O Cristão é um ser alegre na gratidão do amor.

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. (Flp 4:4). Aqui Paulo começa uma exortação aos Filipenses sobre a alegria de ser. Este é um vivo encorajamento vindo de uma pessoa que está em dificuldade, pois ele está preso a espera da iminente execução. Mas a alegria de servir a Cristo em amor e verdade jamais o deixa ficar triste, e ainda lhe sobra coragem para incentivar a outros.

Alegrai-vos! Disse ele, a palavra aqui usada é (χαιρω chairo), que tem como significado o de: regozijar-se, estar contente. Paulo sabia das dificuldades que a igreja e seu povo passariam, mas a alegria e a gratidão pelo amor de Cristo, o levava a ter somente alegria e não medo. Como foi citado acima Ele mesmo estava na prisão à espera de uma morte quase segura. Eis a real representação da fé.

Ele antevia que os filipenses estavam no começo do caminho cristão e teriam inevitavelmente dias tenebrosos, de perigos e perseguições. Parafraseando o que Paulo disse: "Sei o que estou dizendo. Pensei em tudo o que possivelmente pode acontecer e, entretanto, digo-lhes: Alegrai-vos!" A fé viva nos leva a ter a certeza de que tudo estará bem mesmo que em meio as tribulações, pois a fé no amor de Deus traz paz e alegria para a nossa alma.

Ou seja, a alegria cristã independe das coisas e dos acontecimentos terrenos porque tem sua fonte na contínua presença de Cristo. Os que se amam são sempre felizes, pois enquanto estiverem juntos não interessa onde se achem. Esta é a razão pela qual o Cristão jamais perde sua alegria: porque Jamais pode perder a Jesus Cristo.

É como se Paulo tivesse ouvido a viva promessa que Jesus deixou aos apóstolos: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. (João 14:27,28). É nesta viva promessa que a alegria do Cristão se firma.

As dificuldades virão, mas para aquele que vive e pratica o amor jamais será abatido por elas, porque sabe que há um mundo onde o Pai lhe espera para uma vida plena na sempiternal alegria do amor de Deus. E mesmo que muitos digam mude o seu discurso sobre a fé no amor, não dê ouvidos a este, pois o nosso modelo é Jesus Cristo, e a nossa alegria e vida advém dEle. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 05/10/2019
Código do texto: T6761790
Classificação de conteúdo: seguro