TEOLOGIA DA PROSPERIDADE NO CATOLICISMO ROMANO

Atualmente muito se fala e muito se combate a decantada “teologia da prosperidade” que foram encampadas por alguns teólogos evangélicos da América do Norte (Keneth Hagin, Keneth Copeland e outros). Há ainda os filósofos e teólogos da AMP (Atitude Mental Positiva), cujo pai foi o Pr Norman Vicente Pearl, (falecido há alguns anos), tendo um livro que se tornou “best seller” por muitos anos – “O poder do pensamento positivo”. Todos eles – teólogos e filósofos, conseguiram influenciar teólogos e pastores Neopentecostais da América do sul, principalmente neste nosso Brasil! E, com isso, muitos são os que “caem em cima” dos neopentecostais que abraçaram em cheio tais ensinos, mas que não tem respaldo bíblico! (Pelo menos na ÊNFASE e SUPER ÊNFASE MATERIAL que dão à ela!)

Mas, muitos também não sabem de onde surgiu tal teologia e filosofia de vida!

Muitos dão pauladas em seus co-irmãos evangélicos, mas poupam o catolicismo! Bem disse, o Dr Aníbal Pereira Reis que, em certa cidade, onde realizava conferência evangelística, um certo pastor, no momento da apresentação dos visitantes, aproveitou o ensejo, para “tirar o pelo dos adventistas” que se faziam presentes naquele dia, mas nada disse a respeito da fé dos católicos! Porque escrachar um e poupar o outro? Isto é injustiça: ou não se faz com ninguém ou se faz com todos! Medo de quem, se a verdade deve ser endereçada a todos? (Ainda que nem todos se interessem pela verdade!) Principalmente se ela (a verdade) for dita com amor – Efésios 4.15a).

A Doutora Mary Schultze, pesquisadora de religião e escritora, diz que a “teologia da prosperidade” surgiu do catolicismo, mais especificamente com o papa JOÃO XXII, QUE ENSINAVA QUE JESUS E SEUS APÓSTOLOS ERAM RICOS! (Que disparate!) Daí se pode perceber uma barbaridade teológica, histórica e comportamental! Até os céticos sabem que Jesus e seus apóstolos eram pobres e sempre pautaram por uma vida modesta! Eram pescadores e semi analfabetos da Galiléia, o norte de Israel! E ainda para aclarar as coisas, um certo cidadão, que dEle se aproximou, pedindo autorização para segui-lO, ouviu estas palavras amedrontadoras: “As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. (Lucas 9.58).

Acho que aquele papa (João XXII) queria era tirar o foco de tudo que já foi escrito, histórica e veridicamente, contra os costumes papais, que sempre viveram nababescamente! Se alguém quiser contestar isto, a própria história presente em que vivemos, traz para bem perto de nós uma realidade que confirma o que eu estou a dizer! Do que se trata? Basta acompanhar o rumo que o atual papa – Francisco, com seus ensinos e costumes, prega e mostra a simplicidade com a qual se deve viver um líder espiritual, em flagrante diferença de costume que seus antecessores demonstraram ao longo dos séculos! Alguns outros tentaram fazer o que este atual faz, mas não conseguiram e aqueles que conseguiram, apenas alcançaram poucos avanços! Ora, isso é a maior prova de que os ensinos e exemplo de Cristo ficaram sempre para depois, nos arraiais romanistas! Ou para trás! Não somente entre os encampadores da “teologia da prosperidade” (neopentecostais), como também no originador de tal teologia (papa João XXII, como já dito anteriormente!)

Vamos então tentar lembrar a muitos, enumerando fatos e ações que nem todos tiveram conhecimento:

01 - O jornal “O Lutador”, que teve como fundador o Padre José Maria, de Manhumirim (MG), de uma paróquia daquela cidade mineira, sempre trazia propaganda de como “fazer sabão e ficar rico”. Um jornal de cunho religioso com incentivo a ficar rico! (Isso não é prosperidade material?)

02 - As imagens de gesso, do catolicismo, com diversas cores, tem finalidade precípua para arrecadar dinheiro, aos montões, há séculos, pois o uso e/ou manutenção de imagens como produto ou motivação para a adoração/veneração (em culto ou fora dele) não possui respaldo bíblico, mesmo em face das múltiplas desculpas apresentadas pelos ICONÓLATRAS e seus defensores. (O que segue após ou vem por trás das imagens não é o interesse financeiro? Tal coisa não cheira a prosperidade material? Não são, tais imagens, para serem vendidas e arrecadar-se para o catolicismo romano?)

Antigamente, se alguém perguntasse a um católico devoto, onde havia comprado tal e tal imagem, ele vociferava (“saía do sério e levantava a voz totalmente indignado”). Hoje não sei! Talvez tenha caído

na real! Não seria o caso de que muitos estão entendendo que as IMAGENS DE GESSO (denominadas de “santos ou santinhos”) são mesmo para os fabricantes faturarem? Pergunto ainda: será que existem muitas agências (ou lojas) próprias para fabricação e venda dessas IMAGENS ou HÁ SOMENTE UMA AGÊNCIA ou GOVERNO CENTRAL E MUNDIAL, para faturar sozinha (o) com esse comércio sutil?

03 - As “aparições” tidas como sendo de Maria (não a bíblica, de Nazaré, apenas a mitológica), têm, mais do que evidente, a finalidade de fazer brotar, como cogumelos, as capelas, as catedrais e/ou os centro de romarias que rendem polpudas arrecadações, pois muitos anos se passam para que uma catedral esteja concluída! Enquanto isso, as moedas tilintam no fundo dos cofres romanistas! E, por falar em arrecadações, sabe-se que todas as capelas e catedrais DO MUNDO INTEIRO, a serviço dos papas, arrecadam certa quantia para cada uma delas, mas uma boa porcentagem são canalizadas para o GRANDE COFRE (abastado) do Vaticano! Por isso, eu, particularmente, considero o líder do Vaticano como “o tio patinhas” do mundo inteiro! (Quem se lembra do personagem do Walt Disney que, faz tudo para conseguir uma moedinha perdida na rua, correndo ladeira abaixo, ele se esforça por consegui-la e jogá-la em seu COFRE IMENSO e ÚNICO, para aumentar sua fortuna!)

Sabe-se que antigamente 50% das arrecadações eram carreadas para lá – no Vaticano; hoje são 40%. (Esses dados precisam ser confirmados! Podem estar desatualizados!) (Não se trata esse GRANDE COFRE de prosperidade material?)

Não é o Vaticano um Estado que se imiscui na política dos povos do mundo inteiro? Os líderes das nações do planeta não comparecem perante ele antes ou durante seus mandatos? Será que é só para combinar “paz e amor” que esses líderes comparecem ao Vaticano? E a finança fica de lado? Nem tocam nela? Duvido. Não é isso prosperidade material combinada ou pactuada?

04 - Quantas eleições este país já teve e, após os pleitos eleitorais, quantas capelas e outras obras imobiliárias surgiram, na surdina, com verbas carreadas do poder público (governos, governantes e candidatos)! (E isso? Não vai além da tão decantada prosperidade material?)

05 - Um certo CLÉRIGO, a serviço do catolicismo romano (não aponto nome, porque não tenho prova documental e não sei se isto é realmente verdade), por volta dos anos 2001 a 2002, levou do Poder Público, R$ 16.000.000,00 (DEZESSEIS MILHÕES), para reformar a catedral da Sé, em São Paulo. (Se atualizada esta quantia, hoje seria bem mais!) E aí! O que podemos classificar este ato, se foi verdade? E as outras pessoas que se mancomunaram com ele? (Quem me contou tal façanha, foi um pastor veterano do Estado do Rio de Janeiro-RJ, já falecido, cujas iniciais são JR).

06 - Chegou ao meu conhecimento também, há alguns anos, que, na data de 18 – 12 – 1999, o padre José Maria (aquele que carrega uma imagem sob um de seus braços), se viu forçado a cancelar seus shows, que apresentaria nas cidades de São José do Calçado, Muniz Freire e Vitória, que lhe renderiam uns TRINTA MIL REAIS (R$ 30.000,00), sendo dez mil de cada uma dessas cidades! (O dinheiro sairia dos cofres públicos - o que é proibido pela Constituição de nosso país). Soube que, por pouco não processou os tais Municípios para cobrar tal importância. Não seria este ato, se se concretizasse, uma flagrante prosperidade material?

O Show daquele padre, dar-se-ia uma SEMANA APÓS a passeata dos evangélicos, no Município de Muniz Freire-ES, realizada uma semana antes, mais precisamente, no dia 12 – 12 – 1999.

07 - No livro do Dr Aníbal Pereira Reis – “Milagres e curas divinas”, ele conta que há (ou havia?) uma sala anexa (ou salão à parte) da Catedral de Aparecida do Norte (SP), em que só se permitiam postar VELAS NOVAS! Nunca velas acesas! Qual a razão? À noite, pessoas da paróquia, nos bastidores, retiravam quase todas as VELAS NOVAS, para tornar a vendê-las nos comércios, a serviço da referida paróquia, tudo em favor de arrecadar mais e mais para os cofres da paróquia de Aparecida! (Tal coisa, além de ser uma prosperidade material, não tem um nome específico e bem tipificado em nosso Código Penal?)

Bem, se for enumerar mais, um só artigo não daria! Que cada um tire as conclusões de que a “teologia da prosperidade”, não surgiu (como se divulga à sorrelfa) de onde se pensa que surgiu, mas, com toda a certeza, da MULHER MISTÉRIO: “... a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra”. (Apocalipse 17.5)

Rive (ES), 20 de março de 2018

Fernandinho do forum