PRINCÍPIOS FINANCEIROS

INTRODUÇÃO

Eu venho tentando dizer de várias maneiras como a Bíblia funciona. Dia desses pregava e disse aos irmãos que não precisamos de mais revelações, mas precisamos fazer, realizar, cumprir, o eu já foi revelado.

Vivemos numa época financeira bastante ruim, onde muita gente tem sido desonrada em suas contas, suas finanças. Nunca o brasileiro esteve tão endividado, e diga-se, nunca o crente esteve tão endividado. Isso não poderia jamais acontecer no meio evangélico, mas está acontecendo. Por quê está acontecendo?

A resposta a muitas situações e não só as financeiras é a quebra dos princípios bíblicos.

O PRINCIPIO DA SEMEADURA

“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.” Gálatas 6:7

A Bíblia é um livro de leis espirituais. Algumas leis são bem claras, outras nós chamamos de princípios espirituais. Existem algumas coisas que são muito claras, como Gálatas. Com Deus não se zomba, ou não se brinca. O que o homem plantar é o que vai colher. Esse versículo está escrito de tal forma que vem a nós como uma repreensão. O versículo não está escrito de uma forma boa, amigável, mas de forma ameaçadora. Com Deus não se brinca, o que você plantar, você vai colher.

Porém a palavra é de Deus e podemos compreender que pode ser usada para o bem. Espera ai, seu eu plantar pecado, erro, preguiça, vou colher os frutos disso? Sim. Se você plantar ou viver de tal forma uma vida repreensível perante Deus, você vai colher coisas ruins. Mas então se eu plantar trabalho, amizade, fidelidade vou colher isso? Sim, você vai colher o melhor dessa terra, se planta corretamente.

É muito duro de dizer, mas você está colhendo hoje, exatamente o que você merece. Deus é justo. (Leia todo o Salmos 7) Colhemos o que plantamos. Se a nossa colheita hoje é ruim, devemos rever todos os nossos conceitos e fazer diferente daqui pra frente. Não podemos repetir os mesmos erros eternamente.

PRINCIPIO FINANCEIRO

“Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.” Malaquias 3:10

O crente está cansado de ouvir falar do dizimo e das ofertas que deve trazer até a Igreja. A Bíblia usa esse principio para nos abençoar e as promessas são enormes sobre isso. Deus diz, ponham-me à prova e vejam se não vou abrir as comportas do céu e derramar bênçãos sobre você que você nem terá onde guardar.

Essa é a promessa. Que é quebrada constantemente pelos crentes. Na duvida, quebra-se o principio. Na duvida, numa conta mais séria, a gente não dá o dizimo. Na duvida Deus fica em ultimo lugar. E queremos que Deus nos abençoe, sendo que a maneira que Ele já revelou de sermos abençoados é conhecida de todo mundo, até de quem não é crente.

Ai eu vejo, nessa hora, um monte de gente achando um monte de desculpas para não dar o dizimo. O Diabo operou realmente muito nesse assunto e muita gente errou e fez outros pecarem. Mas esses vão ter que presta contas com Deus um dia.

Não é porque alguém errou e usou indevidamente o dizimo da Igreja, que Deus mentiu no que Ele disse. Deus não mentiu. Deus prometeu nos abençoar, então é isso que Ele quer fazer.

Mas a benção não tem chegado a muita gente porque eles tem quebrado o principio a seguir.

O PRINCIPIO DA FIDELIDADE

"O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!” Mateus 25:21

Muita gente dizimista, na primeira oportunidade, fica sem dizimar, quebrando o principio da fidelidade. Precisamos entender que não é só dar o dizimo uma vez na vida e não dar mais que vai fazer com que Deus se mova em nosso favor. O dizimo é uma constante a ser praticado em nossas vidas, enquanto estivermos nessa terra.

Muitos crentes não são fiéis e um mês da o dizimo e no outro não. Ele quebrou o principio da fidelidade.

O PRINCIPIO DO JULGAMENTO DO JUSTO

Deus quer nos abençoar, porém nós temos um Deus que nos prova. “O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.” ( Salmos 11:5) “Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.” (1 Coríntios 11:32)

Temos um Deus que nos testa. E o entendimento é que Deus nos testa por provação, para ver se a nossa fé é real. Nós somos testados, provados, julgados para não sermos condenados com o mundo.

O julgamento do não crente está reservado para o momento final, mas o nosso é para hoje. Esse é um dos motivos que o crente sofre tanto nessa vida, por que a nossa prova, o nosso teste a nossa provação é para não sermos julgados com o mundo, naquele grande dia no final dos tempos. O crente já vai chegar no julgamento aprovado.

Deus nos prova em tudo e em nossas finanças também. Deus permite que muita coisa nos aconteça para sermos abençoados e não para sermos reprovados. Muitos acabam não agüentando a prova e vão embora. Mas o verdadeiro cristão não é dos que abandonam a Deus.

Deus vai nos provar nas finanças para saber se o buscamos só por dinheiro ou não. Seria fácil só dar o dizimo e sermos abençoados na hora. Imaginamos assim, mas Deus vai provar o nosso coração para saber com que motivo estamos abençoando a Igreja com nossos dízimos e ofertas.

O PRINCIPIO DE ONDE DAR O DIZIMO

“Tragam o dízimo todo ao depósito do templo.” Malaquias 3.10

Dia desses um irmão ensinou na Igreja que quando estivermos levando o nosso dizimo e encontrarmos um pobre na rua, devemos dar o nosso dizimo ao pobre. Isso quebra o principio de onde levar o dizimo. O Templo está significando a Igreja. Devemos levar o nosso dizimo para a Igreja e não dar para qualquer um na rua, ou em outro lugar qualquer. Salvo se Deus nos falar abertamente isso. E se Deus nos mandar dar a alguém o nosso dizimo onde não é a Igreja, isso não deve ser a regra. Mas uma exceção única. Tragam o dizimo à casa do tesouro, ao templo, à Igreja. Malaquias 3.10. Seu dizimo e sua oferta deve ser levada à Igreja. E entenda que não é em uma Igreja qualquer, é onde você está sendo alimentado.

Um dia fui na casa de um irmão e ele me disse que estava com cinco carnes de dízimos, cada um de uma Igreja. Eu perguntei pra ele qual era a Igreja dele e por quê ele não entregava só na Igreja dele. Ele disse que tem visto na televisão os testemunhos dos irmãos em várias igrejas e decidiu dar o dizimo em várias Igrejas. Eu nem perguntei, mas depois fiquei curioso se ele dava 10% em cada carnê, o que daria 50% do seu salário, ou se dividiu o dizimo em cinco partes e dava uma parte para cada Igreja. Bem, o irmão era muito pobre e continua muito pobre. Acho que não deu certo.

Se você quer ajudar algum pobre, você tem todo o direito, mas o que você não pode é dar o seu dizimo e sua oferta para o mendigo constantemente. Você está plantando o seu dizimo na vida do mendigo, o resultado pode ser você virar um mendigo um dia. Pensa nisso. Cuidado.

Entenda que ajudar os pobres é bíblico e louvável, mas Deus não mandou dar o seu dizimo para o mendigo. O seu dizimo deve chegar na Igreja.

Por outro lado a gente sabe que temos problemas em certas igrejas. Numa delas onde fui, o pastor que não trabalhava, colocava fotos nas redes sociais, indo a restaurantes, no shopping e até foi em Israel de avião, com estadia paga no hotel. Tem gente que não vê problema nisso, mas eu vi. Eu não gostei daquela atitude. Ele poderia até ter feito isso, mas não precisava colocar nas redes sociais. O pastor estava ostentando com o dizimo dos irmãos, pois ele não trabalhava.

O dizimo não é para o pastor, apesar de que a Bíblia diz que é permitido o irmão viver da obra. Sendo que o pastor pode receber salário. “Fiquem naquela casa, e comam e bebam o que lhes derem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa.” Lucas 10:7

Esse não é o único versículo que comprova que o pastor pode receber salário. Só que a principio não é só o pastor, pra começar. Uma Igreja que conheci pagava a condução aos seus obreiros que moravam longe. Isso é bom. Muitas outras continuam dando cestas básicas e até pagando algumas contas básicas, como água e luz dos obreiros. Isso é bom.

O que é motivo de critica é a ostentação. É bastante conhecido que o pastor da Renascer deu um cavalo de raça de aniversário para sua filha. O problema e que ele não trabalha, mas vive da obra. Isso chega a ser uma afronta ao irmão que dá o seu pequeno dizimo suado.

Por coisas assim, alguns irmãos não querem nem dar o dizimo, perdendo a fé em Deus. O que é um erro meio bobo. Pois a gente sabia de antemão que o Diabo iria mesmo tentar desacreditar o dizimo. Aliás o diabo tenta desacreditar toda a Bíblia.

Sendo assim, se você vê abusos a respeito do seu dizimo e da sua oferta e não concorda com o jeito que aquela Igreja usa o seu dizimo, então saia daí e vá para outro lugar. Eu fiquei numa Igreja quase três anos e aquela Igreja praticamente reformou o seu templo durante todo o tempo. A comunidade ao redor carente e a Igreja numa reforma eterna. Pra mim não deu. A Igreja bonita, pintada, linda e maravilhosa e o povo ao redor morrendo de fome. Eu não consegui dar o meu dizimo para aquela Igreja e acabei quebrando vários princípios até que a única coisa viável era sair da Igreja, o que fiz.

O PRINCIPIO DA SANTIDADE

“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14

Santidade é ser separado por Deus para a obra Dele. Um crente não pode ser igual às pessoas do mundo. Queremos a benção de um, Deus Santo, mas para isso devemos ter santidade também. O resumo do principio da santidade eu diria que é não pecar. Ou seja, com pecado, ninguém verá o Senhor.

O PRINCIPIO DO TRABALHO

“Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma.” 2 Tessalonicenses 3:10

É bom lermos esse versículo no Novo Testamento. Alguns irmãos, com a desculpa de que Cristo está voltando, pararam de trabalhar e se tornaram pesados para a Igreja. Paulo então trouxe um ensinamento: Quem não quiser trabalhar então que não coma também. Todos vamos comer, pois tudo na Igreja Primitiva era em comum, então todos devemos trabalhar.

Existem muitas pessoas que querem ser abençoadas sem trabalhar. Alguns gostariam de só dar o dizimo e a oferta e não fazer nada. Mas não é assim que funciona e mais, devemos trabalhar como se fosse a Deus. Ou seja, devemos trabalhar de verdade.

E quando falamos em trabalhar, estamos dizendo que você não pode gastar o seu dinheiro de qualquer jeito. “Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz?” Isaías 55:2

CONCLUSÃO

Aqui eu descrevi alguns princípios bíblicos, não são só esses, mas aqui já da pra ver que as pessoas tem quebrado princípios e por isso Deus não tem abençoado alguns. A forma de ser abençoado é fazer da forma que a Bíblia diz e as coisas vão acontecer. Deus não pode mentir. Depois de passarmos a prova da nossa fé em nossas finanças, Deus vai abençoar. São muitas testemunhas dizendo que quando iniciaram na fé não tinham nada, ou até que passavam fome, mas passado o tempo esses se tornaram abençoados e prósperos. Passemos então a prova, pois ela vai passar. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações.” (Tiago 1:2) Uma certeza que temos é que a prova um dia vai passar.

Amém

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 06/12/2019
Código do texto: T6812342
Classificação de conteúdo: seguro