SÉRIE: O TABERNÁCULO “CINCO TESTES PARA SER SACERDOTE”

Ficou muito comum associar o pastorado com o sacerdote do Antigo Testamento. Temos visto muitas pessoas fazendo Igreja, mas a grande pergunta é: Quais são as qualificações para ser um sacerdote? Havia basicamente cinco testes duríssimos para a pessoa exercer o sacerdócio. Um sacerdote era escolhido no meio de milhares de outras pessoas. O que são os testes e o que eles significam nos dão parâmetros para compreender se temos o chamado ou não. Quem tem que atestar de nós é a Bíblia. Como associaram o termo sacerdote com o termo pastor, então vamos tentar pensar em um sacerdote pastor e tentar atualizar a Bíblia para nossos dias e saber o que Deus fala conosco.

PRIMEIRO TESTE: ISRAELITA

Haviam muitas sociedades ao redor de Israel quando o sacerdócio iniciou com Moisés no deserto, na época da libertação do povo de Deus do Egito, que foi posteriormente levado à Terra Prometida.

O chamado a ser sacerdote deveria ser israelita, não poderia ser moabita, filisteu, cananita, edomita, amorrita, ou qualquer outro povo, mas israelita. Ser israelita significa ser da linhagem santa, filhos de Adão e Eva, que preservados por Deus, um dia viria Jesus. Fala-se aqui de uma linhagem espiritual, guiada e preservada por Deus. Muitos de nós, hoje somos cristãos porque somos resposta de oração de alguém. Eu por exemplo sou fruto de oração da minha avó Odete que era professora da Escola Dominical da Assembléia de Deus durante muitos anos. Ela partiu para Deus sem nunca ter me visto na Igreja. Mais ou menos seis anos após ela ter morrido, eu me converti. Ser israelita fala de linhagem espiritual.

SEGUNDO TESTE: SER DA FAMILIA DE ARÃO

O sacerdócio do Antigo Testamento começou com Aarão, irmão de Moisés, e seus quatro filhos, enquanto o povo andava pelo deserto. Em seguida a função sacerdotal, visto que eles eram dessa tribo, passou aos levitas.

Ser da família de Arão significa ter nascido na família correta. Deus instituiu o Sistema Sacrificial a partir de Arão, por causa de Moisés.O chamado original era Moisés, através dele bênçãos começaram a vir a todos que estavam próximos a ele. O povo de Israel foi liberto através de Moisés. Israel entrou na Terra Prometida por causa de Moisés e do Espírito de Deus que estava sobre Moisés e o sacerdócio divino recaiu em Arão, por que ele era irmão de Moisés. Arão era da família de um grande homem de Deus e se tornou ele também uma referência como grande homem de Deus. Todo o sacerdócio agora deveria olhar para o que Deus ensinou e falou com Arão.

Para ser sacerdote tem que nascer na família correta e essa família é a família de Jesus. Para termos um chamado devemos nascer de novo, saindo da família do velho Adão e nascendo na família do novo Adão, que é Cristo. Para ser sacerdote tem que ser convertido, é isso que significa.

TERCEIRA PROVA: SER LEVITA

1. Israel foi dividido em doze tribos, uma delas era a tribo de Levi, de onde veio Arão. Mas o simples fato de ser um levita, ter nascido na família certa não fazia de todos os levitas sacerdotes. Para atuar como sacerdote, era necessário o chamado de Deus. "Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão" (Hebreus 5:4).

Algumas pessoas acreditam que ser chamado para a obra é só fazer um curso de Teologia, ou ser parente de um cristão, que está garantida a nossa permanência em algum cargo. Isso é um engano bobo. Tenho visto um costume atual, não muito bom, onde alguém é chamado para ser pastor de uma Igreja e estendem o chamado não apenas para a pessoa que tem o dom, o chamado de Deus, mas para o seu cônjuge, sua esposa, ou seu marido. Assim como a salvação é individual, o dom de Deus para todas as pessoas é individual. Algumas Igrejas não chamam mais a pessoa que tem o dom do pastorado, mas chama a família: marido e esposa. A não ser, em casos raríssimos, onde cada um, individualmente tem o dom do pastorado e se encontraram nessa transição e casaram, muitos casais não tem o chamado como dupla para guiar uma Igreja.

Recentemente fui a uma Igreja onde o filho é pastor e por algum motivo alguém ungiu a mãe dele a pastora. E me desculpe, ela é péssima. A mulher não tem chamado, mas alguém a ungiu.

Ser levita, para exercer o sacerdócio não é ter nascido numa família terrena onde alguém da família é obreiro da casa do Senhor, ou a pessoa se qualificou com títulos e estudos. Ser levita fala de ter nascido na família correta de Deus, ser da linhagem espiritual de Cristo. Mas sabemos muito bem que não são todos os crentes que tem chamado ministerial. E ainda assim o chamado ministerial tem divisões: apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre.

A pessoa até pode ter todas as qualificações do mundo, mas se não tiver chamado de Deus, não poderá, ou não agüentará o ministério, sendo passível até de perder a salvação. Temos muitos exemplos, onde nos deparamos a todo tempo com alguém que nos fala que um dia foi obreiro ou até mesmo pastor e hoje se encontra fora da Igreja. Qualificações terrenas não são qualificações divinas.

QUARTA PROVA: SAÚDE E BELEZA FÍSICAS (LEV 21) 13 QUALIFICAÇÕES PARA O SACERDOCIO

A quarta qualificação para o futuro sacerdote eram qualificações de ordem de beleza e saúde físicas. Essas qualificações encontram um correspondente importnate nos seus significados, como vamos observar.

“Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará; como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos,

Ou homem que tiver quebrado o pé, ou a mão quebrada,

Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigem, ou que tiver testículo mutilado.” Levítico 21:18-20 – Biblia Corrigida Fiel

“Nenhum descendente do sacerdote Arão que tenha qualquer defeito poderá aproximar-se para apresentar ao Senhor ofertas preparadas no fogo. Tem defeito; não poderá aproximar-se para trazê-las ao seu Deus.” -Levítico 21:21 NVI

1. Cego – fala do obreiro sem visão, que não enxerga, ou compreende as coisas espirituais corretamente. Além de que o sacerdote vai trabalhar com fogo, para sacrificar o animal inocente. Ser sacerdote e cego é perigoso para ele e para quem está próximo. Um obreiro sem visão espiritual não é só reprovável, é perigoso.

2. Aleijado, coxo – É uma pessoa que tem um defeito físico específico, uma perna menor do que a outra. Isso fala de altos e baixos. Isso fala de inconstância. Um dia está lá em cima e no outro está lá em baixo. Uma pessoa dessa, bipolar, não está apta paa o ministério.

3. Nariz chato – é a pessoa que se intromete nos negócios dos outros. É a pessoa que mete o nariz onde não é chamado.

4. Membro demasiadamente compridos – gente que tem braços, pescoço, olhos ou pernas muito grandes, mãos grandes, desproporcionais ao restante do corpo. Braços muito grandes são aqueles que querem pegar o que não podem. Pescoço fala do que quer olhar pelo muro a casa do vizinho. Olhos muito grandes fala de pessoas que ficam olhando coisas que não podem, como a esposa do vizinho, ou pornografia, ou filmes violentos, terror, morte, sangue. Olhos grandes falam de pessoas cobiçosas também. Pernas grandes falam de gente que quer ir onde crente não deve ir. Suas pernas o querem levar onde não poderia ir. Isso fala também de gente que quer dar um passo maior do que a perna. Tem muito obreiro que começa uma obra, um planejamento, mas não acaba, ficando a obra de Deus pela metade. Mão grande fala dos que querem pegar o que não é seu, por exemplo.

5. Pé defeituoso – fala de obreiro que não sabe evangelizar ou não o faz corretamente.

6. Mao defeituosa, ou quebrada - A mão está associada a trabalho. Na cura do homem da mão mirrada, entendemos que aquele homem não conseguia gerar renda, corretamente. Seu trabalho, seu afazer, sua renda, seu sustento estava com defeito. Um obreiro que deve a todo mundo, ou não tem trabalho, ou não tem profissão e não sabe fazer nada para gerar renda, está desqualifico para o trabalho cristão. Mão quebrada fala de trabalho cristão ruim, improdutivo.

7. Corcunda – é aquela pessoa que anda encurvada, olhando só para o chão. O Cristão tem um chamado para olhar para o alto, para Deus. Olhar só para baixo é olhar só para essa terra e seus problemas e tentar solucionar os problemas de forma terrena, secular e carnal. Quem só olha para baixo, e não olha para Deus não pode ser obreiro, piorou pastor.

8. Anão – Um sacerdote é um posto importante. O obreiro precisa ter porte, jeito, estatura para o cargo. Uma pessoa que não sabe nem falar, ou que é tímido demais, não pode ser um pastor. Como ele vai pregar se tiver medo de falar com as pessoas? Como a pessoa pode ser um profeta se treme de medo na frente do rei, ou dos oficiais do rei?

9. Defeito no olho – Muitas pessoas acham que a gente fala só pra ser chato. Mas observe que não da para entregar o microfone para alguém que não sabe interpretar corretamente a Bíblia, para ele pregar. Alguém que não enxergue corretamente a obra de Deus, a Igreja e não saiba enxergar os sinais de para onde Deus está levando a Igreja e o seu povo, não pode estar á frente. O sacerdote precisa ser um visionário. Ele tem que enxergar primeiro, antes de todo mundo, o que deve ser feito e para onde dirigir a Igreja. Quem tem defeito na vista é cego e não enxerga, não compreende corretamente as coisas de Deus.

10. Sarna – Essa é uma doença que pega razoavelmente fácil em quem estiver próximo. Sarna fala de pecado. Só o fato de andar com o pecador já é perigoso. Imagine um sacerdote em pecado. No mínimo ele está tendo influências malignas e perigosas para toda a congregação. É preciso sempre lembrar aqui, que existe a santidade e a glorificação. A santidade é posicional (Deus nos declara santos), é pessoal (eu me snatifico), mas não é glorificação (ausência total do pecado). A glorificação só ocorrera na volta de Cristo, na transformação do cristão. O que se condena não é um pecdo ocasional, onde a pessoa pecou, mas logo pediu perdão e não fez mais. O que se condena é a vida de pecado. É aquele pecado acostumado que está há anos com ele e não sai. Esse ai, seja o que for, mesmo o mínimo pecado é o que vai levar as pessoa para o Inferno. Não o outro. O que muitos acham que não tem importância, tipo, eu sou assim mesmo, é o que vai condenar muita gente.

11. Impige- O que é mancha na pele, ou seja pecado. O obreiro não pode ter pecado algum.

12. Testículos defeituosos – Isso nos fala de esterilidade. Um obreiro estéril não produz, não gera filhos, não consegue organizar planos para a Igreja, não é fértil. Infelizmente temos uma Igreja atual que perde a capacidade de gerar verdadeiros filhos de Deus. A culpa dos crentes superficiais são nossas, dos pregadores quando deixamos de pregar direito, o que deve ser pregado. A um filho você não fala o que ele que ouvir, mas o que ele deve ouvir. A Igreja está criando crentes fast food, crentes de supermercado. Que vão lá buscar a benção. A Igreja perde o melhor que é servir a Deus, quando só quer de Deus. Jesus deixou uma única oração para a Igreja: A oração do Pai Nosso. Nessa oração, a primeira metade dela fala sobre servir a Deus, só depois da metade da oração, na parte final, é que Deus olha para o homem e suas necessidades. Temos uma Igreja atual que não sabe explicar Deus e o rebaixa a sentimentos antropológicos. Deus não é um ser humano. Deus é glorioso, o uqe nem sabemos a extensão do eu isso fala a respeito de Deus. O rebaixamos quando o tratamos como um igual, ele é absolutamente santo, quer dizer separado. Deus não é separado, o nosso sentido de santidade, como alguém que foge do pecado. Deus não foge do pecado, ele está acima disso. Deus está em outro nível. Nível que nunca alcançaremos, nem quando a Igreja estiver no Céu. E aqui, ainda pecando a gente quer igualar a Deus, como se Ele fosse iguala a gente. Acorda crente. Deus deu dons e ministérios porque sabia que a Igreja ia precisar. Ai vem alguns que acham que podem fazer Igreja sem os qualificados por Deus e escolhem os seus qualificados em cursos de Teologia, ou na sua família. Não é assim que funciona. Igrejas inteiras não estão conseguindo gerar novos crentes porque estão operando na força do seu braço, na carne. Deus qualificou seus escolhidos e o “pastor”, acha que está acima de Deus e escolhe quem vai cantar, quem vai pregar, quem vai qualquer coisa. Nós deveríamos orar e deixar Deus falar. Quando se faz Igreja na sua força, Deus se retira. Tem um monte de Igrejas operando no movimento, no barulho, mas ninguém sente mais a presença de Deus, por que Deus não está lá. Simples assim.

13. Fogo do Espírito – Apesar das muitas qualificações de beleza e saúde demonstradas acima, o sacerdote precisava entender que ele necessitava de fogo. Esse fogo no altar significa a presença do Espírito Santo. É verdadeiramente impossível fazer Igreja sem a presença do Espírito Santo. Quem tenta enlouqueceu. Uma Igreja sem o Espírito Santo é cega, pobre, e desviada. Uma Igreja sem o Espírito Santo é uma Igreja sem Deus. Se o sacerdote não tiver o Espírito Santo está absolutamente desqualificado.

QUINTA PROVA: LAVAGEM NA PRESENÇA DOS ANCIÃOS(LEV 8)

A ultima prova para a pessoa iniciar o ministério sacerdotal era tomar um banho na porta da congregação, na frente de todos os anciãos. Só depois disso colocasse a roupa de sacerdote.

Isso nos fala duas coisas: A primeira era que o banho na frente de todos significava o testemunho publico. O futuro sacerdote era levado na porta do Tabernáculo, no momento dele tomar posse e era-lhe mandado tirar toda a roupa e banhar-se na frente de todos. Além de testemunho publico, isso nos fala de santidade. O futuro sacerdote precisa ser santo e reconhecido por todos. No momento da lavagem do futuro sacerdote não estava ali só os anciãos que iriam julgá-lo apto, mas seus amigos e sua família, assim como todo Israel, que se importava com quem seria seu novo sacerdote.

Quem almeja ser obreiro precisa ter testemunho da família, dos amigos, da sociedade e principalmente da Igreja. A Igreja precisa reconhecer naquele home o seu chamado. Nenhuma empresa chama uma pessoa desqualificada para um alto cargo. Imagine pegar uma pessoa que não sabe de eletricidade para consertar o quadro de luz de uma empresa, a pessoa pode tacar fogo em tudo, além de queimar muitos objetos. Ninguém chama uma pessoa que não conhece de pintura, para pintar a sua casa. A pessoa não sabe nem misturar a tinta, como vamos dar a ele a nossa casa para servir de cobaia? Se nos projetos seculares a gente não dá a qualquer um, muito menos na Igreja. O que muitos se esquecem que trabalhamos com pessoas eternas na Igreja. Uma palavra pode perder uma alma e vamos dar conta disso.

Eu escrevo muitos artigos cristãos e prego nas Igrejas quando sou chamado. Eu oro antes de escrever, o assunto que entendo que Deus quer que eu escreva, ou que pregue. Quando Deus dá a autoridade e entendo que é para ser duro, eu sou duro, quando entendo que é para ser mais maneiro eu o sou. Quem me dirige é Deus e se falo duro algumas horas, entendo que é na direção de Deus e isso não me cobra no coração.

Eu entendo que já fui repreendido por Deus, por ser duro demais com alguém, ou até por pregar benção demais. Deus já me repreendeu por ser muito duro, mas já me repreendeu quando era para ser duro e não fui. Hoje já descobri o segredo: Eu oro até compreender corretamente o que Deus quer falar e falo sem medo. Se Deus me usar pra falar: Vou te abençoar, acredite que Deus vai te abençoar, mas se Deus me mandar pregar: Se converte ou morre, então querido, corre que Deus está mandando se converter e isso pra ontem.

O segundo ponto do novo sacerdote que estava entrando agora para o ministério, sendo reconhecido por todos, era que ele estava vestindo roupas de sacerdote na presença de todos. Não era só o banho na presença de todos que mostrava que haviam qualificações na sua pele, para ser sacerdote, ou a água símbolo de limpeza, de santidade. O futuro e recém formado e qualificado sacerdote deveria ter suas vestes mudadas. Isso nos fala de novo nascimento. O auge do novo nascimento será o novo nome que vai ser dado em Apocalipse, no final dos tempos, na volta de Cristo, que acredito que será no final de Apocalipse, ou da Tribulação.

O novo sacerdote tira as vestes antigas, se lava, como símbolo de santidade para o ministério, santidade que significa separação, ou separado, escolhido por Deus para exercer aquela obra e agora veste uma nova roupa, mais elaborada, a roupa do obreiro, do sacerdócio.

Uma outra coisa cabe falar aqui. Apesar que algumas pessoas não querem admitir, o ministério é publico. Tudo o que se faz na Igreja, cantar no púlpito, pregar, anunciar, ou qualquer coisa, é publico e devemos dar conta disso. Os vizinhos que nem vão para a Igreja podem cobrar uma postura da Igreja, pois ela é um órgão publico, que fala ao publico. Igreja não é um clube fechado. Se alguém, pedir para ver os números da Igreja, os gastos e compras, deve-se mostrar. Vivemos numa sociedade e devemos nos preocupar em pregar o Evangelho, o que significa pregar a Bíblia. Ler o texto, explicar o texto e ficar no texto. Só isso basta. Quando somos bíblicos não arrumamos confusão. A Igreja deve somar à sociedade e não ser causa de embaraço, ou estranhamento. A Igreja é publica, assim como o ministério sacerdotal é publico, isso significa que temos também leis e deveres seculares a serem cumpridos. A Igreja tem que pagar suas contas. Tem a Lei do Silêncio que manda para o barulho após dez horas. A Igreja deve ter um regimento reconhecido pela prefeitura, por exemplo.

Tem gente que faz, fala e não gosta que a gente olhe para a vida dela. Mas temos que olhar. A pessoa não trabalha, não tem renda, é pastor e sai comprando carros e casas e viajando de avião pra cima e pra baixo e passa a usar roupa de grife e postar fotos em restaurante cinco estrelas e a não quer que a gente cogite de onde vem o dinheiro para isso? Quer ser pastor tem que ser exemplo.

CONCLUSÃO

Vê-se claramente que ser sacerdote, hoje ser pastor, se você quiser associar o sacerdócio do Antigo Testamento com o ministério pastoral, não era coisa para qualquer um, mas apenas para escolhidos a dedo. De milhares de pessoas em Israel, só poucos viraram sacerdotes e ainda assim, o sumo sacerdote, o chefe dos sacerdotes, entrava uma vez por ano no Santo dos Santos - onde estava a arca da aliança, e o propiciatório, a tampa da arca,de onde Deus do meio das asas dos anjos falava ao sumo sacerdote, o que era claramente revelação - amarrado pela cintura, pois se não houvesse santidade suficiente nele, ele morria por causa da santidade de Deus. Entenda que não era Deus quem o matava, mas o pecado nele era exterminado pela presença santa de Deus e a pessoa morria pelo pecado dele, em contato com a eterna santidade de Deus.

A maioria das pessoas que acham que tem chamado pastoral são desqualificadas para exercer o chamado. Eu sou desqualificado para escrever para você que está me lendo. Eu não estudei formalmente Teologia. Eu sempre fui autodidata. Fui lendo tudo quanto foi livro de Teologia que me apareceu na frente e saiu isso que você está vendo hoje. Não tenho uma qualificação formal. Eu tenho muita vontade que Jesus venha logo e salve todos que forem possível. Acredito que quem deveria estar escrevendo artigos cristãos são os caras que tem Teologia, que dizem eu são professores e tem qualificações. Só que esse povo que tem qualificação formal, não estou vendo eles nem pregando bem e nem escrevendo alguma coisa que seja.

No meu facebook: paulosergio.larios, tem um monte de obreiros, homens e mulheres e uma quantidade considerável está na ativa na Igreja, cantando, ensinando, servindo, pregando ou dirigindo a Igreja. Não vejo um único obreiro sequer colocar um texto na Internet. Não li até agora um artigo de uma pastor, quem quer que seja, que eu conheça. Frases de efeito não valem. Se quem deveria escrever não o faz, Deus levanta alguém que o faça. Por isso querido que me acho desqualificado e ao mesmo tempo qualificado. Eu estou aqui só para fechar a brecha na parede, que os que deveriam estar fazendo não o fazem.

Isso nos fala de gente que não tem o chamado pastoral, ou as qualificações necessárias, mas tem uma boa vontade enorme. Ao estudar Jesus, ou a salvação, descobri que o salvador deve ter duas coisas, uma delas é qualificação para ser salvador. Jesus atendeu a todas as qualificações. A outra coisa que o salvador precisava era vontade de ser salvador. Não importava só ter as qualificações sem ter a vontade de salvar. Isso fala com pessoas que se sentem desqualificadas, mas que tem a vontade.

Ter a vontade de ser um obreiro e não ter as qualificações para mim é mais fácil do que ter as qualificações e não ter a vontade. Vou falar de outra maneira. A pessoa tem vontade de ser pastor mas não tem qualificações para ser pastor. Isso é muito fácil de arrumar, é só estudar. Agora a pessoa que tem todos os estudos do mundo, pode até ser muito inteligente, falar várias línguas, ser um doutro em alguma área, mas não tem a vontade, o chamado para ser um pastor, não adianta colocá-lo ali, que ele não vai exercer direito o ministério.

Uma pessoa que tem o chamado e não tem as qualificações tem jeito, Deus qualifica. Mas uma pessoa que tem qualificações e não tem chamado, essa não tem jeito. Por isso que a gente tem que deixar alguns caras pregando tudo troncho, mas na direção de Deus. E se Deus está no negócio, vai dar certo.

Agora não vá pensar que estou dando o aval para você ser burro e não estudar o Evangelho direito. Nunca disse isso. Se você tem o chamado e não sabe nada, vá aprender. Estude não para ter o diploma de Teologia, isso, para a Igreja e para Deus não significa nada. Estude para aprender e apresentar ao povo de Deus o melhor. Lembra que você lida com pessoas eternas e vamos dar contas das almas que se perdem por nossa causa. Assim como vamos receber galardão por levar muitos a Cristo.

Amém.

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 27/09/2019
Código do texto: T6755315
Classificação de conteúdo: seguro