As sementes que testemunham a sua biografia

As sementes que testemunham a sua biografia

por E. Alyson Ribeiro

Testemunho, segundo o dicionário Michaelis, é uma narrativa real, ou seja, é a confirmação de algo. Portanto, testemunhar é contar uma verdadeira história e, da sua vida, você é o autor. Você testemunha os fatos que aconteceram contigo. Pois bem, talvez tudo o que foi dito até aqui não seja novidade para você, contudo, às vezes nós nos esquecemos disso.

As pessoas se esquecem de que nós somos a prova do que fazemos. Se somos bons, registramos a bondade nas estrofes da vida; mas se somos ruins, isso também servirá aos parágrafos da nossa história. A Palavra de Deus é muito clara quanto a isso, pois afirma que aquilo plantarmos colheremos (Gálatas 6:7).

Então é possível plantarmos e nos arrependermos do que plantamos? Sim. Todavia, mesmo que percebamos o erro do plantio, a colheita ainda acontecerá. Em outras palavras, alguma coisa será colhida após o plantio. Nós podemos até errar na escolha da semente e, como consequência, podemos nos arrependermos disso, mas o fruto do erro permanecerá. Se não fosse colhido aquilo que foi plantado, então, a Bíblia entraria em contradição.

Certa vez, em um debate num programa de rádio, uma ex-prostituta foi entrevistada por várias pessoas da emissora. Essa moça afirmou que se converteu ao evangelho e que Cristo a possibilitou uma nova chance. Apesar disso, os jornalistas começaram a indagar algumas atitudes antigas daquela mulher e, ao mesmo tempo, tentavam entender como era possível alguém mudar daquela forma. A moça afirmou que o Espírito Santo é quem transforma e possibilita a mudança. Ela disse, também, que quando era prostituta teve relações com vários homens em uma mesma noite, mas isso não preenchia um vazio que ela sentia. Pois bem, os jornalistas ficaram ainda mais surpresos com o relato dela, mas aceitaram a justificativa daquela mulher. Próximo ao fim do programa, eles se despediram da entrevistada e ela se retirou primeiro daquele lugar. Quando chegou, de fato, no fim do programa, o jornalista principal abriu espaço para que os outros jornalistas dessem as considerações finais e divulgassem alguma coisa que lhes eram favoráveis (palestras, shows etc.). Entre os jornalistas havia uma cantora e quando chegou a vez dela dar as considerações finais, o jornalista principal brincou com ela dizendo "Você deveria fazer igual a nossa entrevistada, ir pra igreja, você deveria parar de fazer show". A cantora respondeu "Ah, eu nunca dormi com vários homens numa noite, acho que não preciso disso não".

Podemos verificar que mesmo a ex-prostitua afirmando que mudou de vida, que entregou a sua vida para Cristo, ainda sim, zombaram dela. Ela plantou prostituição e, mesmo após aceitar Jesus, ainda sim, colheu humilhação.

Ora, mas Jesus não nos perdoa e nos livra do pecado e, consequentemente, da morte (Romanos 8 1:2)? Respondo, sim. Ora, mas aquele que está em Cristo não é uma nova criatura, sendo as coisas velhas passadas e tudo será novo (2 Coríntios 5:17)? Respondo, sim. Então, se sou uma nova criatura, tudo não deveria ser novo? Respondo, tudo será novo a partir do momento em que você aceitar a Cristo, mas as sementes plantadas no passado ainda darão os seus frutos. Ora, então do que adianta crer em Jesus?

Vamos a um exemplo, se você é alérgico a leite, mas mesmo assim toma um copo cheio de leite e, segundos depois de ingerir todo o leite, disser “Nunca mais vou beber leite”, pergunto, por acaso isso impedirá as consequências que aquele leite lhe provocará? Isso o livrará da alergia?

Com esse exemplo, quero dizer que podemos mudar de vida, podemos recomeçar, isto é, podemos ter um novo posicionamento, mas os efeitos daquilo que fizemos ainda poderá nos perturbar. Quanto a uma vida com Cristo, podemos ser uma nova criatura, mas o que fizemos enquanto éramos velha criatura, enquanto éramos pecadores, infelizmente, fará parte do nosso testemunho de vida. E muitos nos reconhecerão pelo que fomos e não pelo que nos tornamos.

De fato, ao aceitar a Cristo, para Deus, as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo (2 Coríntios 5:17), o Pai nos dará um novo coração e nos colocará um espírito novo, tirará o nosso coração de pedra, desobediente, e nos dará um coração bondoso, obediente. Colocará o Seu Espírito dentro de nós e fará com que obedeçamos as leis e cumpramos todos os mandamentos (Ezequiel 36: 26-27). Aceitar a Jesus nos possibilita ser uma nova criatura para Deus, mas para as pessoas do mundo ainda seremos o que um dia plantamos ou aquilo que, no passado, já colhemos. Aceitar a mensagem da Cruz nos possibilita um novo coração dado por Deus, contudo, isso não será importante para as pessoas, pois ao contrário do nosso Pai Celestial que olha o coração, os indivíduos olham a aparência (1 Samuel 16:7). Por isso, muitos nos avaliam pelo passado.

Então, vamos a um raciocínio: se eu errei na minha vida, posso mudar de vida? Resposta, sim. Jesus me dá uma nova oportunidade de vida, transformando-me? Resposta, sim. Então, basta eu crer em Jesus e obedecer os seus mandamentos para me tornar nova criatura? Sim! E me tornando nova criatura recebo o Espírito Santo e um novo coração? Sim! E recebendo um novo coração, as coisas ruins que já fiz serão velhas e tudo será novo? Isso! Mas como as pessoas não olham para mim da mesma forma do que Deus, elas ainda acharão que sou aquela pessoa ruim do passado? Sim. Isso ocorre porque as sementes ruins que plantei deram frutos ruins? É Isso aí. E mesmo agora que sou de Jesus, ainda terei que colher alguns frutos daquelas sementes ruins plantei? Resposta, depende. Como assim?

Vejamos, o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23), logo, por sermos pecadores deveríamos ser mortos; ou seja, plantamos pecado, deveríamos colher a morte. No entanto, Jesus aceitou colher esse seu fruto e morrer em seu lugar. Você plantou pecado e Jesus, por obediência ao Pai, colheu a morte. E por causa disso, “Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado” (Romanos 6:6). Esse é o motivo pelo qual dizemos que Jesus Cristo é o nosso salvador, pois ele nos livrou da morte, colhendo o fruto dos nossos pecados. Portanto, a morte eterna é um fruto que pela misericórdia de Deus não colheremos.

No entanto, qualquer outra situação referente a algo que erramos, isso sim, devemos colher. Por exemplo, se cometemos algum crime, mesmo se depois nos arrependermos, mesmo se aceitarmos a Cristo, mesmo se desejarmos mudar de vida, teremos que pagar o preço do ato. Ou seja, plantamos crime colheremos cadeia, mesmo se aceitarmos a Cristo. Deus é justo (Salmos 7:9).

O fruto mais amargo de seus erros já foi colhido por Jesus, entretanto, os demais frutos ruins serão colhidos por você. Como você passou a ser uma nova criatura, você não semeará frutos ruins, mas sim, o fruto do Espírito. Por isso, as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo, você antes plantava “a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas” (Gálatas 5:20-21), mas agora, com Jesus Cristo, você plantará “amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, a humildade e domínio próprio” (Gálatas 5:22-23).

Apesar disso, para você que acabou de aceitar a Cristo, enquanto as pessoas não verem o seu “novo fruto”, elas ainda olharão a sua velha criatura. Por isso é importante você se apegar com Deus, pois Ele vê o que as pessoas não vê. No entanto, você terá que aceitar as marcas da vida, ou seja, você é o testemunho da sua vida. Infelizmente, por mais que você esteja plantando bons frutos, muitos o acusarão pelo seu passado. O inimigo utilizará de vários artifícios para lhe desestabilizar, inclusive, os frutos de sua velha vida. Mas quanto a isso “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge. Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” (1 João 5: 18-19).

Portanto, o maligno utilizará de seus antigos frutos para lhe impedir de produzir os novos frutos. “Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno” (2 Tessalonicenses 3:3).

Aquela ex-prostituta colheu zombaria, mas se ela se tornou, de fato, uma nova criatura em Cristo Jesus, cabe a ela persistir na fé e saber que, por enquanto as pessoas olharão o passado dela. Em contrapartida, quando ela começar a gerar o fruto do Espírito Santo, certamente, haverá ainda mais surpresa das pessoas e Glória de Deus será visível por meio da vida dela.

Por fim, nossa vida é uma história de começo, meio e fim. Tudo o que nela acontece é testemunho de quem fomos e do que nos tornamos. Quanto mais cedo estivermos nos caminhos do Senhor, mais rápido produziremos o fruto do Espírito, contudo, quanto mais tarde demoramos para crer em Cristo Jesus maior a chance de semeamos péssimos frutos que serão testemunho das nossas decisões e servirão como forma de acusação pelas pessoas pelo resto de nossas vidas. Mesmo após aceitarmos a Cristo, muitos utilizarão do nosso passado para nos acusar. Todavia, temos que ter em mente que Deus já nos deu um novo coração e nos deu o Espírito Santo, cabendo a nós guardamos os mandamentos e gerarmos os novos frutos, isto é, amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, a humildade e domínio próprio”.

Quanto mais dedicação a Cristo, mais capítulos belos participarão da sua biografia. O que você, pela sua vida, está testemunhando?

--------------------------------------------------------------------------------

Conheça o romance cristão "O Bálsamo do Destino