SERIE A IGREJA BRASILEIRA - A ORIGEM DA IGREJA BRASILEIRA

O Cristianismo surge em Jerusalém, um fenômeno histórico que marcou a humanidade e até hoje promove muita influência sobre a vida no planeta.

No Brasil temos várias traduções da bíblia usada pelos evangélicos, o que causa certa estranheza e desconfiança quanto a autenticidade dos textos, pois encontramos vários “Versículos” com escritas muito diferentes umas das outras, mas a grande questão não é a autenticidade dos textos, mas sim ao pouco conhecimento que nós temos em relação a complexidade gramatical da língua portuguesa.

O cristianismo chegou ao Brasil já no descobrimento territorial por parte dos português em 1500, com o catolicismo e em 1532 chega o primeiro protestante, sendo que umas das primeiras ações de Pedro Alvares Cabral foi organizar uma missa em nosso teritório e a partir dai acabou por fixar profundas raízes Cristã em nossa sociedade que perduram até os dias atuais.

Durante o período de colonização, ordens e congregações religiosas assumem serviços nas paróquias e dioceses, a educação nos colégios, a evangelização dos indígenas e inserem em difinitivo na vida do país.

Nos Estados Unidos, surgiram importantes movimentos religiosos, que destes originaram muitas igrejas que até hoje seguem influentes tanto nos EUA quanto no Brasil. Deste movimentos e igrejas por lá fundadas, praticamente todos invadiram de forma rápida o Brasil, e até os dias atuais seguem firmes em seus propósitos tanto lá quanto em nosso país. Confira algumas delas abaixo:

A igreja Adventista do Sétimo Dia que surgiu em 1863, sob tutela da auto intitulada profeta Ellen White. Cujos escritos são tidos pelos adventistas como inspirados por Deus. Que chega ao Brasil em 1879, desembarcando seus primeiros 10 pacotes, exemplares do periódico Stimme der Warheit (Voz da Verdade), publicado em Battle Creek, Estados Unidos. E com o passar do tempo ganhou todo o território nacional. Seguidores da Doutrina Trinitáriana, tem suas bases no velho testamento, defende que devemos guardar o sábado em adoração a Deus.

Testemunhas de Jeová surgiram a partir do movimento religioso dos Estudantes da Bíblia, que tiveram suas atividades a partir da década de 1870, quando o Pastor Charles Taze Russell e alguns associados formaram um pequeno grupo de estudo da Bíblia, em Allegheny (hoje integrada na cidade de Pittsburgh, Pensilvânia). Que chega ao Brasil em 1920, quando oito jovens marinheiros brasileiros, na cidade de Nova York, ficaram interessados nas reuniões dos Estudantes da Bíblia. Quando voltaram ao Brasil, eles continuaram a se reunir e a falar a outros sobre o que haviam aprendido. Poucos anos depois, George Young foi enviado ao Brasil, e as publicações passaram a ser traduzidas e impressas em português. Em 1923, foi aberta no Rio de Janeiro uma congênere da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (dos Estados Unidos). O Brasil é na atualidade um dos países com maior número de Testemunhas de Jeová. Em 2016, foram feitos 32.978 batizados no país.

Os Mórmons - Na primavera de 1820, Joseph Smith Jr., então com quatorze anos, perturbado por não saber qual era a "igreja verdadeira", narra ter ido a um bosque próximo a sua casa para orar, pois, queria saber a qual igreja realmente era a igreja do Senhor. Segundo Smith Jr., em resposta à sua oração, o Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo, lhe apareceram e lhe respondeu” que não deveria unir-se a nenhuma das igrejas existentes naquele tempo, pois a igreja de Jesus Cristo não estava na terra. Em 6 de abril de 1830, com apenas 6 pessoas, conforme o número mínimo exigido pela lei americana, a igreja foi formalmente organizada. E nesse mesmo ano de 1830, Smith Jr. publicou o Livro de Mórmon, tornou-se o primeiro Élder da Igreja por ele iniciada e denominada A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. No Brasil deu-se antes da Segunda Guerra Mundial. Uma família de alemães estabeleceu-se em Ipomeia, Santa Catarina, em 1923 Como no Brasil ainda não havia sido estabelecida a Igreja Mórmon, a família escreveu para a Primeira Presidência solicitando que lhe enviassem materiais de apoio, além de missionários. Os élderes Schindler e Heinz foram os primeiros missionários mórmons a chegarem ao Brasil, em 17 de setembro de 1928. Em 1933, foi organizada a Sociedade de Socorro no Brasil, ainda em Santa Catarina. Na ocasião, estavam presentes 24 mulheres. A primeira missão brasileira foi criada dois anos depois, em São Paulo.

A Igreja de Deus começou em 19 de Agosto de 1886 na cidade de Monroe Tennessee, na Carolina do Norte. Richard Green Spurling, ex batista e pregador, junto de Barney Creek e outras oito pessoas formaram uma União Cristã com a finalidade de seguir o Novo Testamento como um regra de fé e prática, dando-se a igualdade de direitos e o privilégio de interpretar as escrituras, foi formada a Igreja de Deus. Vinte e um anos depois o nome Igreja de Deus se tornou oficial. Em dezembro de 1922 chegaram ao Brasil, aqueles que hoje são reconhecidos como pioneiros da Igreja Deus no Brasil. Na Páscoa de 1923, foi celebrado o primeiro culto oficial da Igreja de Deus no Brasil em Nova Esperança, Dona Emma – SC, liderado pelo pioneiro Adolfo Weidmann. Na década de 50, iniciou-se em Rio das Antas, uma Escola Bíblica (Instituto Bíblico), com o curso de dois anos de duração, sob a liderança dos irmãos Weissburger. Simultaneamente instalou-se uma tipografia (Gráfica Luz) para imprimir os primeiros folhetos da Igreja de Deus no Brasil. Na década de 60 a sede da obra nacional foi transferida para Curitiba - PR, onde passaram a ser realizadas oficialmente as convenções nacionais. Os irmãos Malzon, com o apoio do então Presidente Gerhard Kühnast iniciaram em Curitiba o Instituto Bíblico da Igreja de Deus. Na década de 70, sob a liderança dos casais Nelson e Adelheid Junges, Maurício e Dondeena Caldwell e Edgar e Cilli Henke estabeleceu-se o Instituto Teológico “Boa Terra”. No mesmo período iniciaram vários eventos e departamentos importantes como: o Encontro Nacional de Jovens, a Sociedade Feminina Missionária, as Obras Sociais e Educacionais da Igreja de Deus no Brasil e o programa radiofônico “Hora da Irmandade Cristã”, administrada pelos pastores Meier, Henke, Junges e Hort. A igreja também se expandiu para a Região Norte do Brasil, e na década de 80, para o Nordeste e Centro-Oeste. Hoje a Igreja de Deus trabalha nas cinco regiões do Brasil, através de seus sete departamentos: Administrativo, Ministerial, Educacional, Evangelismo e Missões, Comunicação, Atividades Ocasionais e Assistência Social.

A mensagem, surgiu 1947 com o auto declarado profeta e o 7° mensageiro da ultima hora, William Marrion Brahmma, nasceu no dia 06 de abril de 1909, numa cabana de pau-a-pique, em Berksville - Kentucky e viveu a maior parte de sua vida em Jeffersonville - Indiana, nos Estados Unidos da América. Sua principal pregação é quanto a Unicidade Divina, as Sete Eras da Igreja e seus respectivos mensageiros. Chegou ao Brasil na década de 70, e atualmente no pais está sub dividida em vários e independentes Ministérios.

Também vieram a se instalar no pais igrejas oriundas de movimentos que surgiram na Grã – Bethânia, tais como a Anglicana, a Presbiteriana, a Batista e a Metodista.

A Igreja Anglicana surge na Inglaterra em 1534 após uma divergência entre o Rei Henrique VIII e Roma, pois o Papa Clemente VII negou –se a anular seu casamento, causando a ira de Henrique e o rompimento definitivo chegando ao brasil em 1810, tendo construído o primeiro templo não católico romano no pais.

A Igreja Presbiteriana sugue no Reino Unido em torno de 1560, protestante reformada e fiel seguidora das convicções Calvinistas, chega ao brasil em1860.

A Igreja Batista surgiu como um grupo de dissidentes ingleses no século XVII. Essa igreja nasceu quando um grupo de refugiados ingleses que foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa em 1608, liderados por John Smyth, um clérigo e Thomas Helwys, um advogado, organizaram em Amsterdã em 1609 uma igreja de doutrinas batistas, e chega ao brasil em 1867.

Metodistas, Surgiram na Inglaterra no século 18, propondo reformar a Igreja Anglicana. Baseadas na crença da salvação pela fé em Cristo, as ideias metodistas não conseguiram mudar os anglicanos, mas deram origem a uma nova corrente protestante, que chegou ao brasil, por volta de1835.

São alguns de muitos movimentos que surgiram mundo afora e vieram a se instalar no brasil e exerceram ao longo da história muita influência na disseminação do cristianismo por todos os cantos deste pais.

Todas em franca ascensão e com muita influência na formação do brasil como um pais predominantemente Cristão, a partir de seus trabalhos de evangelização e missão por todo território nacional. Ao analisarmos notamos que elas seguem fieis aos seus princípios, mantendo seus dogmas, sua doutrina, suas liturgias, não se deixando influenciar pelos movimentos sazonais e modismos que surgiram ao longo dos anos no Brasil.

7. Surgimento das Igrejas de Matriz Brasileira.

Como vimos no capítulo anterior, fomos bombardeados por igrejas oriundas dos Estados Unidos e Reino Unido, e se não bastasse, o povo brasileiro com sua enorme capacidade de adaptar e se reinventar, começa a abrir igrejas a partir de suas próprias experiências e necessidades, adaptando – as aos seus entendimentos doutrinários, dogmáticos e culturais.

Estima – se que em 2010 tinha mais de 280 mil igrejas evangélicas no pais e se continuar neste ritmo, a tendência é chegarmos 580 mil em 2022. O que nos preocupa não é o número de igrejas, mas sim a sua finalidade e seus propósitos.

Apresentamos as principais igrejas evangélicas que surgiram em nosso pais, que chamo de Igrejas de Matriz Brasileira, muitas delas inspiradas nas pregações e práticas das igrejas oriundas dos Estados Unidos que por aqui se instalaram. Hoje são milhares delas, porém iremos apresentar as maiores e mais conhecidas.

A primeira e maior igreja evangélica fundada no brasil foi a Assembleia de Deus, fundada em Belém do Pará, pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren em 1911. Com a estimativa de 22,5 milhões de membros, a Assembleia de Deus é hoje a maior denominação pentecostal do mundo. Assembleias de Deus têm 64 milhões de membros espalhados no mundo e 363.450 ministros, divididos entre 351.645 igrejas e presentes em 217 países. Hoje sub dividida em inúmeros ministérios e convenções paralelas.

A Igreja Pentecostal Deus é Amor surge em 1962 por David Martins Miranda e atualmente se estima em dois milhões de fiéis. Tem como sua principal atuação o ministério de curas e libertação.

Já Edir Macedo, em 1975, decidiu fundar sua instituição religiosa, chamada de "A Cruzada do Caminho Eterno", que depois mudou para "Casa da Benção". Nos anos seguintes, mudaria seu nome em definitivo para "Igreja Universal Do Reino de Deus". Igreja que lhe deu muito poder plitico e economico, sendo atualmente proprietário do terceiro maior canal de televisão e diversas radios pelo país. Neste perodo colecionou admiradores e inimigos, de cadeia a mansão, de uma vida humilde ao posto de um dos mais ricos do país.

O ambicioso e prospero projeto de Macedo inspirou outros “pregadores” da palavra de Deus a empreenderem seus próprios projetos individuais:

Valdomiro Santiago que depois de quase vinte anos como pastor da igreja de Edir Macedo, após ser expulso decidiu seguir seu próprio ambicioso, midiático e lucrativo projeto. Dando início ao que conhecemos hoje como Igreja Mundial do Poder de Deus, com aproximadamente cinco mil templos espalhados pelo pais e com fortuna estimada em 2013 em torno 450 milhões de reais pela revista especializada Forbes.

Valdomiro coleciona algumas controvérsias em sua carreira, além de ser expulso em 1998 da igreja de Macedo, foi preso em 2003 durante uma blitz em Sorocaba. Ele estava levando consigo uma escopeta, duas carabinas e munição. Mais armas e munição foram apreendidas em sua casa. Em reportagem publicada pela emissora de se ex chefe e hoje rival Macedo, foi acusado de desviar os dízimos e as ofertas da instituição para aquiseção de fazendas de criação de gado .Em 8 de janeiro de 2017, Valdemiro foi vítima de um atentado. Durante o culto da manhã, o pastor sofreu dois golpes com um facão enferrujado no pescoço. O apóstolo passou por cirurgia, recebendo cerca de vinte pontos.

Neste contesto surge também o Igreja Internacional da Graça de Deus, comandado pelo cunhado de Edir Macedo e co-fundador da Igreja Universal do Reino de Deus juntamente com Macedo. o apresentador do programa brasileiro de maior extensão global, o Show da Fé, chegando a 173 países. Tem sob seu controle mais de 5 mil templos espalhados por todo o mundo; desses, 3.300 estão no Brasil. É proprietário de vários veículos de comunicação, incluindo rede de televisão e rádio, site, TV por assinatura,[ gravadora e editora. Segundo a revista econômica Forbes, é o quarto pastor mais rico do Brasil, sendo superado apenas por Edir Macedo, Valdemiro Santiago e Silas Malafaia.

E recentemente surge o Bispo Agenor Duque, que banca uma empreitada própria, fundando assim A Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus. Duque iniciou seu pastorado na Igreja Universal de Macedo, migrou para a Igreja de Valdomiro, Mundial do Poder de Deus e após fazer sucesso em programa evangélico televisionado decidiu junto com sua esposa partir para projeto próprio em 2006. A Igreja prega suas crenças religiosas em meios de rádio e televisão. Possui grande parte da programação da rádio Musical FM, um programa semanal no canal, e atua na televisão através do aluguel da RBI TV, além de transmitir sua programação pra todo o Brasil através da Rede do Bem de Rádio, e da Rede do Bem TV, via satélite.

Duque coleciona algumas curiosidades e escândalos, desde ungir suco de uva para este ungir objetos de fiéis, venda de garrafas com agua supostamente do rio Jordão, desafiar um suposto endemoniado colocando em sua mão uma faca e desafiando – o em ataca – lo. Sua esposa e auto declarada bispa sentada em uma cadeira réplica de um trono cobrando para os fies passara mão em seus pés para serem abençoados e conquistarem seu milagre, foi acusado pela revista Época de charlatanismo. Também já pediu para os fiéis doarem tudo o que estava em sua carteira bem como doar seu décimo terceiro a igreja. Duque e sua família saíram de uma simples vida e hoje desfrutam de anéis e relógios dourados, bonés e tênis de marcas como Nike e Hugo Boss e adora exibir-se no Instagram. Dirige um Porsche e um BMW. Já se exibiu em um vídeo com uma Ferrari.

Com exceção das Igrejas Assembleia de Deus e da Igreja Deus é Amor, que se mantém fieis as suas origens, as demais citadas e outras tantas tem o mesmo modus operantis, a única diferença está no nome da Igreja e de quem comanda a organização e gerencia os bens e recursos por ela arrecadados.

Não tendo isto que vimos no texto acima como suficiente, leia reportagem publicada pelo jornal O Globo:

“ A expansão da fé no Brasil acontece em ritmo intenso: uma nova organização religiosa surge por hora no país. A facilidade para a abertura de novas igrejas — a burocracia é pequena, ao contrário do que acontece em outras atividades —, o fortalecimento do movimento neopentecostal e até mesmo os efeitos da situação econômica são apontados como motivos que podem explicar o fenômeno. De janeiro de 2010 a fevereiro deste ano, 67.951 entidades se registraram na Receita Federal sob a rubrica de “organizações religiosas ou filosóficas”, uma média de 25 por dia. Ao levar em conta apenas os grupos novos, que não são filiais daqueles já existentes, o número é de 20 por dia.”

Há milhares de outras igrejas oriundas de pastores dissidentes de igreja tradicionais espalhados pelas cidades brasileiras, grande maioria absoluta delas sem apresentar algum diferencial doutrinário, dogmático e teológico, apenas projetos individuais de poder político e financeiro, basta olharmos a quantidade de partidos políticos controlados por líderes religiosos e número de parlamentares da “chamada bancada evangélica”, que cresce a cada eleição. Bem como o vertiginoso acumulo de capital financeiro, bens moveis e imóveis destes líderes.

Radiodifusão, Televisão e Mídias Sociais.

A radiodifusão e as redes de televisão são muito utilizadas pelas principais igrejas para a popularização e divulgação do Evangelho de Cristo no Brasil. São centenas de milhares de testemunhos de pessoas que conheceram o Evangelho e aceitaram Jesus, bem como receberam seus milagres através de programas de rádio e televisão. Como exemplo cito a minha mãe que em 1974 se converteu através de ouvir um programa de rádio, e até hoje ela e seus 5 filhos estão nos caminhos do Senhor.

Segundo Elvis Tavares, o primeiro programa evangélico de rádio no Brasil, estreou no dia 26 de março de 1929, na Rádio Club do Brasil, quando o Reverendo Rodolfo Hasse da Igreja Presbiteriana apresentou o seu programa semanal de 30 minutos. Já a Igreja Adventista do Sétimo Dia afirma que o pioneiro foi o Pastor Roberto Mendes Rabelo (foto ao lado), que após um teste vocal, em 1943, foi eleito o orador principal do programa “A Voz da Profecia”, que na época era produzido nos Estados Unidos, 52 programas para serem apresentados semanalmente durante um ano. E no dia 23 de setembro de 1943, 17 rádios brasileiras retransmitiram “a Voz da Profecia”. O fato foi comprovado em 1984, pela Revista veja em homenagem aos 40 anos do programa.

“Nas Assembleias de Deus a discussão sobre a licitude do rádio para fins evangelísticos iniciou com o missionário sueco Albert Wedmer, na Convenção geral de 1937, no Estado de São Paulo. Finalmente aprovaram o uso do rádio para estes fins, No ano seguinte à Convenção, chega o missionário Nils Lawrence Olson trazendo uma vasta experiência radiofônica dos Estados unidos, e lança o seu primeiro programa, em Minas Gerais, na Rádio Cultura de Lavras. No dia 2 de janeiro de 1955, Olson lança o programa “Voz das Assembleias de Deus”, na Rádio Tamoio. Todo o Brasil ouvia Lawrence Olson. “

Desde então praticamente todas as Igrejas tem adotado a radiodifusão como forma estratégica de evangelizar, hoje inclusive temos várias igrejas que possuem seus próprios canais de rádio com programação evangélica exclusiva vinte e quatro (24) horas por dia. Sem dúvida alguma a utilização da radiodifusão contribuiu significativamente para a expansão do Evangelho em nosso pais, bem como para a conversão de milhares de pessoas ao Cristianismo.

Já o primeiro programa Evangélico transmitido em um canal de televisão foi o Programa Fé para Hoje da igreja Adventista do Sétimo Dia, em 25 de novembro de 1962 pela TV TUPI, pratica atualmente adotada por dezenas de igrejas brasileiras, podemos assisti – lós 24 horas por dia, sendo que algumas possuem seus próprios canais.

Com o avanço desenfreado da tecnologia, atualmente além da radiodifusão e das transmissões televisivas, as Igrejas tem adotados todos os canais disponíveis nos meios digitais, as chamadas redes sociais, para difundirem suas mensagens, suas doutrinas, dogmas e propósitos, ou seja, estão ocupando todos os meios existentes para alcançar as pessoas.

Surgimento de Pop’ Stars no “Evangelho “.

A vaidade talvez seja o maior dos males quem tem invadido os corações nesta era da igreja, pois ao contrário do que nos ensinas os evangelhos, temos presenciado o abandono da humildade por parte de muitos que possuem posição de destaque e comando nas nossas igrejas.

Presenciamos centenas de pastores que se comportam como se estivessem em um show de “Stand up “com piadas prontas, uso de subterfúgios e linguagens humorísticas para prender a atenção das pessoas e garantir público, ao invés de cumprir a missão pastoral de ensinar, exortar e edificar a igreja com ordem e decência, conforme nos indica as Santas Escrituras.

“Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.” 1º Coríntios 14:4

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1

Outra área afetada com este espirito mundano são os ministérios de louvor, que a tempos abandonaram a forma tradicional de louvar nas igrejas e começaram a inovar, imitando cantores, duplas e bandas de músicas “mundanas”, utilizando - se de ritmos, coreografias, luzes espetaculosas e outras pirotecnias não convencionais dentro das igrejas.

A pratica de usar a musica como forma de louvor e adoração a Deus nos remete aos primórdios da igreja, “ o primeiro ministro mencionado na bíblia foi Jubal da descendência de Caim, pai de todos que tocam harpa e órgão (Gn4:21) “, inclusive tem um ditado popular de diz “ quem canta os males espanta”. Nos ultimos tempos temos notado o repentino surgimento de milhares de CDs, DVDs e shows de musicas evangélicas, não com o intuito original de louvar e adorar a Deus, mas como mera comercialização da fé, como profissão comun, imitando o meio musical tradicional, aonde o que vale é a fama,a diversão das pessoas e o lucro que produz.

“Está surgindo no país uma versão moderna, mais liberal e classe média do crente tradicional (...); esse novo evangélico é da pesada (...); prefere louvar a Deus em ritmo de rock ou jazz (...). De jeans e camiseta, seus pastores comandam shows de rock religioso ao estilo Chacrinha...”

Ao analizarmos as letras, ritmos e produção dos shows, notamos que pouco se fala na cruz do calvario, da salvação eterna, quando muito citam Jesus, letras dotadas de rimas bonitas, arranjos bem definidos, palavras que nos emocionam, que nos prometem uma vida boa, sucesso pessoal, profissional e financeiro e só. Não nos edificam em Cristo, não chamam nossa atenção a um comportamento de adoradores, como nos hinos da Harpa Cristã. Como vimos, a musica que devereia ser usada para louvare adorar a Deus tambem virou mais um produto para a exploração economica dos seguidores do cristianismo.

Que o Eterno possa nos iluminar os crentes brasileiros para que possamos viver um novo reavivamento, que surja pessoas dispostas a louvar de todo o seu coração para a honra e glória de Deus e que este espirito nefasto que tomou conta de parte dos cantores evangélicos possa ser exorcisado de dentro de nossas igrejas.

Heresias no Evangelho de Matriz Brasileira.

Segundo dicionário, Heresia - Instituição, ideia ou ideologia rejeitada pela Igreja, tida como falsa. Fundamento, ideia ou opinião que se opõe ao senso aceito pela maioria. ... Etimologia (origem da palavra heresia): do grego háiresis, pelo latim haeresis.

“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.” 2 Pedro 2:1-3

“A melhor arma contra os desvios da Palavra é a própria Palavra. Quanto mais nos alimentarmos dela, fazendo dela nossa leitura diária, nosso guia para as decisões e nosso consolo em dias difíceis, tanto mais fácil será identificarmos heresias e nos afastarmos delas. Não se preocupe tanto com o que há de errado com os outros caminhos – gaste tempo na Palavra, meditando, estudando e se alimentando. Quanto mais estiver familiarizado com o que Deus quer, mais fácil será identificar o que Deus não quer.”

Como o “ Mundo Espiritual” é invisível ao olho humano e difícil de se compreender devido a sua imaterialidade, a todo momento surge falsos mestres e profetas, dando sua interpretação conforme seus entendimentos e interesses pessoais.

Ao analisarmos a igrejas Evangélicas Cristãs de matriz brasileira como um todo, nos deparamos com inumeras heresias sendo praticadas nos pulpitos. Uma das grandes contradições que presenciamos é os “ evangélicos” condenarem as praticas católicas de venda de indulgencia, mas ao mesmo tempo vendem toalhas ungidas, canetas, suco entre outros objetos, que segundo seus vendedores são produtos ungidos por Deus. Basta pesquisarmos no google que nos deparamos com muitas aberações praticadas aonde deveria - se ensinar as sabias palavras do Mestre Jesus.

A crescente teologia da prosperidade tem invadido nossas igrejas, distorcendo a palavra original, mostrando um Deus negociador, com muitas riquezas materias para nos oferecer, em troca de nós reparsarmos parte dela devolta aos seus “corretores ungidos”. Tal doutrina tem revelado o mais sordido, cruel desvaneio da mente perigosa, gananciosa e maudosa de alguns seres humanos. Ao olharmos para o evangelho de cristo, vimos que não tem como servirmos a dois senhores, e nos recomenda claramente a buscar primeiro o reino de Deus.

Assistindo a celebração televisiva de uma destas reprodutoras de heresias, deparei – me com uma auto declarada Bispa Ingrid, que sentada em uma cadeira replica de um trono, estendia seu pé para os fieis tocarem para ser abençõados e receberem seus milagres, com detalhe, tinha que pagar para tal, desta mesma reprodutora de heresias prersenciei o auto entitulado Bispo vendendo garafa pet de agua supostamente do Rio Jordão, que atualmente é proibido para batismo devido sua enorme poluição, considerado perigoso para a saude humana, conforme reportagen publicada.

Vimos também pastor mantendo relações sexuais com fiés após leitura equivocada da biblia, sendo facilmente desmascarado pelo reporter que o entrevistou, com um simples respeito as normas e regras de escrita e leitura de texto da lingua portuguesa.

Estes são apenas alguns de milhares de exemplos que nos deparamos dia a dia, basta assistirmos celebrações em muitas igrejas e em seus programas telivisionados vinte e quatro horas por dia, tambem podemos ver centenas destas e outras heresias circulando pelas redes sociais.

Vivemos em um pais dominado pela corupção em todos os segmentos, e infelizmente as igrejas não estão isentas deste mau, são inumeras as acusações de ilicitos envolvendo lideranças evangélicas quanto ao mau uso do dinheiro, inclusive utilizando – se da igreja para legalizar dinheiro de negócios escussos.

Outro fator que contribui para o descrédito do no evangelho em nosso pais são as constantes notícias de “lideres” que são flagrados em ilicitudes e crimes comuns, que ora não se espera de um conhecedor dos ensinamentos do Mestre Jesus. Crimes que vão de estelionato, roubo de carros, abuso sexual de menores, lavagem de dinheiro, conforme reportagens abaixo transcritas:

“... Recentes prisões de pastores ou falsos líderes religiosos alertaram a polícia e as congregações oficiais para criminosos que usam igrejas de diferentes denominações como fachada para cometer crimes. Em sete meses, pelo menos três homens foram presos, acusados de estupro, roubos, receptação e estelionato, usando a Bíblia para acobertar ações no estado. Outros suspeitos são investigados. O delegado da 93ª DP (Volta Redonda), Antônio da Luz Furtado, diz já ter perdido a conta do número de pessoas que usam esse tipo de artifício. Recentemente, a polícia prendeu Edílson Ferreira de Sá, que comandava o rebanho de fiéis da Igreja Assembleia de Deus do Ministério Casa Família, em Volta Redonda, no Sul Fluminense. No dia seguinte, fiéis acordaram estarrecidos com a notícia: foram encontrados na casa do pastor equipamentos avaliados em R$ 3 milhões, roubados de um estaleiro. O que mais surpreendeu, no entanto, foi a constatação de que o ‘religioso’ tinha uma ficha criminal robusta: 14 passagens pela polícia por crimes diversos, incluindo roubo, receptação e estelionato.”

“A polícia de Manaus (AM) prendeu o pastor Cleyson Alves de Souza (foto), 37, sob a acusação de estuprar duas obreiras, uma de 15 e outra de 17 anos. Segundo as vítimas, ele dizia que ejaculava “esperma de Deus” e que tinha de ser engolido para “purificar a alma”. A Depca (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) pediu à Justiça na semana passada prisão preventiva do pastor, após ter recebido a denúncia das adolescentes. O pastor foi preso quando pregava na Igreja Pentecostal Deus Altíssimo, na região centro-oeste da cidade. A polícia soube que ele estava ali por intermédio de uma denúncia anônima. Uma das vítimas contou que Souza dizia que, por ser pastor, podia ter o corpo da fiel que quisesse. Ela contou que foi obrigada a assistir a um vídeo onde um menino de 11 anos aparece sendo estuprado pelo pastor com o uso de um cabo de vassoura.”

“O pastor evangélico Francisco Felício de Araújo, 50 anos, natural de Minas Gerais, e o mecânico João Alisson Barbosa da Silva, 30, foram presos suspeitos de integrar um esquema criminoso de desmanche de carros, que funcionava em uma oficina de fachada, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. O pastor também é mecânico e de acordo com o delegado titular da unidade especializada, Nélio Carneiro, ambos os presos fazem parte de uma quadrilha especializada em roubos de carros. “

Como vimos, homens endemoniados usando – se da biblia e do Santo nome de Deus, se escondendo dentro de igrejas sérias e com proposíto divino, estão a serviço de Satanás , mentindo, estuprando, roubando e principalmente distorcendo a verdade do Evangelho de Cristo.

Ao estudarmos as Sagradas Escrituras podemos ver que estes problemas não são recentes e nem fruto desta época sobria que vivemos, desde os primordios da humanidade homens tem se desviado do querer de Deus e praticado ilícitos.

São por estas atitudes nefastas de falsos lideres que o evangelho está perdendo a credibilidade e a acada dia afastando mais e mais pessoas da verdadeira mensagem, porem temos que persistir firmes no propósito de ensinar e viver a verdade pois o mau não pode vencer o projeto que Deus tem para a humanidade e em especial para o Brasil.

Desde os primórdios da igreja, uma das principais características cristã é o estender as mãos aos necessitados, e as principais igrejas cristãs do brasil tem cumprido com louvor este propósito, que vão desde campanhas para arrecadar alimentos aos necessitados, remédios, cadeiras de rodas para deficientes, até clinicas bem estruturadas para tratamentos de dependentes químicos, hospitais, escolas de educação formal e universidades.

No Brasil os primeiros hospitais implantados no pais foram as Santas Casas, muitas delas existem até hoje. Na época da colonização o ensino era de responsabilidade da Igreja Católica, que construiu a primeira escola em Salvador na Bahia em 1549 e a segunda em 1550 em São Vicente no litoral paulista, bem como a primeira universidade brasileira foi implantada pelos jesuítas, O Collegio do Salvador da Bahia foi fundado em 1553, pelo padre Manoel da Nóbrega, com o curso de Teologia. Posteriormente, iniciou-se o primeiro curso superior em Artes.

Atualmente praticamente todas as grandes igreja cristã no Brasil desenvolvem alguma atividade de cunho social, principalmente com clínicas de recuperação de dependentes químicos, cumprindo com seus propósito e vocação bem como suprindo uma lacuna de demandas sociais deixadas pelos sucessivos incompetentes e omissos governos.

Uma combinação entre uma nação economicamente carente, o sonho de ascensão econômica por parte de praticamente todos os cidadãos, tem aberto uma enorme lacuna para o surgimento dos mercadores da fé.

CONCLUSÃO

Tirandoa conclusão que você está lendo, o texto inteiro é uma Monografia, uma análise, uyma radiografia da Igreja desde os seus principios até os nossos dias no Brasil. A matéria não está inteira aqui, eu só expus o que fala da Igreja Brasileira, a origem da Igreja e a Reforma eu não achei necessário.

Nota-se claramente que não sou apenas eu que enxergo que a Igreja Brasileira não está indo bem das pernas. Não vamos combater os desvisos fazendo de conta que nada está acontecendo, isso é omissão.

Acredito que o melhor que cada Igreja particular pode e deve fazer é ser fiel a Deus e seguir ao pé da letra os ditames da Bíblia, sem desvios. Faça a sua parte. A Igreja Brasileira como um todo está claramente caída da fé. Porém não toda ela, pois se não estaríamos todos perdidos e Cristo já teria vindo julgar os povos da Terra. SE ainda estamos aqui discutindo, é porque existem fiéis buscando a Deus em todo canto. Em geral os crentes fiéis são os menos favorecidos numa Igreja. Talvez o irmão mais pobrinho, ou o que tem uma canção diferente, ou que seja meio metido a profeta e por isso mesmo, meio que evitado. Os que serão salvos, e que estão ai, no nosso meio, são a loucura do mundo. Esses vão herdar o Céu primeiro.

Se a sua Igreja está com desvisos graves e desabonadores, porém continua sendo Igreja, é porque tem alguém ali, da parte de Deus. Algum fiel ainda persiste a orar, em meio à bagunça. Alguém continua a jejuar e crer em Deus. Alguém continua querendo a Palavra verdadeira. A Igreja existe por esses, não pelos outros.

Fazer de conta que não existem desvios no Brasil é se iludir. Mas dizer que não tem mais ninguém salvo que vai para o Céu é desconhecer a Deus e o Seu poder. No meio dessa bagunça tem crentes branqueando suas vestes e se santificando cada vez mais. No meio dessa Babilônia tem servo separado por Deus e guardado pelo Espírito. Espero que você seja um deles, dos que vão herdar o Céu.

Amém.

Fique na paz.

BIBLIOGRAFIA

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/religiao/cristianismo-no-brasil--chegada-aos-dias-atuais.htm

pslarios
Enviado por pslarios em 04/09/2019
Código do texto: T6737090
Classificação de conteúdo: seguro