SERIE: APOCALIPSE “O NOVO APOCALIPSE”

INTRODUÇÃO A APOCALIPSE

Existem duas idéias para se estudar novamente um livro bíblico: Primeiro - é reinterpretar para as novas gerações os livros bíblicos e Segundo – perpetuar a Igreja.

É inegável que a Igreja de hoje sabe mais de Bíblia do que qualquer geração anterior, assim como um estudante sério de Bíblia será de muito valia para a Igreja, desde que norteie a Igreja, dentro dos textos bíblicos, mostrando para ela para onde olhar nos dias de hoje. Cada tempo trouxe os seus desafios e os nossos dias têm os desafios do nosso tempo. Reinterpretar a Bíblia é dar respostas para o nosso tempo. Sem menosprezar os nossos amados irmãos que vieram antes de nós, hoje o encargo de levar o Evangelho está sobre os nossos ombros e devemos fazer o melhor, preparando as próximas gerações, através da revelação que temos hoje do Evangelho.

E também quando dizemos perpetuar o Evangelho, estou me referindo ao fato que podemos estar pregando o urgente e deixando o necessário de lado. Precisamos pregar o que é urgente, porém sem deixar de pregar o que é necessário. A pregação urgente resolve os problemas imediatos que estão acontecendo agora com o povo que necessita da Igreja e da Palavra de Deus, porém a Igreja tem a necessidade que suas doutrinas continuem sendo ensinadas. A doutrina é o alicerce que mantém o Templo de pé. Sem doutrina a Igreja fica rasa, sem base, sem firmeza para prosseguir. E nessa meta de ensinar doutrinas, precisamos reinterpretar, para o nosso tempo as doutrinas bíblicas, como reinterpretar os livros bíblicos. Para esse estudo, estou usando um comentário de 1958. Continua sendo bom, mas convenhamos que o mundo mudou demais de 1958 para cá.

Poderíamos acrescentar no mesmo tema o fato que as Igrejas precisam ter a percepção dos movimentos de Deus. Deus não para de agir no seu plano de erradicar a maldade no mundo, junto com o seu plano de salvação. A Igreja precisa perceber onde cabe a nossa Igreja local no plano de salvação. Como é que Deus pode contar conosco? Uma das maneiras de Deus contar conosco é sairmos dessa Babilônia de falsos profetas e começarmos a pregar o verdadeiro Evangelho. Até Igrejas antigas estão se dobrando a modismos. Isso é muito perigoso. Como saberemos se estamos seguindo modismos dentro da Igreja e não a Palavra de Deus? Lendo, interpretando e pregando corretamente a Bíblia.

Com o tempo a Igreja necessita de uma reciclagem. Temos Igrejas onde os pastores e obreiros fizeram Teologia a décadas atrás e de lá pra cá não reviram essas mesmas doutrinas, ficando alheios a novas descobertas e novas reinterpretações. A Igreja da época que o pastor assumiu a trinta anos atrás, não existe mais. Estamos pregando e cantando hinos da época dos nossos pais e avós. Ensinar Apocalipse hoje, numa releitura obrigatória, é praticamente estudar um novo Apocalipse.

COMO INTERPRETAR APOCALIPSE

Apocalipse é sem duvidas o livro mais difícil do Novo Testamento, porém a Igreja dispõe de excelentes comentários para o estudar. Barcklay (vide Bibliografia) assinala que Apocalipse é um livro estranho. Uma maneira que pode nos ajudar a interpretar Apocalipse e por conseguinte os outros livros apocalípticos ou proféticos da Bíblia é que Apocalipse é claramente dividido em duas partes, na primeira que vai do cap. 1 ao 3, João está na Terra, do cap. 4 até o 22, ele está na Sala do Trono, tendo revelações e visões de Deus. Enquanto João está na Terra a Terra interpreta o Espiritual. Mas quando João está no Céu, é o Espiritual que interpreta a Terra. Apocalipse é uma tentativa Espiritual de interpretar os fatos que vão acontecer na Terra, daí a maior dificuldade do livro. Se tentarmos interpretar todo o livro de Apocalipse como literal e pela visão da Terra olhando para o Céu, nós vamos falhar de inicio, porém se tentarmos interpretar Apocalipse pela visão que o Céu tem da Terra, ai ficará mais fácil. A Terra quer interpretar literalmente os fatos, mas o Céu quer interpretar simbolicamente os mesmos fatos. Apocalipse é quase na sua totalidade simbólico. É um livro que requer calma, ao avançar capítulo por capítulo, interpretando um por um. Outra coisa a se observar e não esquecer é que no livro de Apocalipse temos claramente um tempo não linear. A narrativa quase que vai e volta em muitas passagens. Ao lermos sobre os sete selos, sete trombetas, sete taças e sete pragas, por exemplo, a narrativa parece ir e voltar. As sete trombetas não são necessariamente um avanço das sete trombetas, assim como as sete taças também não.

Apocalipse compõe-se de sonhos e visões com relação ao fim e somente pode falar por símbolos e visões, aquilo que não tem paralelo no mundo até então. Em termos humanos os tempos de Apocalipse são coisas que o olho nunca viu e o ouvido nunca ouviu e nunca estiveram presentes no coração humanos. A leitura de Apocalipse é a tentativa de descrever o indescritível, dizer o inexprimível, porque não há modelo na experiência de ninguém.

AS BENÇÃOS DA ERA POR VIR

Baseados nos escritos do Antigo e do Novo Testamento podemos concluir sobre os tempos finais:

1. O reino dividido de Israel voltara a se unir.

2. O mundo adquirirá uma fantástica fertilidade. Os desertos se converterão em campos cultiváveis.

3. Cessarão todas as guerras.

4. Desaparecerá a inimizade entre o home e os animais.

5. O futuro mostrara o fim do cansaço, da tristeza e da dor.

6. A era futura será uma época de justiça.

O AUTOR DE APOCALIPSE

Ficou associado que Apocalipse foi escrito pelo Apóstolo João, porém não podemos afirmar isso com exatidão. O que sabemos é que era alguém que estava na ilha de Patmos preso devido ao Evangelho. Esse João era um profeta e fica pouco provável que era apóstolo, pois se o fosse imaginamos que teria dito isso na carta. Na verdade não podemos dizer que era o apóstolo João e nem podemos dizer que não era. O que sabemos é que era um profeta chamado João.

DATA DE APOCALIPSE

Provavelmente no ano 95 da nossa era.

O PANO DE FUNDO DE APOCALIPSE

Tanto Roma como o Imperador Domiciano, da época que foi escrito Apocalipse exigiam adoração. Apocalipse era uma resposta ao que Deus faria em relação aos perseguidores da Igreja. Apocalipse foi escrito para trazer fé e esperança aos cristãos. Aproveitando-se do momento, Apocalipse nos remete aos tempos finais, onde um anticristo, diferenciado dos outros, se levantaria e causaria muita aflição no mundo.

UM LIVRO QUE PRECISA SER LIDO E COMPREENDIDO

É inegável as enormes dificuldades de uma leitura de Apocalipse, porém quanto mais perto estamos desses eventos, mais precisamos compreende-los. É fato que quando Deus está próximo de manifestar alguma coisa, ele dá novos entendimentos sobre aquilo. Um exemplo é a vinda de João Batista pouco antes de Jesus aparecer. Como é dito no versículo 1 de Apocalipse, esse livro foi escrito para nos mostrar, para mostrar para a Igreja o que em breve deve acontecer.

Amém!

Fique na paz.

BIBLIOGRAFIA

Apocalipse – William Barcklay - 1958

pslarios
Enviado por pslarios em 31/10/2019
Código do texto: T6783767
Classificação de conteúdo: seguro