Mais amor e respeito e menos pré-julgamento. (Parte 1)

Não julgueis, para que não sejais julgados. (Mat 7:1). Uma frase suscinta, mas que durante a história gerou e gera uma real controvérsia, pois muitos a usam e quando o faz já está julgando. Jesus aqui no sermão do monte fala de uma maneira, que era clara ao povo da época e aos ortodoxos da época.

Os rabinos advertiam a seus ouvintes sobre o engano de julgar a outros. E eles ensinavam que aquele que julga favoravelmente a seu próximo, receberia um julgamento favorável de Deus. Ou seja, que sempre devemos pensar o melhor do próximo, mas até hoje o que fazemos é sempre pensar o pior.

Eles também diziam que haviam seis grandes boas obras que todos deviam observar e que tornavam a vida proveitosa: estudar, visitar os doentes, praticar a hospitalidade, orar devotamente, ensinar os filhos o caminho que leva a Deus e pensar o melhor com respeito ao próximo.

Mas dificilmente haja alguém que não seja culpado de ter cometido sérios erros de julgamento. E dificilmente haja alguém que não tenha sido julgado por outrem erroneamente. Sendo assim este é um dos mandamentos de Jesus que mais frequentemente desobedecemos. E o pior é que o fazemos tentando não fazer.

Pois o mundo e as suas situações nos levam a desconfiar do próximo, e quando fazemos isso estamos julgando. Pois a desconfiança é o pior dos males, porque nos afasta um do outro. E sempre que o fazemos é para pior, e sem perceber nutrimos em nossos corações a frieza e não o amor. Este é o efeito danoso que traz o pré-julgamento.

Jesus trouxe-nos um ensinamento sobre o amor e um amor que jamais busca algo para si. E este tipo de amor não pode perder nada porque não exige nada de outrem. É um amor que se nutre na fé, e como sabemos a palavra pistis do grego é confiança. E no coração que mora o amor jamais pode habitar o mal julgamento.

Quando entendemos isso começamos a entender o que é ser Cristão. E então amamos mais e pré-julgamos menos, pois lá no inicio de tudo Deus disse a Abrão: de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gên 12:3).

E na carta aos Romanos vemos Paulo dizer: Amados, jamais procurai vingar-vos a vós mesmos, mas entregai a ira a Deus, pois está escrito: “Minha é a vingança! Eu retribuirei”, declarou o Senhor. (Rom 12:19). O Cristão deve ter a firme confiança de que Deus sempre vai à sua frente. Sendo assim se faz desnecessário a desconfiança e o pré-julgamento.

Então que nossas vidas sejam guiadas pelo amor de Deus, e pela doce sabedoria do Espirito Santo, pois sendo assim a vida fica mais leve e agradável de se viver. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 20/10/2019
Código do texto: T6774138
Classificação de conteúdo: seguro