Batizado com o Espírito Santo e com Fogo!!!

Batizado com o Espírito Santo e com Fogo

Todos os quatro evangelhos registram a profecia de João de que o que estava pra vir batizaria com o Espírito Santo (Mateus 3.11; Marcos 1.8; Lucas 3.16; João 1.33). Mateus e Lucas acrescentam que Ele também batizaria com fogo.

O batismo com o Espírito Santo é, naturalmente, o cumprimento da promessa do derramamento do Espírito (Joel, porém, acrescenta um novo fator não mencionado no Antigo Testamento. O Espírito não somente seria derramado sobre eles, mas também ficariam imersos nele, saturados nele. Conforme diz Barclay: "Se a vida é monótona, inadequada, fútil, terrena, é porque os crentes negligenciaram o Espírito Santo e deixaram de entrar na dimensão da vida dominada pelo Espírito, através desse batismo que somente Cristo tem o poder de dar".(3)

O batismo com fogo tem sido interpretado de várias maneiras. A maioria dos críticos, que negam a inspiração e a integridade da Bíblia, diz que João profetizou só o batismo com fogo, e a idéia do batismo com o Espírito Santo foi acrescentada posteriormente. Outros dizem que, com "Espírito", João quis dizer fôlego ou vento, e que a proclamação dele dizia respeito a um só batismo que traria um sopro de juízo ardente, ou que seria como um vento de juízo, limpando a eira.(4)

Fica claro, no entanto, que a mensagem de João não é exclusivamente de juízo. Ele veio preparar o caminho do Senhor, pois ainda era possível fugir da ira vindoura, havia possibilidade de darem bons frutos. Somente a palha "seria queimada (Mateus 3.7,10,12). Basicamente, a mensagem de João era de boas novas. O reino (governo) de Deus estava para ser manifestado. Não existe motivo para os críticos dizerem que a promessa de João era exclusivamente de juízo.(5)

Aqueles que aceitam o batismo com o Espírito Santo e com fogo também estão divididos entre si na sua interpretação, Alguns dizem que é um só batismo, com dois elementos ou aspectos: o Espírito Santo e o fogo ao mesmo tempo. Outro dizem que é um batismo duplo: no Espírito, para os justos; no fogo, para os ímpios.

Aqueles que sustentam ser o batismo com o Espírito Santo e com fogo uma só obra com dois elementos, agindo ao mesmo tempo, chamam atenção ao fato de que a preposição "em" é realmente usada antes de "o Espírito", mas não antes de "fogo". Indicam, também, que João aguardava a vinda daquele que batizaria os seus ouvintes tanto no Espírito Santo como em fogo. Baseados nisto, dizem que o Messias batizaria todos na mesma experiência do Espírito Santo e do fogo. Para aqueles que se arrependerem, será uma bênção pra salvação e santificação. Para os ímpios, será um castigo.

Há várias dificuldades para aceitarmos esse ponto de vista. Primeiro, porque, quando uma preposição não é repetida antes de um segundo substantivo, esse fato comumente coloca os dois substantivos na mesma categoria. Há, porém, exceções.(6) Segundo, porque algumas autoridades reconhecem que João proclamava a vinda daquele que traria "não somente o Espírito Santo, mas também o fogo do julgamento divino".(7)

É verdade, também, que João Batista dirigia-se ao povo como se o julgamento fosse acontecer naqueles dias. Obviamente, ele não via diferença entre o batismo com o Espírito Santo e com fogo. João pertencia ao grupo dos profetas do Antigo Testamento, para os quais não foi revelado o intervalo de tempo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo. Freqüentemente falavam, sem saber, nos eventos ligados com as duas vindas. Há, no entanto, indícios de que o Messias devia primeiramente sofrer antes de reinar. Sua alma devia fazer (sua pessoa) uma oferta pelo pecado, antes de o beneplácito do Senhor prosperar em sua mão (Isaías 53.10). Zacarias falou em coroas múltiplas sobre a cabeça do sumo sacerdote Josué, numa simbologia, para demonstrar que o Messias devia primeiramente fazer sua obra sacerdotal antes de reinar como sacerdote (Zacarias 6.11-13; ver também Lucas 24.25,26; Filipenses 2.8-11).

Foi difícil para os discípulos entender isso. Ele lhes transmitiu uma parábola, para demonstrar que demoraria muito tempo antes que voltasse para estabelecer o seu reino (Lucas 19.11,12, "um país longínquo). Mesmo assim, antes da sua ascensão, ainda perguntaram:

"Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?" A resposta dele foi que não pertencia a eles saber os tempos e as datas. Alguns acontecimentos são mantidos sob a vontade e direção do próprio Pai (At 1.6,7). Noutras palavras, não nos compete saber disso. (Atos 1.8, isso sim, nos compete).

Não é de se estranhar, portanto, que João deixou de fazer uma distinção entre a ocasião do batismo com o Espírito Santo e a do batismo com fogo. Mas Jesus tornou clara a distinção. Disse aos discípulos antes de sua ascensão: "Na verdade, João batizou com [em] água, mas vós sereis batizados com [no] Espírito Santo, não muito depois destes dias" (Atos 1.5). Dessa maneira, Ele identificou o batismo no Espírito com o acontecimento no dia do Pentecoste. Mas Ele reconhecia que o fogo do juízo viria no fim, como Paulo também ensinou (2 Tessalonicenses 1.8).

(STANLEY M. HORTON)
Enviado por Jeferson modesto em 18/10/2019
Código do texto: T6772648
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.