caríssimos, a vida é dom de Deus e somente Nele ela é eterna, mas nem todos aceitam essa verdade, por isso, se apegam às criaturas pensando encontrar nelas uma satisfação permanente, como vimos com o rico opulão do Evangelho de hoje. Sem dúvida, se tem um bem neste mundo que os homens mais buscam esse se chama dinheiro, uma vez que aparentemente ele gera poder, fama e o famigerado prazer.
.
Com efeito, a primeira leitura de hoje desmonta por completo a síndrome da Autossuficiência que tanto afasta os homens da obediência e da comunhão com o Senhor. Diz o Profeta Jeremias: “Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar na secura do ermo, em região salobra e desabitada."
.
Conclusão: A parábola que Jesus nos conta na liturgia de hoje é repleta de ensinamentos que nos liberta da riqueza material como um fim em si mesmo; nos liberta ainda da falsa doutrina da reencarnação, pois essa é uma farsa montada por Satanás para negar a ressurreição de Jesus e de todos o que nele creem; e por fim nos ensina que o nosso devir é gerado aqui em meio às muitas provações que padecemos como Lázaro que foi levado ao seio de Abraão pelos anjos devido as muitas privações que aqui sofreu.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.