O amor de Deus é paciente, zeloso e gracioso na busca do que se perdeu. (Parte 2).

Assim também não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca. (Mat 18:14). Este é o último versículo da parábola chamada de a ovelha perdida. Ao estudarmos está parábola vemos brotar algumas características do amor de Deus. Vamos dividir este estudo em partes aqui trataremos sobre duas das características do divino amor.

1 – A primeira é: O amor de Deus é um amor que cuida do indivíduo. Ele deixa as noventa e nove em segurança e sai em busca daquela que se perdeu. uma ovelha estava perdida e o pastor não podia descansar até que a houvesse devolvido ao redil. Por mais numerosa que seja a família, o pai não pode desfazer-se de um só filho, pois seu amor se estende a todos. Deus é assim; Ele busca aquele que por vontade própria optou por se perder, relegando o amor. É nosso dever entender isso, enquanto quem ensina ou lidera.

2 – O amor de Deus é paciente. Como vemos no estudo anterior a ovelha se desespera se entristece e cai em depressão, por desconhecer a si mesmo. E ela não podia culpar a ninguém mais que a si mesma pelo perigo em que se colocou. O triste é que nós temos uma tendência a ser impaciente com os insensatos. E os julgamos com uma velocidade superior a paciência.

E quando os vemos em dificuldades tendemos a afirmar: "É culpa deles; eles o buscaram; quem mandou ser desobediente." E com este triste julgamento os desprezamos, e, é neste exato momento que deixamos de praticar a misericórdia e esquecemos da exortação que Jesus fez aos ortodoxos que somente observavam um cultuar frio cheio de ritos e rituais, mas vazio do amor de Deus: Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. (Mat 12:7)

O belo de confiarmos (Fé) no amor de Deus, é que Ele não age assim. A ovelha podia ter sido tola, e na tolice de seu desespero se perdido por uma aparente vontade própria, mas de qualquer modo o pastor estava disposto a arriscar sua vida por ela. E aqui se faz bem saber que nós podemos cometer tolices, e se deixar levar pelo desespero, mas Deus Pai sempre nos buscará levando o seu amor que cura a alma, revitaliza o corpo e nos religa ao espirito. Porque Deus ama até o tolo que é o único culpado da dificuldade em que se encontra, de seu pecado e de sua tristeza.

Então que cada um de nós avalie a si mesmo para ver se estamos servindo a Deus de acordo com o seu amor que através do profeta disse: Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos. (Oséias 6:6). E só podemos conhecer a Deus amando (1Jo 4:8), e amando aprendemos fazer a vontade do Pai, e se realmente somos Cristão devemos observá-la em profundo respeito. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 11/09/2019
Reeditado em 11/09/2019
Código do texto: T6742258
Classificação de conteúdo: seguro