PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 13,18-21)(29/10/19)
.
Caríssimos, a nossa humanidade frequentemente se interpela sobre o sentido do sofrimento e das dores que padecemos, principalmente quando se trata do padecimento de inocentes. Apesar da beleza e da grandeza da criação e das alegrias e felicidade que podemos experimentar, nada disso nos isenta dos sofrimentos e das dores que padecemos em certos momentos.
.
De fato, o sofrimento humano é um grande mistério que só pode ser compreendido quando o associamos aos sofrimentos de nosso Senhor Jesus Cristo. Fora disso, a única explicação que temos é a de ele resulta dos pecados aqui praticados, e quanto a isso não se pode duvidar. No entanto, na primeira leitura de hoje são Paulo nos aponta um futuro glorioso que supera infinitamente todos os sofrimentos que aqui padecemos, contanto que soframos com Cristo para com Cristo triunfarmos sobre todo o mal. 
.
São Pedro na sua primeira carta também nos exorta à esse respeito, dizindo: Irmãos, "Se fordes zelosos do bem, quem vos poderá fazer mal? E até sereis felizes, se padecerdes alguma coisa por causa da justiça! Aliás, é melhor padecer, se Deus assim o quiser, por fazer o bem do que por fazer o mal. Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados - o Justo pelos injustos - para nos conduzir a Deus."
.
No Evangelho de hoje Jesus nos ensina que o Reino de Deus acontece veladamente, ou seja, mesmo quando não o percebemos claramente. Certa feita, "Os fariseus perguntaram a Jesus quando viria o Reino de Deus. Ao que Ele respondeu: O Reino de Deus não virá de um modo ostensivo. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está no meio de vós."
.
Ou seja, o fato de existirmos já é um dos sinais do Reino de Deus, porém, precisamos vivê-lo tal qual o Senhor nos ensinou, pois, como escreveu são Paulo: "O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo. Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza de estima dos homens. Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação." (Rm 14,17-18).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.