Revisando interpretações

REVISANDO INTERPRETAÇÕES

Certo visitador, tinha intenção de orar por uma anciã, em sua residência. Mas, foi encontrá-la na casa do vizinho dessa “dita cuja” anciã, do outro lado da rua.

Abriu a Bíblia no texto de Isaías 53.1-6. Leu-o e comentou.

Dentre a sua fala surgiram colocações consoladoras à anciã visitada e algumas referências que percebi estava um pouco eivada de “teologia de prosperidade”. (Prosperidade material, é claro!)

PRIMEIRAMENTE disse que: (1) “Jesus nunca ficou doente”. “Não devemos aceitar a doença”. (2) “Ele levou sobre a cruz todas as nossas enfermidades”. (3) “O Diabo vem roubar, matar, destruir”.

Quanto à primeira assertiva do visitador, nada disse, mas contradigo aqui. Então poderíamos dizer também: se Jesus não se casou, então, quem quer segui-lO, não deve jamais casar-se! Mesmo os que são aptos para tanto!

Jesus foi batizado no rio Jordão! Então, todos nós devemos ser batizados no rio Jordão, mesmo quem não mora por perto e não tem condições nenhuma de pagar uma viagem até Israel!

Jesus foi batizado com 33 anos de idade! Então, todos os candidatos a batismos tem que ter, no mínimo, 33 anos de idade e não a fé, que é o requisito único apontado no Evangelho de João, no livro de Atos, nas Epístola aos Efésios e aos Colossenses.

Jesus não se formou em nenhuma faculdade ou se deixou levar pela cultura dos gregos! Então, ninguém deve se matricular em Faculdade alguma, muito menos se deixar levar pelos conselheiros de cultura deste mundo, nem estar entre os Filósofos ou Acadêmicos deste mundo! Mesmo sabendo que as Faculdades e Academias tem seu lugar e valor!

E assim por diante. Onde Jesus não falou, não fez e não foi, não devemos fazer o contrário? Não! Nem tudo! Há assuntos que Ele não abordou, coisas que não fez e lugares que não foi, podemos, desde que não sejam imorais, que não prejudiquem a nós e a ninguém, ou seja, não sejam contrários à Palavra de Deus, podemos falar, fazer e ir!

A SEGUNDA ABORDAGEM do visitador foi dizer, referindo-se à administração de curas que “Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Citação de Hebreus 13.8).

A estas alturas, tive que interrompê-lo, dizendo que nem todas as curas Jesus realizou, porque a finalidade das curas era para mostrar sua Messianidade ou sua identidade como Messias desde o VT e que nem sempre as realizou e que Deus também muda. Administrativamente Ele muda. O que não muda é a Sua natureza e Seu caráter. É só observar com detalhe o texto de Hebreus 13.8: “Jesus é o mesmo”. Aqui não se diz que Ele faz o mesmo! O VERBO SER (“Jesus é”), no presente do indicativo, 3ª pessoa do singular, tem a ver com a sua NATUREZA E CARÁTER imutáveis, que a Ele (Jesus) cabe muito bem!

Veja agora os textos que Deus mudou administrativamente em Mt 10.5-6 c/ Mt 28.19-20 e Mc 16.15. (Primeiro “às ovelhas perdidas da casa de Israel” e depois a “todo o mundo”).

ANTES DE SEU MINISTÉRIO TERRENO (de 3 anos e meio, cf Lc 3.23), Ele não realizou milagre algum - (“ontem” de Hb 13.8), pois o 1º MILAGRE se deu em Caná da Galiléia (João 2.11), sendo o 2º também no mesmo lugar, conforme João 4.46, 54 - (“hoje” de Hb 13.8). Mudou ou não mudou administrativamente?

Mencionei também Isaías 53.4-6, dizendo que o verso 4, se refere às DOENÇAS FÍSICAS, que Ele fez cumprir durante o Seu Ministério terreno, conforme diz Mateus 8.17 (Confira: Is 53.4 c/c Mt 8.17). E que, os versos 5 e 6, se referem às DOENÇAS ESPIRITUAIS (o pecado) que Ele levou sobre o madeiro – a cruz, conforme foi comentado pelo apóstolo Simão Pedro, em sua Epístola - 1ª Pd 2.24. Isto está bem claro para nós. As enfermidades espirituais levou-as Jesus sobre o Calvário. (Confira: Is 53.5-6 c/c 1ª Pd 2.24).

Lembrei, em seguida, que Jesus não levou sobre a cruz as curas físicas, porque quando Ele curou a sogra de Simão Pedro de uma febre gravíssima, em seu leito, Ele o fez ANTES DE IR PARA A CRUZ. Como levou sua enfermidade física, se ainda não havia ocorrido o evento do Calvário em Sua vida?

Então, meu irmão visitador, citou a parte bíblica que consta de 1ª Pd 1.20, assim: (o Cordeiro) “conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós”. Querendo refutar minhas alegações ilustradas no episódio da sogra do pescador de Betsaida.

Mas, se analisarmos bem este verso, veremos que: na mente de Deus, teoricamente (dentro de Sua Presciência), Jesus foi morto na eternidade. Isto quer dizer que o que Deus diz acontecerá! É certo! Mas, por outro lado, verificamos que o verso tem duas partes naturais, bem claras (uma a priori: “antes da fundação do mundo” e outra a posterior: “porém manifestado no fim dos tempos”). A priori, está na eternidade com Ele, em Sua Presciência, os seus planos teóricos. A posteriori, está o cumprimento ou execução desse Majestoso Plano, começado a ser revelado no Proto-evangelho de Gênesis 3.15 e cumprido no Calvário, com Sua morte de cruz, que se deu no tempo da vigência ainda do Império Romano. (Ver Gálatas 4.4. Comparar com a parte final de 1ª Pd 1.20). Em suma: a morte de Jesus na cruz, na plenitude dos tempos (no Kairós dos gregos), só veio posteriormente. Portanto, alguns milagres, como o da cura da sogra de Simão Pedro, OCORRERAM ANTES DELE ASSUMIR A MORTE DE CRUZ! Portanto, os pecados (enfermidades espirituais dos pecadores que nEle creem) Ele os levou sobre a cruz e não as curas físicas! (Qualquer dúvida, volte a ler 1ª Pd 2.24).

A TERCEIRA ABORDAGEM do visitador foi também citar: “O Diabo vem roubar, matar, destruir”. Muitos pregadores e escritores fazem menção de uma porção das Escrituras (João 10.10-13), referindo-se ao Diabo, como sendo o ladrão.

Mas Jesus, no texto joanino faz menção dos mercenários, que são os fariseus que fazem uma verdadeira pressão inquisitorial sobre o cego por Ele curado, no capítulo anterior (9 de João). Basta cotejar os versos 13, 15, 16, 19 e 24, de João 9, para se perceber que os Fariseus (mercenários) massacram à saciedade o neófito, o novo crente cego e com pouco ou nenhum preparo intelectual, emocional e escriturístico, tentando dissuadi-lo de seguir a Cristo. (O mundo mal sempre fez e faz isso com os bebês espirituais! Mas fogem quando enfrenta uma situação, quando lhe é desfavorável) É o mundo moderno que foge das polêmicas (até dentro de algumas Igrejas), porque são analfabetos de Doutrinas Bíblicas! Essa é que é a verdade!

Enfim, o texto de João 10.10-13, não presta para se embasar que o ladrão é o Diabo, mas sim os Fariseus que “imprensaram na parede” o pobre cego! Hoje, podem ser os falsos mestres ensinando heresias! Eles sempre tentam massacrar as ovelhas menos avisadas, os aprendizes! Eles “não tem cuidado das ovelhas” (João 10.13 parte final).

Rive (ES), 27 – 03 – 2019

Fernandinho do forum