SOBERANIA e VONTADE HUMANA - (Hb 11.6; 12.2)

Deus é o Autor e Consumador de nossa fé, mas não o executor da fé. Ele não precisa de fé para viver, nós é que precisamos.

Em sua Presciência, Deus vê todas as coisas em todo lugar e em qualquer tempo, pois Ele é Eterno, Onisciente, Onipotente, Onipresente e possuidor de muitos outros atributos.

ILUSTRANDO: um rio coberto por uma galeria de cimento, por onde as águas fluviais passam, percebemos que nós, seres humanos, podemos ver as águas desse rio, antes delas entrarem pelo canal da galeria, como também podemos ver tais águas, após estas passarem pelo referido condutor (canal) de águas da mesma galeria. Mas, quando as águas estão atravessando a galeria, devido a cimentação ser opaca, nós não conseguimos enxergar a água, só sabemos que ela está em andamento, atravessando a galeria, porque vemo-la do outro lado fluindo normalmente!

Só Deus vê a água atravessando a galeria! Só a visão de Deus é capaz de tal proeza!

Mas uma coisa é certa: Deus só vê a água atravessando a galeria, nada mais. Ele não a empurra, muito menos aumenta ou diminui a velocidade da água. Esta velocidade da água é empreendida dependendo do declive que o canal possui!

Dentro do canal, se for muito alto e grande de modo que caiba até uma embarcação, o ser humano pode fazer uso da fluência da água, para se locomover, como também realizar muitas outras atividades naquela galeria: tais como usar bateis (botes), fazer ventilar a água com motor próprio de muitas potências de tal modo que sua velocidade aumente (ou outras ações que e tecnologia permite), tingir a água de forma a poluí-la ou realizar limpezas de forma que essas águas da galeria fiquem limpas e até potável para os animais como também para nós, seres humanos!

MORAL: quem faz uso da água é o ser humano em seu favor e dos animais, conforme já dito. Deus não precisa de água. Essa água, dentro da galeria representa a fé. Nós é que exercitamos a fé. Precisamos da fé. Agimos pela fé! Para enxergar longe, Deus não precisa dela, porque os Seus atributos naturais o tornam poderoso e capaz de tudo. Ele enxerga longe independentendente do uso da fé.

Então, a galeria (ou condutor) representa a fé que nós fazemos uso dela para nos achegarmos a Deus. A ponta inicial da galeria (entrada) e a parte final dela (saída) é a Sua soberania de Deus. Mas o meio dela, é o campo de nossa atuação, para exercitarmos a fé e nossas obediência a Deus, em favor dos homens!

Há dois pólos: o de entrada e o de saída nas mãos e no poder de Deus, mas o centro, o exercício, cabe aos seres humanos. Não por limitação de Deus, mas por competência que nos foi legada por Ele mesmo, para que, nós, seres humanos, não sejamos meramente expectadores da fé ou autômatos passivos!

Assim podemos ilustrar a Soberania de Deus e a Vontade humana, pois ambas são doutrinas bíblicas. Todos os textos em que aparece a Soberania de Deus, no contexto se verifica também a Vontade ou ação humana!

Há sempre alguém fazendo uso de Deus como “Autor e consumador da fé”, conferindo-Lhe duas atribuições, mas esquecendo-se de que a TERCEIRA ATRIBUIÇÃO cabe ao homem fazê-lo, pois é o canal ou meio de receber as bênçãos de Deus, sendo a maior, a salvação eterna da alma!

Qual é a obra de Deus? A obra de Deus é que tenhais fé. (João 6.28, 29).

Rive (ES), 03 de outubro de 2019

Fernandinho do forum