O Estudo da Bíblia e sua importância

A bíblia é o livro mais histórico do mundo, com maior número de traduções, maior velocidade de circulação, maior número de multiplicações, e consequentemente maior número de versões.

As sagradas escrituras datam há milhares e milhares de anos trazendo em si não só a história da criação do mundo e de todas as coisas que no mundo há (Génesis), mas também a profecia do fim dos tempos e de todas as coisas (Apocalipse). Entretanto, o que torna este livro tão distinto não são somente pelas revelações globais que agrega, mas sim, a inclusão em si dos quatro pilares do conhecimento: empírico, científico, teológico e filosófico; sem contar que é o único livro no mundo em que Autor está sempre presente no tempo e no espaço. Por esta razão o estudo da bíblia não se torna tarefa fácil, aliás qualquer livro que trata de leis gera discordâncias na sua interpretação.

O problema não está na capacidade de interpretar ou no domínio profundo do idioma e das várias traduções pelas quais o livro passou, o problema está nas inúmeras revelações que um mesmo trecho bíblico pode trazer. Ora, como organizar um estudo relativo a um livro destes? O estudo bíblico ou estudo da bíblia só é, se só se for revelado pelo Espírito Santo. Nenhum ser humano tem em si capacidade para compreender as escrituras se não pela revelação. A revelação é recebida por via de petições em orações tal como fizeram os grandes heróis da fé, no Velho Testamento, e tal como disse Jesus no Novo Testamento.

Como tornar um estudo mais rico?

Para além da revelação espiritual, importa sempre simplificar a palavra e trazê-la à nossa realidade sem alterar a sua essência. Este exercício passa por: definir o tema; delimitar o tema; e analisar empiricamente. A herança que todos temos do Altíssimo está contida no Antigo Testamento e no Novo Testamento.

O Espírito revela o que quer a quem quer e do jeito que quer, mas o maior conselho de todos é que foi dado à Josué, em Josué 1:8: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido”. Esta indicação é várias vezes repetida em várias partes das escrituras nos dois Testamentos. Em suma, o conhecimento e a prática da palavra gera experiência com Deus, e a experiência com Deus é tudo que se precisa para ter um estudo cheio e rico.

Sebastiao Uamusse
Enviado por Célio Calvino Nhancale em 02/11/2019
Código do texto: T6785682
Classificação de conteúdo: seguro