Deus PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,39-42)(13/9/19)
.
Caríssimos, no Evangelho de São João, escutamos o Senhor dizer: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." Ora, seguir o Senhor fielmente nesta vida é a maior dádiva que Dele recebemos. Todavia, precisamos nos inteirar que só à Ele foi dado todo poder sobre o céu e sobre a terra e somente Ele julgará os vivos e os mortos no último dia; cabe a nós conservar o santo temor e evitar todo tipo de pecado, especialmente o de julgar e condenar os nossos irmãos e irmãs.
.
Aliás, na sua Carta aos Romanos, São Paulo nos exorta: "Assim, és inescusável, ó homem, quem quer que sejas, que te arvoras em juiz. Naquilo que julgas a outrem, a ti mesmo te condenas; pois tu, que julgas, fazes as mesmas coisas que eles." Também São Tiago falando a respeito desse terrível pecado, escreveu: "Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento."
.
No Evangelho de hoje Jesus usa duras palavras para com aqueles que vivem espionando a vida dos outros esquecendo que são tão humanos e pecadores quanto àqueles de quem se fazem juízes. Diz o Senhor: "Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão."
.
Portanto, caríssimos, quem só vive para enchergar os pecados dos outros, julga-los, critica-los e condena-los; outra coisa não carrega na alma senão os próprios pecados que julgaram. Destarte, a correção fraterna existe e faz um bem enorme, porém, somente quando a verdade que dizemos àqueles que corrigimos não são acusações ou falta de caridade, mas desejo de santidade e justiça para que se corrijam e vivam em estado de graça.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.