Dogmas ateus

DOGMAS ATEUS

Miguel Carqueija

Em algumas ocasiões tenho lembrado o caráter de religião do Ateísmo bem como os seus dogmas. Isso é especialmente relevante quando se sabe que muitos dos adversários da religião católica “acusam-na” justamente por ter dogmas, isto é, aquilo que a Igreja tem de mais certo e louvável!

No entanto algumas pessoas reagiram negativamente a esta minha colocação, aformando, quiçá sem mesmo apresentar argumentos, que Ateísmo não é religião e que não possui dogmas.

Há que distinguir entre materialismo teórico e materialismo prático. O segundo não importa no caso, pois é apenas o modo de viver de milhões e milhões de pessoas: vivem como se Deus não existisse. A maior arte professa ou diz professar alguma fé religiosa.

O ateísmo teórico, porém, é sistematizado, com livros, doutrinas, expoentes. Aqui estamos diante de uma religião, ainda que religião negativa. Em termos de infra-estrutura o Ateísmo é religião e os ateus teóricos agem e pensam como membros de uma seita.

E quanto aos dogmas? Nossos irmãos ateus são tão dogmáticos quanto os cristãos. Aqui estão, pelo que pude constatar, os principais dogmas ateístas:

— Deus não existe;

— Não há vida após a morte;

— Não existem almas ou espíritos;

— Não existem anjos;

— Só a matéria existe (ou uma forma alternativa: só existem matéria, energia, tempo e espaço, constituindo o universo)

— Não há transcendência;

— Tudo é imanente.

Como podem ver trata-se, de modo geral, de dogmas negativos. Mas isso não é o que importa: de qualquer maneira são dogmas. Isso aliás acontece com as demais doutrinas, mesmo científicas (a Matemática é extremamente dogmática).

Mas não são dogmas, dirá alguém. São princípios, postulados ou lá o que seja. Mais uma vez, isso não importa; é simples questão de jargão. O ateu pode não chamar seus dogmas de dogmas, mas eles são dogmas. Assim, os adversários da Igreja Católica que nos “acusam” de crer em dogmas... têm telhado de vidro.

Rio de Janeiro, 30 de junho de 2019.