A BÍBLIA DE CARREIRINHA – OS SEIS JUIZOS DE DEUS EM RELAÇÃO À QUEDA – 1 parte

Existem seis juizos de Deus em Gênesis, em relação à Queda. Devemos lembrar sempre que a Bíblia é um livro histórico, didático, espiritual, mas é também um livro de exemplos. Eu acredito que tudo que está na Bíblia serve de exemplo para a vida diária.

No capítulo 1 de Romanos, temos uma lista de pecados pavorosa, que dá medo. O medo é que sabemos que qualquer um pode praticar, até nós. A nossa oração é para que Deus tenha misericórida de nós e não nos deixe pecar, pois temos essa tendência.

Mas essa lista de Romanos 1 nos mostra que ela é um juizo. Observe: “Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações.” Rm 1.24 “Pelo que Deus os entregou a paixões infames.“ Rm 1.26 “E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm.” Rm 1.28

Nós temos três vezes repetido que Deus os entregou a praticarem o pecado. Então o pecado é juizo. Quando as pessoas pecam, o seu pecado é um juizo. Quando a pessoa peca, o Espírito Santo se afasta e os demônios se aproximam e Deus então julga o pecado, se a pessoa não se converter.

Gênesis nos mostram seis juizos, mas a Bíblia também vai nos apresentar o oposto do juizo, a satisfação de Deus, que é a nossa benção.

1. JUIZO: EXPULSOS DO JARDIM

Aprendemos que Deus tem um chamado geral para a humanidade e um chamado especifico. O chamado geral é ressistivel, mas o chamado específico é irresístivel. O pecado afasta o homem da presença de Deus e afasta Deus da presença do homem. E não poderia ser de outra maneira, pois são reinos diferentes. O Reino das Trevas é o oposto do Reino de Deus. Quando estudamos o governo de Deus, aprendemos que todo reinado vem com um governo, ou uma maneira de governar. Um oponente que queira o trono, se conseguir depor o rei vigente, irá impor um novo reinado, com um novo governo, uma nova maneira de governar. É muito clara a diferença para nós da Batalha Espiritual que a Bíblia apresenta: O Reino de Deus é o reino do Criador, que tem para nós um plano de salvação e bondade; o Reino das Trevas é um reino onde o Diabo quer o nosso mal, porque ele não conseguiu atingir a Deus. Uma coisa que muito me esclareceu, um dia, foi que numa pregação um irmão nos disse que Satanás não exige de nós adoração e nem amor pra o seu reino, basta a pessoa pecar, para mostrar para Deus que ele, o Diabo está vencendo.

O pecado já é expulsão do Reino de Deus, pois o Reino não admite o pecado. O Reino de Deus é um Reino de Graça e Deus é santo e seus anjos são santos e tudo o mais no Rino de Deus é santo. O pecado é a intrusão do outro reino, o Reino das Trevas, querendo contaminar o Reino de deus. Só existe uma solução para o pecado num Reino Santo, a expulsão. Quando o homem peca, automaticamente ele está sendo retirado do Reino de Deus e convidado a se retirar. O Espírito vai se afastando dele, apesar que lentamente, não de uma vez, mas quando alguém cai, entendemos que houve um processo de no minimo meses, ou anos, até que a sua queda acontecesse.

Muitas pessoas criticam, mas é melhor estar capengando dentro da casa de Deus, do que fora dela. Dentro da Igreja sempre há a possibilidade de Deus uma hora dessas perdoar o pecado e levantar o caído. Mas lá fora, no mundo, vai ser mais dificil.

PARA UMA MUDANÇA NA FORMA DE ENSINAR TEOLOGIA

Muitas pessoas não compreendem corretamente o Evangelho. Deveríamos gastar tempo nas passagens que mais nos chamam a atenção, em oração, leitura e estudo da Palavra, assim como a dependência do Espírito para compreendermos melhor o que a Bíblia nos apresenta. Deveríamos gastar tempo para fazer mos a nossa Teologia, ou dito de outro modo, estudarmos as muitas Teologias e compreender o máximo possível io que a Bíblia diz para nós, para a nossa época e chegar num consenso de Evangelho com as tantas Teologias, senão nós seremos pessoas levadas por ideias dos outros e não pelas nossas. Havendo divergências em relação a algum assunto da Bíblia, devemos orar até o Espírito nos confirmar no coração, juntamente com muitos estudos da Bíblia e outros livros e outras Teologias, que aquilo é daquela maneira.

Eu não fiz uma escola de Teologia, mas baixei da Internet todos os importantes livros de Teologia e estudei todos. A Teologia Sistemática é mais ou menos assim, em todos os importantes livros de Teologia: As Escrituras, Deus, O Pecado, O Mistério de Jesus, O Espírito Santo, A Igreja e as Ultimas Coisas. As grandes divergências do Pentecostalismo com a Igreja Reformada são de liturgia, e as doutrinas do Batismo da Igreja portanto do Espírito Santo e a Volta de Jesus Pré-Tribulação para a Pentecostal e a Volta na Tribulação, para a Reformada.

Já se disse que a Internet é comparada com a famosa Biblioteca de Alexandria, que na época, dizia-se ter todo o conhecimento do mundo. A Internet, além do acumulo de dados, como cinema, TV, musica, livros e artigos, dá a possibilidade que qualquer um, até mesmo a pessoa desqualificada, não profissional das letras, poder produzir conteudo. Isso é bom e é ruim, pois se de um lado agrega conhecimento, do outro expõe baixezas humanas. O melhor do homem e o pior, nesses, ainda primeiros passos da Internet aberta a todos.

Inguém pode me chamar exatamente de um leigo, pois além da leitura da Bíblia, quatro vezes, estudar todas as grandes Teologias e muitas matérias importantes que formam uma Igreja, estou antenado ás novidades literárias, principalmente em relação à Igreja cristã. Me arrisco até a dizer que um dos mais importantes assuntos do século XXI, até agora, para a Igreja é sobre as sociedades liquidas, amor liquido e vida liquida, fluida, rápida, sem bases, sem firmeza, quase inócua, vazia de sentido ou de alicerces, colunas. A Igreja deveria estudar a fundo esse novo assunto, para se compreender e compreender o povo que trafega na sua Igreja.

Ainda uma ultima palavra sobre Teologia: Reciclagem. Na minha caminhada eu já me deparei com muita gente formada em Teologia, porém muitos deles, quase a maioria, estudou um dia, mas passado pouco tempo já não sabe discorrer sobre aquele assunto e sinto dizer, sobre os demais assuntos também. Eu já falei aqui que a forma que se ensina Teologia deveria mudar. Numa Teologia Batista, o professor vinha com um questionário mastigado, onde era só preencher a folhinha. Coisa de criança. Um ensino ridiculo. Hoje em dia com os recursos que temos, o Teólogo deveria sair um cientista da faculdade, mas a impressão que tenho é justamente o contrário disso. Me parece até que as Teologias atuais estão mais emburrecendo do que fazendo pensar. Outra coisa que deveria ser obrigatório, é a matéria Homilética. Se alguém, homem ou mulher está fazendo Teologia, é para ensinar e pregar melhor na sua Igreja. Do jeito que está sendo feito, não está valendo de nada. Apesar de que todos sabemos que a Teologia não forma um pastor (por exemplo), mas lhe dá capacitaçõesp ara ser um melhor pastor. A Teologia não forma um pregador, só dá mais bagagem. Como disse ontem na Escola Dominical: Tem gente que prega e tem o pregador, me referindo a quem tem o dom e a quem não tem.

Teríamos escolas teológicas melhores, se dada uma matéria, as pessoas estudassem e depois discutissem sobre o assunto. Por fim o professor viria com a exatidão da resposta. Não poderia ficar de fora o futuro Teólogo conhecer pelo menos os mais atuais e usados livros de Teologia do momento. O que ocorre é que as escolas teológicas só mostram o seu livro, o ue defende a sua denominação e não mostra o oposto a isso. Temos teólogos saindo das faculdades com enormes deficiências e disparidades na Palavra. Na verdade nós temos teólogos que não são teólogos. Ele estudou quatro anos, mais ou menos e saiu da escola com algum conhecimento, porém muito abaixo do esperado. E mais uma vez afirmo que a dificuldade está na forma do ensino e não propriamente no que se ensina.

E se as grandes divergências entre a linha pentecostal ou a reformada estão a respeito do Espírito Santo e da Volta de Jesus, então essas deveriam ser dirimidas. Imagine um pastor com dificiências em qualquer uma dessas áreas, ensinando errado sobre o assunto.

2. SATISFAÇÃO: DE VOLTA PRA CASA

O pecado expulsou o homem do Jardim. A compreensão é que a humanidade foi expulsa da presença de Deus. Voltar para o Criador, sem saber exatamente quem ele é e onde mora, ou como fazemos isso, é uma tarefa então impossível, sem a ajuda Dele mesmo: Deus. Precisamos compreender desde o inicio que sem o Espírito Santo, nós não andamos um passo até Deus. Não podemos, somos impossibilitados pelo nosso pecado.

Depois que o homem foi expulso, Adão e Eva tiveram dois filhos, primeiro Caim e depois Abel. Um dia, no futuro, o menino Abel cresceu e fez um sacrificio a Deus. Matou um bezerro e ofertou a Deus numa fogueira, ou um altar. O sacrificio e Abel era profético e inspirado pelo Espírito Santo. A fogueira nos remete ao altar, o animal inocente, ao sacrificio de Cristo, o inocente que morreu pela humanidade pecadora. O sacrificio de Abel foi um culto a Deus, o que nos lembra a Igreja. Então cultuar a Deus na Igreja é voltar para casa, para o Jardim, para a presença de Deus.

3. JUIZO: A TERRA AMALDIÇOADA

Em Gênesis 3 Deus disse que o homem iria trabalhar com o suro do seu rosto, quer dizer, a terra não seria mais tão boa para com ele, mas produziria espinhos e abrolhos. Deus então amaldiçoou a Terra, devido ao pecado de Adão e Eva. E a maldição na Terra é principalmente para o trabalho.

Uma das coisas que aprendi com o tempo é ue se nós vamos trabalhar com o suor do rosto e isso é palavrfa de Deus e não se pode mudar, nós podemos pedir para suar menos. Eu trabalhava com serviço pesado, em gráfica, pegando caixas pesadas e resmas de papel, enormes, pesadas e sem jeito de carregar, assim como trabalhando de ajudante de caminhão. O serviço era pesado e me esgotava. Quando ficava o domingo em casa, eu ficava deitado quase que o dia inteiro, de tão cansado. Ai o Espírito me ensinou a orar, pedindo para suar menos. Com o tempo me voltei para a área de Informatica. Hoje trabalho num escritório das 14 as 20.15 hs. Quando dá 16 hs todos na sala vão embora, ficando eu sozinho. Eu fico praticamente cobrindo o plantão, estou ali para resolver o mais urgente, quando tem. São muitos os dias que fico das 16 as 2hs vendo Internet, sentado, tomando café. O salário não é essas coisas, mas o trabalho é maneiro.

4. A SATISFAÇÃO A DEUS, EM RELAÇÃO A MALDIÇÃO SOBRE A TERRA: CRISTO JESUS

Sobre a Cruz de Cristo nós temos o ensino sobre a Cruz, ou a semana da Cruz e o momento da cruz. Nós temos a semana que precedeu a sexta-feira, onde Jesus foi crucificado e morto e temos os dias seguintes on de Jesus ressuscitou no domingo. Então temos a Cruz, ou a semana da Cruz, que engloba muitos acontecimentos, e temos o momento da Cruz, as seis horas que Jesus ficou crucificado, das 9 as 15hs.

Nós precisamos entender que o ensino sobre a Cruz de Cristo não é só o momento da Cruz, a sexta-feira. Até a ressurreição é Cruz, ou efeito dela. Sendo assim, depois de chicoteado, Jesus levou a Cruz nas costas pelo centro de Jerusalém até o Gólgota, que era um morro próximo, do lado de fora dos muros de Jerusalém. Nesse tempo o seu sangue caiu sobre a terra, retirando dela a maldição da Terra, do planeta. E por ser Jerusalém considerado o centro do mundo, e a capital de Israel o centro financeiro do mundo, então o sangue de Cristo veio purificar e retirar a maldição. Ai está asatisfação de Deus em relação a maldição no Jardim no Éden. O Éden, ou o planeta Terra está agora livre da maldição, tanto no planeta, quanto nas finanças, em cristo. O detalhe é em Cristo. Fora de Cristo o planeta e as relações trabalhistas continuam amaldiçoadas, mas em Cristo tudo se resolve. Porém para isso devemos agir com os direcionamentos do Reino de Deus e não os da Terra.

Mas eu ainda posso orar pedindo que Deus sare a minha terra, o meu terreno, as minhas finanças, a minha plantação. Eu posso orar em relação a todos os juizos e pedir misericordia. Todos podemos.

Continua...

Amém.

Paulo Sérgio Lários

pslarios
Enviado por pslarios em 21/03/2019
Reeditado em 21/03/2019
Código do texto: T6603451
Classificação de conteúdo: seguro