SÉRIE: A IGREJA BRASILEIRA 1 - O QUE É A IGREJA

SÉRIE: A IGREJA BRASILEIRA 1 – PAULO SERGIO LARIOS

A IGREJA

O QUE É A IGREJA? DEFINIÇÃO E PROPÓSITO

Quero começar esse estudo com as palavras do irmão Mauro Fraga:

“Igreja são todas as pessoas, em todo o mundo, que se converteram a Jesus Cristo e seguem Sua Palavra. É como um Corpo. Uma igreja é formada por pessoas, não por construções físicas (templos).

As pessoas não se reúnem na igreja. É a igreja que se reúne em um lugar.

Em 1 Coríntios 12:12-27 está escrito que o corpo de Cristo se reúne em vários lugares. Quando se reúnem, temos uma congregação. Sl 22.22: “A meus irmãos declararei o teu nome; cantar-te-ei louvores no meio da congregação”. Congregar significa agregar com outros membros do Corpo.

Ser igreja, ou fazer parte da igreja, é uma ordem de Deus. O texto de Hb 10:25 diz: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.

Se é uma ordem de Deus, não temos o direito de achar que às vezes é importante congregar e às vezes não. Sempre é importante que eu esteja presente nos cultos a Deus juntamente com outras pessoas; poucas circunstâncias em nossa vida são empecilho para isso.

Devemos participar do corpo de Cristo, pois é isso que Deus espera de nós.

A Igreja, o Corpo de Cristo, que está espalhado pelo mundo todo, organiza-se na forma de igrejas locais. A Igreja Local é aquela que se reúne em uma cidade ou localidade específica. A Bíblia traz inúmeros exemplos dessa prática (Igreja em Éfeso, Igreja em Tessalônica, Igreja em Corinto, etc.). Infelizmente, as pessoas acabaram se dividindo ao longo dos anos por divergências de opinião e doutrinas, criando as mais diversas denominações evangélicas. Existem dezenas de milhares de denominações cristãs no Brasil e no mundo. Temos o chamado de sermos um como Jesus e o Pai são um, para que o mundo creia (Jo 17:21).”

O irmão nos disse o que é a Igreja, mas faltou dizer qual é o propósito da Igreja. “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Atos 1:8

O propósito da Igreja é ser testemunha de Cristo e ensinar o Evangelho a toda criatura. “Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado”. Atos 16.16 O Evangelho é uma questão então de vida ou morte, ou melhor dizendo de salvação ou condenação eternas.

AS DUAS IGREJAS DE PAULO

Jesus fundou a Igreja nos Evangelhos, os quatro primeiros livros do Novo Testamento, durante o seu ministério terreno. Atos nos mostra essa mesma Igreja operando através da direção do Espírito Santo. Todas as cartas de Paulo foram escritas para a Igreja, portanto elas são práticas. Entretanto, a gente vê uma diferença entre as Igrejas de inicio do ministério de Paulo e do Paulo mais velho. Vamos pegar para isso duas Igrejas a de Coríntios, que era inicio de ministério e Timóteo, que era fim de ministério.

Em Coríntios temos um Paulo místico, ensinando dons de poder, enquanto que em Timóteo a preocupação é com a sã doutrina. No inicio é poder, no final da vida a preocupação era com a Palavra de Deus.

Nós temos hoje operando em maior ou menor grau essas duas Igrejas atualmente, a mística e seus excessos, que precisam ser corrigidos, conforme 1 e 2 Coríntios nos mostram, e 1 e 2 Timóteo, onde a preocupação era escolher homens dignos para levantar Igrejas e tomar conta delas.

Precisamos ter em mente que a função primordial da Igreja é testemunhar de Cristo. Devemos expor o Evangelho, a Bíblia e ensiná-la toda, sem exceção, sabendo que existem diferenças gritantes entre o Velho Testamento, que foi escrito para os judeus e o Novo Testamento escrito para os cristãos, o novo povo de Deus. No Antigo Testamento o Espírito sAnto era dado por medida, portanto Ele enchia uma pessoa para que ela fizesse um trabalho, fazendo esse trabalho o Espírito saia dela. No Antigo Testamento tínhamos reis, profetas e sacerdotes que tinham o Espírito por medida. Portanto a maioria do povo andava na carne, na velha natureza, como dizemos. O Antigo Testamento era então pouco espiritual, se comparado com o Novo Testamento, onde todos os cristão tem a capacidade de serem cheios do Espírito e esse sem medida. Podemos encher eternamente e não esvaziar nunca. Não há limites para o Espírito em nós.

Sobretudo os livros de Timóteo, nos mostram que a preocupação com o tempo se mostrou outra. Paulo deixa a Igreja mística e ficando mais maduro na fé compreende que é necessário expor com mais clareza o Evangelho. A Igreja mística dos primeiros dias precisa ser tomada agora por uma nova idéia, que é compreender mais a palavra de Deus e difundi-la melhor.

Poderíamos dizer que no inicio, onde tudo é novidade, a nossa preocupação é com os dons e pouco com a Palavra. Porém quando amadurecemos vamos compreender que a Igreja precisa de alguém expondo as suas Doutrinas Básicas, pois se assim não o fizer, em pouco tempo a Igreja perde o sentido de ser Igreja, e além dos excessos chegarem, Satanás pode agir mais facilmente. Todas as vezes que começarmos a perder as rédeas devemos voltar a ler a Bíblia e compreender como era a Igreja desejada por Jesus.

A Igreja de Jesus tinha que em primeiro lugar ser testemunha em todo o mundo e depois que ela falasse do Evangelho em todo o mundo, então Jesus voltaria. Algumas pessoas nos perguntam, porque Jesus ainda não voltou, se ele prometeu e quando o fez parecia pra ontem? A resposta é essa: “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24.14

Dizemos que Jesus demora a voltar, mas a volta de Jesus está diretamente ligada a pregarmos o evangelho em todo o mundo. Dados atuais dizem que hoje 2.13 bilhões de pessoas professam serem cristãs no mundo, lembrando que hoje temos 7.7 bilhões de pessoas no mundo. Então por esses dados atualizados em 2019, um terço do mundo de hoje é cristão. Se esse povo todo se empenhasse de verdade a falar do Evangelho a quem não conhece o Evangelho em poucos anos ganharíamos o mundo e a tão sonhada volta de Jesus ocorreria em breve. Mas temos um problema que é o nascimento das novas gerações. A Igreja que não evangeliza, vai empurrando com a barriga para as próximas gerações essa tarefa, que no momento está nas suas costas. As Igrejas vivem falando, desde que eu nasci, que essa é a geração que vai ver Cristo, mas vejo muito pouco empenho da maioria da Igrejas na questão do evangelismo. O evangelismo que professam hoje é abrirem as portas de sua Igreja e esperarem que a pessoa que não conhece Cristo, nunca ouviu falar dele, não sabe o que é Igreja e nem para que serve, entre pelas portas e se converta com uma mensagem que beira a auto-ajuda, sem explicar as doutrinas bíblicas para ela. Isso é viver de ilusão e se enganar.

O QUE DEVEMOS PREGAR?

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3:16,17

Paulo nos ensina as quatro coisas que formam a pregação cristã:

Ensino – O ensino que devemos professar em nossas Igrejas é o ensino das Escrituras, porém vivemos no mundo e não podemos nos alienar das coisas do mundo, pois todos os escritores bíblicos usaram de momentos que seu mundo estava vivendo e nos trouxe ensinamentos importantes. O crente não é um alienado que não lê um livro, ou não sabe as noticias do seu país. Mas quando falamos de ensino cristão, fica claro que a Igreja precisa pregar suas doutrinas. Tenho notado que muitas Igrejas contemporâneas mandam seus membros fazerem Teologia em algum seminário e se excluem de ensinar as doutrinas na Igreja. Só que isso tem uma falha grave: Toda a Igreja fez seminário? É claro que não. Muitos pastores tem empurrado para o seminário a sua obrigação, que é ensinar a palavra toda a todas as pessoas. E quando falamos ensinar a Palavra é ensinar as profundidades da Palavra para formar uma geração forte na Palavra.

Repreensão – A repreensão tem um elemento de religiosidade, que dita regras de como a Igreja e seus membros devem se portar. Sair dessas regras exige repreensão. Uma regra na repreensão deveria ser 1 Timóteo 5.19: “Não aceites acusação contra um presbítero, se não houver mais duas ou três testemunhas.“ Na época da Igreja Primitiva, nos cultos tinham os crentes convertidos, espiões, traidores e judaizantes. Uma parcela, conforme a Bíblia nos mostra era de cristãos convertidos. Durante seu ministério inteiro os judaizantes perseguiram Paulo. Os judaizantes eram pessoas que se converteram a Cristo pela metade. Eles aceitavam ainda doutrinas judaicas e queria que a Igreja seguisse ainda ritos velhos, conforme a fala de Paulo. Nós temos ainda hoje muitos judaizantes que instituem dias de festa judaicas dentro da Igreja, ou roupagem que lembra o judeu, doutrinas e ensinos judaicos, dentro de nossas fileiras, coisa essa altamente condenada por Paulo.

Quando chegou em 1 Timóteo 5 ficou exposto o que acontecia comumente: as acusações contra os obreiros de Deus. Satanás não muda suas estratégias e sabemos que ele acusava a Igreja como acusou Daniel, na sua religião. Satanás fica observando a Igreja e o cristão para nos acusar na nossa fé, maneira de ser ou na doutrina.

Não devemos, portanto, aceitar acusações contra os obreiros se não virem seguidas de provas. Mas é inegável que muitas situações exigem repreensão na Igreja. Quando as pessoas fazem algo errado, se colocam na posição de serem corrigidas, porém não é esperando que as pessoas errem que Paulo instruiu Timóteo. Paulo já dizia a ele que a Palavra pregada já deveria vir com repreensão, com a bronca.

Hoje muitas situações estão acontecendo sem parar, ao mesmo tempo que a covardia toma conta dos púlpitos. Os pregadores só querem pregar uma mensagem bonitinha, em momentos que deveriam pregar uma palavra dura, que pode corrigir.

Um irmão estava traindo a esposa e ficava ligando em casa para se aconselhar comigo. Eu já tinha dito que ele deveria optar ou ficar com a família, ou ficar com a moça, com as duas coisas não dava. A sua esposa dizia que ele chegava 7, 8 horas da manhã, quando vinha pra casa, algumas vezes indo direto do motel para o trabalho, sendo que o irmão, cristão, freqüentador de uma Igreja Batista, era visitado, ele e a sua família, para tratar do assunto que não se resolvia e ele ficava traindo a esposa. A sua Igreja ficou fazendo culto no lar para tratar o assunto, de forma leve, sem dor e nada de resolver a situação. Ele continuava traindo semanalmente a esposa. Um dia que ele ligou pra mim, a ultima vez que ele me ligou, eu lhe disse claramente o Evangelho: Irmão, você é crente, está na Igreja, é freqüentador, é casado, tem uma filha pequena de cinco anos, sua esposa não trabalha e depende do seu dinheiro, porém você fica traindo a esposa quase todo dia. A palavra de Deus é a seguinte: Ou você se converte e para com isso, ou vai para o Inferno. Se Deus tiver misericórdia de você ele pode colocar a mão em você nessa época, nesse tempo, e julgá-lo aqui, para não julgá-lo no futuro e fazer você entender que você está num pecado grave. O caminho é arrependimento, largar a outra e pedir perdão para a família. Se a esposa aceitar você de volta fique em paz, se ela não aceitar é direito dela segundo a Bíblia.

O irmão nunca tinha ouvido ninguém falar daquele jeito e disse que isso não era Palavra de Deus, que os irmãos batistas o estavam tratando com amor e carinho e eu o destratei. Passou pouco tempo, fiquei sabendo que o irmão foi preso, por cobrar o serviço publico que ele deveria fazer de graça.

Muitos pregadores estão com medo de corrigir as pessoas e as pessoas estão pecando dentro da Igreja. Isso Deus vai cobrar dos pregadores que não falam o que deveriam falar. Sem medo de errar vou dar uma dica. A própria Bíblia já vem com correção. Ao ler um texto, não fique pulando um monte de versículos aqui e ali, fique num lugar que daqui a alguns versículos virá uma correção para a Igreja. Fale a Palavra, exponha a Palavra e deixe Deus cuidar do seu povo. A nossa obrigação como pregadores é falar a Palavra, só isso, quem salva, converte e leva para o Céu não somos nós.

Correção – A palavra correção nos lembra uma professora corrigindo uma prova na escola. A correção que Paulo falou a Timóteo é a correção da Palavra, se alguma Igreja, ou algum irmão começar a falar um Evangelho diferente do bíblico. Se no tempo de Timóteo já havia distorções, imagine agora. Quando ensinamos as doutrinas bíblicas, as próprias doutrinas vão mostrar as distorções. Uma Igreja sem doutrina é uma Igreja que pode ser presa fácil de Satanás. Sem doutrina, só com uma palavra momentânea, que vai tratar do problema imediato, as pessoas vão pecar, não se iluda. E se as pessoas pecarem e o pregador não corrigir isso, a culpa recairá sobre o pregador. Assim, que não sejam muitos os mestres entre vocês, mas que os que o são falem a Palavra sem medo. Pregador que tem medo de falar a Palavra, não pode pregar. Pastores que tem medo da sua congregação estão na hora de serem substituídos.

Instrução no caminho da justiça – A instrução é como fazer, como se portar, como ser Igreja. É sobretudo função e obrigação do pastor instruir os irmãos como ser cristão e como deve o culto prosseguir. O pastor é o responsável pela Igreja e responsável por todas as ovelhas do seu pasto. De novo o que Paulo falou deve vir na pregação da Palavra. A Palavra deve mostrar como devemos fazer.

Atenção: A Igreja não está seguindo essas regras, senão a Palavra não estaria sendo aqui novamente sendo ensinada.

A Igreja não está testemunhando Cristo, pois muitos cristãos entram na Igreja ficam anos e nunca ouvem um único ensino sobre Cristo, sobre a Cruz e sobre o Evangelho. Se era para pregarmos Cristo todos os dias, estamos falhando vergonhosamente.

COMO ERA O CULTO NA IGREJA PRIMITIVA? COMO ERA A LITURGIA?

“Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.” 1 Coríntios 14:26,27

A Igreja dividiu-se com o tempo em milhões de ramificações. Não existe uma fórmula religiosa de como devemos fazer o culto, mas nós sabemos o que não deve faltar nele e nem como devemos fazer, com ordem e decência (1 Cor 14.40).

No próprio livro de 1 Corintios vemos o Espírito Santo dando dons de poder aos membros da Igreja para que eles possam serem testemunhas eficazes em relação ao Evangelho e não menos importante, Cristo dando dons ministeriais para os que vão dirigir a Igreja. A Igreja tem então dons de poder e dons de como dirigir a Igreja.

Vês por esse dois versículos de 1 Coríntios 14 que a Igreja tinha um culto diversificado e seus membros eram ativos na obra: um tinha um salmo, o outro tinha uma doutrina, o outro ainda uma revelação ou uma profecia e quem falava em línguas deveria ser interpretado. A Igreja toda participava do culto. Em alguns lugares a palavra é pregada no inicio do culto, em outros é no fim. Uma Igreja prefere o culto domingo de manhã, outra prefere o culto sábado à noite. Na verdade isso não importa, desde que seja feito com ordem e decência e todos os seus membros estejam envolvidos no culto.

A Igreja de hoje, por vários motivos, tem deixado a maioria de seus membros sem fazerem nada no culto, sendo só irmãos passivos, que só ouvem, só seguem as ordens do líder só cooperam financeiramente. Isso não é bom e cria membros fracos. A Palavra atual está faltosa de mais conteúdo e além disso o irmão vai à Igreja e fica sentado o culto todo, sem fazer nada, com o tempo ele começa a não levar Bíblia e supomos que a não ler também. A Igreja é dividida em ministérios: da dança, da Escola Bíblica e assim por diante. É obrigação da Igreja envolver seus membros em algum afazer, o que não pode é deixá-los sem fazer nada. Mas não é também fazer como uma Igreja que resolveu pintar a Igreja e ninguém sabia pintar e demoraram quase um mês para pintar um salãozinho pequeno, sendo que se tivessem contratado um profissional em uma semana ele teria feito um serviço melhor. O pastor gasta um dinheirão com outras coisas e quer economizar onde não é para economizar.

Eu bato e rebato nessa tecla: Se Deus deu dons de poder e deu dons de ministério, quem você acha que a Igreja deveria usar? Os que tem dons, é claro. Se houverem excessos por parte do irmão, o pastor corrige, com amor. Onde está a dificuldade. Só que já vi acontecer que havendo o excesso o pastor expulsou o irmão da Igreja na frente de todo mundo. Não é assim que se faz.

Outro problema que existe agora é que os pastores querem que os seus membros sigam os trejeitos do seu ministério. Deveríamos estar seguindo os trejeitos de Cristo. Se estamos numa empresa, porém, devemos seguir as normas daquela empresa, sabemos disso, a mesma coisa é na Igreja. Só não podemos fazer a Bíblia concordar com a nossa maneira de fazer Igreja local, mas antes devemossaber que é a Igreja local que deve seguir a Bíblia.

O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO, A APOSTASIA E OS ANTICRISTOS

Por fim, é sabido que estamos na época do ministério do Espírito Santo (2 Cor 3.8) e que com a chegada do Espírito derramado sobre todo cristão iniciou-se o tempo escatológico. Enquanto o Espírito é derramado sem limite, para quem buscar, essa é a época também da Apostasia, ou do esfriamento da Igreja. A cada dia que caminharmos para o fim, que se compõe de Tribulação e Volta de Cristo, a Igreja vai decair. Alguns esperam um avivamento para a volta de Cristo, mas Ele mesmo disse: Será que encontrarei fé na Terra quando eu voltar? (Lucas 18.8)

1 João 2.18 diz que existem agora muitos anticristos, pessoas que se fazem inimigas do Evangelho. De um lado temos uma Igreja cada vez mais fraca e sem fé, e do outro estamos sofrendo ataques de dentro da Igreja. Esses anticristos são pessoas que atacam as Igrejas e as querem ver destruídas.

Mas além desses temos inimigos internos: "Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?” (Mateus 7:15,16)

Nós temos hoje em dia lobos, que se dizem pastores, mas que só querem devorar. Os falsos pastores e suas falsas pregações são desmascaradas pela Palavra de Deus. Um sinal de que algo não está bom, é que quando alguém critica a Igreja, a resposta é tão desmensurada, que estranhamos. Os falsos profetas não querem ser expostos, mas querem fazer seguir seus ritos sem que ninguém fale nada.

A todos os que não gostam de repreensão e correção, quer o deixar uma palavra de alento para você: “Pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho". Hebreus 12:6

Se Deus está corrigindo você e sua Igreja, isso é bom sinal, Ele gosta de você e de sua Igreja. O medo é quando o Senhor parar de corrigir, ai sim, estaremos perdidos. Enquanto estamos sendo castigados pelo Senhor, sabemos que Ele nos ama e vai nos dar um final feliz.

Amém?

Fique na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 23/08/2019
Código do texto: T6727203
Classificação de conteúdo: seguro