PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 10,17-24)(05/10/19)
.
Amados irmãos e irmãs, a liturgia deste dia trata da alegria advinda da realização da vontade do Senhor; mas, também trata da tristeza que o pecado gera nas almas daqueles que o cometem, pois com isso se afastam dos santos mandamentos e das graças do Altíssimo. De fato, existem vários tipos de alegrias, cujo teor gera o estado de alma que trazemos no mais íntimo de nós.
.
Na primeira leitura de hoje vimos que o povo eleito que havia feito uma aliança de amor filial com o Senhor, sem demora o traiu oferecendo em sacrifício ao demônio os próprios filhos e filhas; por causa disso, foram expulsos e exilados de sua terra como resultado dessa terrível atitude. Desse modo, experimentaram de imediato a tristeza que a maldade gera, para que se arrependessem e voltassem ao Senhor.
.
Mas, por que estas coisas acontecem até mesmo no seio do povo eleito? "Porque, conforme nos ensinou São Paulo, teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo." Por isso, disse ele: "Em nome de Cristo vos rogamos: recocilia-vos com Deus!"
.
Caríssimos, no Evangelho de hoje os discípulos retornaram da missão cheios de alegria dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. Ao que Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.
.
Portanto, disse Ele: "Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.