PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 7,21.24-27)(06/12/19)
 
Caríssimos, as reflexões desse tempo do advento nos ajudam à crescer na graça, no conhecimento e santidade diante de Deus, quando delas aprendemos lições de vida que nos levam a trilhar o caminho da penitência e conversão. Na primeira leitura de hoje, o Profeta Isaías anuncia: "Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel."
.
De fato, esse anúncio seu cumpriu com a vinda de Cristo e continua se cumprindo cada vez que os homens se aproximam do Senhor com humildade e lhe súplicam a graça do perdão e da misericórdia que tanto precisam, pois, "Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade." (Hb 13,8).
.
No Evangelho de hoje, Jesus cura dois cegos que buscam sua misericórdia; eles passaram a enxergar porque acreditaram Nele. Ora, existe uma cegueira pior que a física; é a chamada cegueira espiritual, que consiste em não crer no amor de Deus. De fato, todo cego espiritual vive imerso nas trevas da incredulidade, e por isso, dificilmente enxerga a luz de Cristo para pedir-lhe misericórdia. 
.
Com efeito, também existem aqueles que dizem que acreditam no Senhor, mas continuam cegos em suas almas, por conta das perversas ações que praticam. À estes assim se refere são Paulo: "Para os puros todas as coisas são puras. Para os corruptos e descrentes nada é puro: até a sua mente e consciência são corrompidas. Proclamam que conhecem a Deus, mas na prática o renegam, detestáveis que são, rebeldes e incapazes de qualquer boa obra."
.
Caríssimos, o silêncio dos sentidos é a melhor forma de vencermos as tentações. Pois ele é a espada do Espírito Santo contra os maus pensamentos que chegam à nossa mente tentando nos desequilibrar na prática da fé. Peçamos ao Senhor para curar os momentos de cegueira espiritual que às vezes temos, para que o enxerguemos nitidamente com os olhos da nossa fé.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.