Maria, um canal e meio de humanização divina

No Facebook, alguém postou foto com a seguinte frase, dizendo, em relação a Maria de Nazaré:

“Muitos dizem que para ir a Deus não precisam dela. Mas Deus veio até nós por meio dela”.

Comentando:

A realidade não é que “muitos dizem”, mas as Escrituras é que dizem, porque ela foi apenas canal e meio de humanização da Divindade, o invisível tornando-se visível nela.

A obra, a assistência, a providência e a graça vieram totalmente pela ação do Espírito Santo – foram ações de Deus, jamais de vontade ou feitos humanos.

A geração de Jesus em seu ventre, apanhou-a na passividade, pois nada fez de sobrenatural, apenas aceitou as orientações do Alto, as impossíveis para ela, como também para quaisquer seres humanos: Deus sempre opera, quando nós nada podemos fazer. Assim foi o milagre da concepção de Jesus em seu ventre. Assim é a vida que é gerada no interior humano que a ciência ainda não explica, pois “… Deus formou o espírito do homem dentro dele” (Zacarias 12.1 fine). (Por este texto de Zacarias, fica descartada a preexistência da alma, pois só Deus é preexistente. Nada se compara a Ele neste atributo eterno!)

Ela, Maria, teve seus primeiros temores, mas, felizmente, estes temores acabaram por redundar em fé (Lc 1.45). Uma fé real, notória e dinâmica, porque a fé também se distingue pela obediência e ação! Ela se preparou, se alegrou e diligenciou para que a promessa a ela feita pelo anjo portador das “boas novas”, vindas da parte do Altíssimo, se tornasse realidade concretizada em todos os detalhes, conforme planejado.

Enquanto ela foi meio e canal para a primeira vinda de Jesus ao mundo – encarnado, é necessário recordar que, as muitas idas, agora, de nós a Deus, independe dela (Maria de Nazaré), porque segundo as Escrituras podemos ir diretamente a Deus Pai, pela oração, em virtude do sacerdócio universal de todos os crentes, inaugurado por Ele, Jesus, o Caminho e o pioneiro deste Caminho. (Mateus 6.9: “Pai nosso”; João 14.6: “Eu sou o caminho”; Atos 8.22: “Roga tu ao Senhor”; Hebreus 4.16: “Acheguemo-nos ... junto ao trono” ; Hebreus 7.25: “... os que por ele (Jesus) se chegam a Deus” ...).

Reiterando, digo que ela foi apenas vaso para a humanização de Deus e este feito não foi obra dela, mas do Deus Espírito Santo! A vida, a seiva da vida, a plantação (ou implante) em seu ventre, veio de Deus mesmo – jamais pela capacidade humana da Maria de Nazaré! Tal como ela o disse: “... Aqui está a serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme a tua palavra” ... (Lucas 1.38).

Rive (ES), 23 – 09 – 2019

Fernandinho do forum