IGREJA PRIMITIVA, EXEMPLO PARA HOJE

Vamos ler o texto do livro de Atos dos apóstolos, 5 12-16:

12 E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.

13 Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima.

14 E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.

15 De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.

16 E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.

Ao observarmos os primórdios da igreja cristã, após a ascensão de Jesus aos céus, vemos que esta tinha determinadas características únicas. Viviam em plena comunhão, uns ajudando aos outros, mas principalmente ocorriam milagres maravilhosos através dos irmãos.

Em primeiro lugar esta crescia cada vez mais e as pessoas vinham de todos os lugares trazendo enfermos e atormentados por espíritos e quando os traziam todos eram curados!

Assim era a igreja no seu início, viviam no sobrenatural ou antes, o sobrenatural para eles era o natural. Deus respondia de forma poderosa e como vemos em Atos 2.42 – 43:

42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

43 - E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

A característica da igreja tinha quatro pontos importantes e que devem servir de modelo para todas.

Em primeiro lugar perseveravam na doutrina dos apóstolos, o que isso significava? Este termo doutrina não é passiva, é ativa ou seja, a frase deixa claro que persistiam em ouvir os apóstolos enquanto ensinavam. Eles mantinham aquilo que lhes foi mandado por Cristo em Mt. 28.20:

20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Jesus deixou uma ordem imperativa aos discípulos e o termo usado por ele foi ensinando-os! O ensino era algo que Jesus durante seu ministério deu plena prioridade, Ele sempre estava ensinando!

O cristão deve caminha sempre rumo ao amanhecer e não ao entardecer, devemos considerar um dia perdido aquele que não aprendemos nada de novo e quando deixamos de penetrar mais profundamente na sabedoria e na graça de Deus. Os apóstolos tinham que proclamar sua vida, morte e ressureição, mais o seu significado para a salvação do homem. Essa doutrina era totalmente alicerçada nos ensinamentos de Jesus. Precisamos entender que as epístolas escritas pelos apóstolos ainda não existiam e em sua maioria o que era ensinado era por tradição oral, nesta época não eram muitos os que sabiam ler e muitas das tradições e ensinamentos sempre eram transmitidos de forma oral, uma pessoa da família passava a história de seus antepassados de forma oral. Embora a escrita já existisse, não eram muitos os que sabiam escrever, dependiam totalmente de escribas para colocar em papiros o que tinham que preservar.

Em segundo lugar, tinham comunhão, este termo comunhão vem do grego kononia, significa plenamente companheirismo, participação, compartilhamento e contribuição com Deus e o próximo, tinham uma grande qualidade de estar juntos! Não havia egoísmo entre eles, ninguém queria ser mais do que o outro e acima de tudo, respeitavam aqueles que eram líderes. Este termo comunhão significa mais ainda, que ficavam alegres em estar uns com os outros, devemos ter em mente que uma das maiores características da igreja primitiva era o seu companheirismo íntimo, o amor fraternal que caracterizava os primeiros cristãos, comunhão era a palavra preferida usada por Paulo para descrever o amor entre os irmãos conforme ele nos mostra em sua epístola em I Cor. 1.9:

Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.

Fomos chamados para a comunhão de seu Filho! Em primeiro lugar temos que ter comunhão com Jesus Cristo. Assim como Paulo, o apóstolo João também transmite esta ideia como nos mostra I Jo. 2 5-6:

5 Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.

6 Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

Tal companheirismo se alicerçava primeiramente na correta relação de cada crente com Deus, esta comunhão era demonstrada em partilha comunal de bens em que todos se utilizavam de um fundo comum, os crentes distribuíam seus bens uns com os outros para que pudessem sobreviver. Devemos lembrar que Jesus e seus discípulos viviam uma vida comunal, o que aconteceu com os primeiro cristãos após o Pentecostes, foi apenas uma continuação deste estilo de vida pelos apóstolos. Havia amor entre aqueles homens e mulheres que eram cheios do Espírito Santo!

Em terceiro lugar, no partir do pão, que era uma forma primitiva de ceia do Senhor, realizada sempre no primeiro dia semana em comemoração ao dia da ressureição de Jesus, era realizada em vários lares e ligado à adoração dominical.

Em quarto lugar e importantíssimo, por último temos a oração.

O que se torna necessário entender é que eles não se reuniam como os cristãos modernos fazem hoje, mas os cultos eram em grande parte nos lares, normalmente havia cânticos como nos mostra Paulo em I Cor. 14.26:

Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

Como vemos o apóstolo fala que quando vos ajuntais, havia sempre um ajuntamento de cristãos, o que ele deixa mais claro ainda em outras epístolas como, Ef. 5.19 e Col. 3.16:

Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.(Ef. 5.19)

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.

(Col. 3.16)

Devo dizer que o ajuntamento ao qual Paulo se refere nada tem a ver com as igrejas de hoje. Quando pesquisamos a história da igreja desde o seu nascedouro até nossos dias, descobrimos que esta igreja sofreu diversas influências da época. Precisamos entender que a história humana foi se adaptando ao tempo no qual se encontravam. A humanidade sofreu diversas influências dos filósofos gregos e posteriormente à dominação romana.

Gostaria apenas de esclarecer que a ideia da pregação do evangelho na época de Atos, não era exatamente como em nossos dias. Devemos compreender que à partir do século III, o estado romano instituiu o cristianismo como religião, mas não dentro dos parâmetros que deveriam seguir. Esta atitude do então imperador Constantino, levou a igreja a ser totalmente influenciada por cultos pagãos, desde a instituição de lideres até a distância entre clero e leigos. Havia uma distância muito grande entre aquele que oficiava os trabalhos religiosos e aqueles que o ouviam. O líder era antes de tudo um representante de Deus na Terra e, tudo o que ele falasse, teria sido o próprio Deus falando. Na realidade, ao estudarmos não apenas o livro de Atos, mas todas as cartas escritas pelos apóstolos vemos o quanto a igreja moderna esta distanciada do verdadeiro culto a Deus. Como lemos antes, podemos concluir assim o verdadeiro perfil da igreja primitiva, quando vos ajuntais e ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros! Muitas vezes temos em mente igreja como nós vivemos hoje. Os primeiros cristãos reuniam-se em casas e, em alguns casos em alguns lugares amplos para aprenderem e terem comunhão. Como nos mostra I Cor. 14.26, faça-se tudo para EDIFICAÇÃO! A comunhão, a profecia, as línguas tinham um objetivo único: edificação, como nos dá mostras disso o apóstolo em I Cor. 14.3:

Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.

A versão J.B. Phillips nos mostra com mais clareza este texto:

Mas aquele que prega a Palavra de Deus está utilizando aquilo que fala para edificar a fé dos homens, anima-los ou consola-los.

O apóstolo deixa bem claro que a finalidade da profecia é edificar, exortar e consolar. Tudo a ser feito na igreja deve sempre ser com a única finalidade de edificar, exortar e consolar. Este é um dos grandes motivos que devemos pesar, analisar, observar as profecias. Se esta não tiver nenhuma destas finalidades, com certeza não foi dada pelo Espírito Santo de Deus. O apóstolo deixa isso muito claro.

Muitas pessoas interpretam exortar, por falta de conhecimento, que o termo exortação significa chamar a atenção dos irmãos ou como se diria mais popularmente, descer o cajado nos irmãos

Agora a oração era de tremenda importância, haja vista que aqueles primeiros cristãos sabiam que não podiam enfrentar a vida com suas próprias forças, sempre falavam com Deus antes de falarem com os homens, podiam enfrentar os problemas da vida porque antes tinham um encontro com Deus. E seria importante lembrar Atos 4.31:

E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

Eles oravam! Não fizeram uma comissão para discutir com os líderes religiosos para que os deixassem em paz, não, eles oravam! E, quando eles oravam, o Espirito Santo prontamente correspondia porque todos foram cheios do Espírito Santo! O Espírito Santo enchia a todos e, em consequência disso, anunciavam com ousadia a palavra de Deus. Continuavam pregando que Jesus Cristo era o Senhor, continuavam demonstrando o amor de Cristo em seu viver, continuavam fazendo aquilo para o qual foram designados, pregando a palavra de Deus com ousadia.

A oração era o que movia aqueles primeiros cristãos, exemplo a ser seguido por todos em nossos dias, muitas vezes gastamos horas falando ao telefone, redes sociais ou até em jogos eletrônicos e não paramos para orar nem mesmo uma hora! E depois queremos ser plenamente abençoados por Deus.

O ensino nas igrejas hoje visa apenas receber algo de Deus, ser abençoados por Ele. Muitas vezes nos metemos em problemas financeiros e pessoais por nossa livre e espontânea vontade, para agradar nossa alma e depois chegamos diante de Deus pedindo que Ele resolva os problemas que nós mesmos criamos.

Não foi a toa que o lugar em que estavam tremeu! E não é a toa que nenhum lugar hoje não treme!

Agora por último, em quarto lugar vejamos o que nos mostra o versículo 43 de Atos 2 novamente:

E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

Como nos mostra o texto, em toda a alma havia temor! E que temor é esse? Este termo significa temor reverencial, não era medo, o cristão deve viver com reverência pois toda a Terra é o templo de Deus, tudo é Dele, tudo pertence a Ele e apenas Ele é o Senhor de tudo! E, como nos mostra Atos 5.12:

E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.

Muitos sinais e prodígios aconteciam entre o povo, sinais, prodígios e maravilhas era o que ocorria na igreja. E voltando aos versículos 15 e 16:

15 De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.

16 E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.

As pessoas eram curadas! As pessoas eram libertas! E, como nos mostra o versículo 16, eram todos curados!

Libertação e cura sempre foram os sinais que ocorria na igreja, libertação e cura, Deus operava de forma maravilhosa através dos apóstolos porque eles eram cheios do Espírito Santo!

Para aqueles primeiros cristãos o sobrenatural era o natural, ver pessoas sendo curadas, libertas, transformadas era totalmente natural para eles. Isso tudo era devido à presença do Espírito Santo em suas vidas, eles eram continuamente cheios do Espírito!

A finalidade daqueles cristãos eram apenas duas, em primeiro lugar crer na existência de Deus, aqui devemos lembrar Hb. 11.6:

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Como podemos ver, sem fé é impossível agradar a Deus! Aqueles cristão literalmente agradavam a Deus, e por que isso acontecia, por que tinham fé, criam que Deus existia e que tudo o que tinham ou faziam era porque Deus existia e os ouvia! Lembremos o que disse Pedro em Atos 5.29:

Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

Obedecer a Deus! E como obedeciam? Eles obedeciam a Deus proclamando que Jesus Cristo era o filho de Deus, que Jesus Cristo era aquele que morreu, mas ressuscitou.

Aqueles cristãos primitivos criam que ele existia e, em consequência, Ele, Deus os galardoava com sinais e maravilhas!

Em segundo lugar criam em um Cristo ressurreto e tão grande era a sua fé que usavam este nome e, ao usarem este nome, pessoas eram curadas, libertas, transformadas apenas quando eles usavam o nome de Jesus!

A igreja então existente era um grupo de pessoas que proclamavam o nome de Jesus sem nenhuma vergonha, como nos diz Paulo quando escrevia em Rm. 1.16:

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

Eles não tinham vergonha do evangelho de Cristo! A principal e única finalidade da igreja de Atos era pregar a Cristo e o Espírito Santo ia acrescentando aqueles que deveriam ouvir e receber a salvação como deixa claro o texto de Atos 2.47:

Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

Deus acrescentava os que se haviam de se salvar! Aqui devemos lembrar o que Jesus disse em Jo. 16.8:

E, quando ele (o Espírto Santo) vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

É e sempre será o Espirito Santo que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo! Não será a eloquência dos eruditos, não será o charme dos homens, mas será o Espírito Santo que irá criar a obra de salvação de Deus nas pessoas.

Quando a igreja chegar neste ponto, de ter apenas Jesus como Senhor, crer em Deus e no Espírito Santo, então e só então, as mesmas obras que ocorriam na igreja primitiva irão acontecer em nossos tempos.