PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,26-37)(15/11/19)
.
Caríssimos, é infeliz e insensato todo aquele que não reconhece Deus em suas obras; é infeliz e insensato todo aquele que faz dessas obras seu deus se apegando à elas, ignorando que somente Deus é o autor de tudo e que a Ele devemos prestar todo louvor e adoração. É essa a mensagem da primeira leitura de hoje.
.
Ora, quando os homens inventam suas teorias com o propósito de negar o Criador ao invés de reconhecê-lo, caem no abismo da própria ignorância e vivem uma vida medíocre e vazia aumentando ainda mais a sua perdição eterna. Por outro lado, felizes são os humildes de coração que não atribuem à si mesmos nenhum pensamento ou bem que possam fazer; mas que os reconhecem como dons de Deus e lhe agradecem por tais dádivas concedidas.
.
No Evangelho de hoje, Jesus, através da comparação que faz entre os acontecimentos do tempo de Noé e de Lot e o nosso; trata de como será a sua segunda vinda e de como precisamos está preparados para Ela. Aliás, Pedro em sua segunda carta também trata desse acontecimento, disse ele: "Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém."
.
Ora, "Uma vez que todas estas coisas se hão de desagregar, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade, enquanto esperais e apressais o dia de Deus, esse dia em que se hão de dissolver os céus inflamados e se hão de fundir os elementos abrasados! Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça.
Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por ele achados sem mácula e irrepreensíveis na paz."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.