Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

É PERMANECENDO FIRMES QUE IREIS GANHAR A VIDA
 
Vamos nos aproximando do final do ano litúrgico. Os textos oferecidos de modo particular nestes últimos Domingos nos fazem refletir sobre a finitude das coisas e da nossa vida neste mundo. Tudo é transitório, passageiro. Só os valores e dons de Deus permanecem. Não levaremos nada de material deste mundo, somente o bem que fizermos. De nada adiante ajuntar tesouros na terra e não ajuntar tesouros no céu, ser pobre para Deus.

A reflexão deste 33º Domingo do Tempo Comum parte de um bem material que era estimado e respeitado pelo povo judeu: o Templo! O Evangelho (Lc 21,5-19), inicia dizendo que “algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas”. O Templo era o lugar referencial para os Israelitas. Tinham respeito e veneração por ser o espaço onde se encontrava a arca da aliança. Para eles Deus habitava naquele lugar, por isso era sagrado.

Jesus inicia sua fala lançando um questionamento e em seguida uma afirmação: “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. Jesus estava fazendo previsões supersticiosas ou desejando a destruição do Templo? Claro que não. Ele queria alertar as pessoas que todas as coisas materiais têm importância, mas não devem ocupar o primeiro lugar em nosso coração. O Templo verdadeiro onde se encontra Deus é Ele mesmo, Jesus Cristo. O Templo poderia ser (e foi) destruído, mas o encontro com Deus permanece para sempre em Jesus. Buscamos e encontramos o amor do Pai manifestado no Filho por excelência.

Os ouvintes ficam apavorados e queriam saber quando aconteceria aquilo, pois eles estavam preocupados com o Templo físico que levou muitas décadas para ser construído. Aí Jesus aproveita e faz todo uma narrativa de fenômenos que acontecerão ao longo da história, motivando os seus discípulos a permanecerem firmes diante de tudo. Muitos serão perseguidos por serem cristãos. A história nos mostra que de fato foi assim. Apóstolos, discípulos, sacerdotes, religiosos, leigos foram perseguidos e martirizados por causa da fé.

O grande apelo do Mestre para todos em todos os tempos: “É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”. Diante das adversidades, perseguições, incompreensões não devemos desanimar e muitos menos desistir. Será o momento de manifestar a nossa fé em Jesus Cristo. Assim como Ele venceu a morte, todos somos chamados a permanecermos firmes com Ele para sermos vitoriosos n’Ele.

Mas por que tantas guerras, injustiças, mazelas? Porque as pessoas esquecem Deus. Será que Deus quer e gosta de tudo isso? Deus não gosta e não fica feliz com tudo isso. O Senhor nos mostrou o caminho para a vida: o amor. Porém, muitos ainda hoje preferem viver longe de Deus e do seu amor. Colocam seus desejos e vontades acima de qualquer outra coisa. Quanto mais longe de Deus a humanidade estiver, mas atrocidades continuarão acontecendo. Só o amor de Deus tudo pode transformar.

Precisamos estar muito atentos aos falsos profetas que surgem ao longo da história. Muitos tentarão nos desviar do caminho certo que é Jesus. Em todos os tempos houve e haverá pessoas querendo nos enganar e desviar do caminho certo. Por isso, é muito importante a oração e o aprofundamento da pessoa de Jesus especialmente através da sua Palavra para não sermos enganados. Quem conhece ama e quem ama não abandona. Conheça mais a fé Católica para que permaneçamos firmes até o fim.

Abençoado Domingo!
Pe. Hermes José Novakoski, PSDP.
 
Hermes José Novakoski
Enviado por Hermes José Novakoski em 14/11/2019
Código do texto: T6794545
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Hermes José Novakoski
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 38 anos
532 textos (489990 leituras)
1 áudios (88 audições)
2 e-livros (453 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/19 16:23)
Hermes José Novakoski