A demasiada demanda por direitos corrompe os deveres.

E, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. (Mat 5:40). Este versículo faz parte do sermão do monte onde Jesus nos a ética do ser Cristão. E aqui é tratado o sentimento de direito, pois mostrar a outra face já estudamos em uma outra feita.

Aqui novamente, há aqui muito mais do que se pode perceber numa leitura superficial. Pois a túnica, (χιτων chiton), era uma espécie de camisa que se usava debaixo da roupa, e em geral era feita de algodão ou linho. E está até o homem mais pobre possuía habitualmente mais de uma muda. A capa,(ιματιον himation), era uma vestimenta mais cara, que se usava como toga durante o dia e como cobertura durante a noite. Geralmente só se tinha uma desta.

A lei judaica estabelecia que a túnica de um devedor era confiscável, mas não a capa. “Se do teu próximo tomares em penhor a sua veste, lha restituirás antes do pôr do sol; porque é com ela que se cobre, é a veste do seu corpo; em que se deitaria?” (Êx 22:26-27). Ou seja, a cobrança de uma dívida não podia pôr em risco a vida, pois a misericórdia era o real penhor.

E aqui Jesus leva o dever Cristão além da lei comum, pois o Cristão jamais deve viver pensando somente no direito que tem, mas primar pelo dever que tem. No mundo de hoje as pessoas a todo o tempo gritam reclamando seus direitos, se aferram a seus privilégios e não permitem que ninguém nem nada o atrapalhe, são ferozes na demanda, e não permiti ser atropelado até no mínimo. E mesmo estando errado quer ter o direito de ganhar. Mas Jesus nos ensina a sair de uma demanda limpo e com a alma leve, mesmo que a percamos.

É triste ver que até nas igrejas, as há pessoas com este caráter competitivo, seja membros diretores ministros ordenados ou leigos que quando sentem seu espaço invadido por outros irmãos, e cujos direitos considerados, se magoam e armam-se contra os outros. E colocam na mesa o regulamento, para que ninguém ultrapasse em seus respectivos direitos ou deixe de cumprir suas obrigações. Pensam sempre em seus privilégios e detrimento ao serviço em amor e verdade.

Este ensinamento serve para que olhemos e vigiemos o nosso sentir, com intuito de não agirmos assim. Pois os que agem deste modo nem sequer começaram a compreender o significado da fé cristã. O Cristão pensa somente em seus direitos, em detrimento aos seus deveres, se afasta do amor.

Mas o Cristão que olha para o outro e o entende e não prima por seus privilégios, mas sim por suas responsabilidades. Este não só está próximo do amor como também é parte ativa do amor de Cristo. E, está regra serve para tudo em nossas vidas seja no lar onde a esposa ou esposa deixa de lado seus privilégios e põe e voga o seu dever, com certeza este lar será um lar e não somente uma casa, pois o amor se fara mais forte ali.

No trabalho quando primamos pelo nosso dever, a empresa cresce, porque ali já não existem números de trabalhadores, mas sim uma equipe coesa. Num país onde seus cidadãos primam por seus deveres se torna uma nação forte. E assim por diante quanto mais nos ocupamos com o bem-estar alheio melhor fica o nosso entorno. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 15/05/2019
Código do texto: T6647482
Classificação de conteúdo: seguro